DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Terceiro dia: O dilúvio, uma nova humanidade

Enfim, uma das passagens mais emblemáticas deste terceiro dia de leitura, o dilúvio, um dos primeiros sinais do antigo testamento que faz alusão a promessa messiânica. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos  capítulos 7, 8, 9 e 10 do livro do Gênesis (Gn).

Gênesis

7.   1.O Senhor disse a Noé: “Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque te reconheci justo diante dos meus olhos, entre os de tua geração. 2.De todos os animais puros tomarás sete casais, machos e fêmeas, e de todos os animais impuros tomarás um casal, macho e fêmea; 3.das aves do céu igualmente sete casais, machos e fêmeas, para que se conserve viva a raça sobre a face de toda a terra. 4.Dentro de sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres que eu fiz”. 5.Noé fez tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado. 6.Noé tinha seiscentos anos quando veio o dilúvio sobre a terra. 7.Para escapar à inundação, entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. 8.Dos animais puros e impuros, das aves e de tudo que se arrasta sobre a terra, 9.entraram na arca com Noé um casal macho e fêmea, como o Senhor tinha ordenado a Noé. 10.Passados os sete dias, as águas do dilúvio precipitaram-se sobre a terra. 11.No ano seiscentos da vida de Noé, no segundo mês, no décimo sétimo dia do mês, romperam-se naquele dia todas as fontes do grande abismo, e abriram-se as barreiras do céu. 12.A chuva caiu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. 13.Naquele mesmo dia, entrou Noé na arca, com Sem, Cam e Jafé, seus filhos, sua mulher e as três mulheres de seus fi­lhos; 14.e com eles os animais selvagens de toda a espécie, os animais domésticos de toda a espécie, os répteis de toda a espécie que se arrastavam sobre a terra, e tudo o que voa, de toda a espécie, todas as aves e tudo o que tem asas. 15.De cada espécie que tem um sopro de vida um casal entrou na arca com Noé. 16.Eles chegavam, macho e fêmea, de cada espécie. Como Deus tinha ordenado a Noé. E o Senhor fechou a porta atrás dele. 17.O dilúvio caiu sobre a terra durante quarenta dias. As águas incharam e levantaram a arca, que foi elevada acima da terra. 18.As águas inundaram tudo com violência, e cobriram toda a terra, e a arca flutuava na superfície das águas. 19.As águas engrossaram prodigiosamente sobre a terra, e cobriram todos os altos montes que existem debaixo do céu; 20.e elevaram-se quinze côvados acima dos montes que cobriam. 21.Todas as criaturas que se moviam na terra foram exterminadas: aves, animais domésticos, feras selvagens e tudo o que se arrasta na terra, e todos os homens. 22.Tudo o que respira e tem um sopro de vida sobre a terra pereceu. 23.Assim foram exterminados todos os seres que se encontravam sobre a face da terra, desde os homens até os quadrúpedes, tanto os répteis como as aves do céu, tudo foi exterminado da terra. Só Noé ficou e o que se encontrava com ele na arca. 24.As águas cobriram a terra pelo espaço de cento e cinquenta dias.

8.   1.Ora, Deus lembrou-se de Noé e de todos os animais selvagens e de todos os animais domésticos que estavam com ele na arca. Fez soprar um vento sobre a terra, e as águas baixaram. 2.As fontes do abismo fecharam-se, assim como as barreiras do céu, e foram retidas as chuvas. 3.As águas foram se retirando progressivamente da terra; e começaram a baixar depois de cento e cinquenta dias. 4.No sétimo mês, no décimo sétimo dia do mês, a arca parou sobre as montanhas do Ararat. 5.Entretanto, as águas iam dimi­nuin­do pouco a pouco até o décimo mês; e no décimo mês, no primeiro dia do mês, apareceram os cumes das montanhas. 6.No fim de quarenta dias, abriu Noé a janela que tinha feito na arca 7.e deixou sair um corvo, o qual, saindo, voava de um lado para outro, até que aparecesse a terra seca. 8.Soltou também uma pomba, para ver se as águas teriam já diminuído na face da terra. 9.A pomba, porém, não encon­trando onde pousar, voltou para junto dele na arca, porque havia ainda água na face da terra. Noé esten­deu a mão, e tendo-a tomado, recolheu-a na arca. 10.Esperou mais sete dias, e soltou de novo a pomba fora da arca. 11.E eis que pela tarde ela voltou, trazendo no bico uma folha verde de oliveira. Assim Noé compreendeu que as águas tinham baixado sobre a terra. 12.Esperou ainda sete dias, e soltou a pomba que desta vez não mais voltou. 13.No ano seiscentos e um, no pri­mei­ro mês, no primeiro dia do mês, as águas se tinham secado sobre a terra. Noé descobriu o teto da arca, olhou e viu que a superfície do solo estava seca. 14.No segundo mês, no vigésimo sétimo dia do mês, a terra estava seca. 15.Então Deus falou a Noé: 16.“Sai da arca, com tua mulher, teus filhos e as mulheres de teus filhos. 17.Faze sair igualmente contigo todos os animais que estão contigo de todas as espécies: aves, quadrúpedes, répteis diversos que se arrastam sobre a terra; faze-os sair contigo para que se espalhem sobre a terra e para que cresçam e se multipliquem sobre a terra”. 18.Noé saiu com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus fi­lhos. 19.Todos os animais selva­gens, todos os répteis, todas as aves, todos os seres que se movem sobre a terra saíram da arca segundo suas espécies. 20.E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras, e ofereceu-os em holocausto ao Senhor sobre o altar. 21.O Senhor respirou um agradável odor, e disse em seu coração: “Doravante, não mais amaldiçoarei a terra por causa do homem – porque os pensamentos do seu coração são maus desde a sua juventude –, e não ferirei mais todos os seres vivos, como o fiz. 22.Enquanto durar a terra, não mais cessarão a sementeira e a colheita, o frio e o calor, o verão e o inverno, o dia e a noite”.

A humanidade nova

9.   1.Deus abençoou Noé e seus filhos: “Sede fecundos – disse-lhes ele – multiplicai-vos e enchei a terra. 2.Vós sereis objeto de temor e de espanto para todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se arrasta sobre o solo e todos os peixes do mar: eles vos são entre­gues nas mãos. 3.Tudo o que se move e vive vos servirá de alimento; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde. 4.Somente não comereis carne com a sua alma, com sangue. 5.Eu pedirei conta de vosso sangue, por causa de vossas almas, a todo animal; e ao homem (que matar) o seu irmão, pedirei conta da alma do homem. 6.Todo aquele que derramar o sangue humano terá seu próprio sangue derramado pelo homem, porque Deus fez o homem à sua imagem. 7.Sede, pois, fecundos e multiplicai-vos, e espalhai-vos sobre a terra abundantemente”. 8.Disse também Deus a Noé e a seus filhos: 9.“Vou fazer uma aliança convosco e com vossa posteridade, 10.assim como com todos os seres vivos que estão convosco: as aves, os animais domésticos, todos os animais selvagens que estão convosco, desde todos aqueles que saíram da arca até todo animal da terra. 11.Faço esta aliança convosco: ne­nhuma criatura será destruída pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra”. 12.Deus disse: “Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras. 13.Ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra. 14.Quando eu tiver coberto o céu de nuvens por cima da terra, o meu arco aparecerá nas nuvens, 15.e me lembrarei da aliança que fiz convosco e com todo ser vivo de toda a espécie, e as águas não causarão mais dilúvio que extermine toda criatura. 16.Quando eu vir o arco nas nuvens, eu me lembrarei da aliança eterna estabelecida entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que estão sobre a terra”. 17.Dirigindo-se a Noé, Deus acrescentou: “Este é o sinal da aliança que faço entre mim e todas as criaturas que estão na terra”.

Os filhos de Noé

18.Os filhos de Noé que saíram da arca eram Sem, Cam e Jafé. Cam era o pai de Canaã. 19.Estes eram os três filhos de Noé. É por eles que foi povoada toda a terra. 20.Noé, que era agricultor, plantou uma vinha. 21.Tendo bebido vinho, embriagou-se, e apareceu nu no meio de sua tenda. 22.Cam, o pai de Canaã vendo a nudez de seu pai, saiu e foi contá-lo aos seus irmãos. 23.Mas, Sem e Jafé, tomando uma capa, puseram-na sobre os seus ombros e foram cobrir a nudez de seu pai, andando de costas; e não viram a nudez de seu pai, pois que tinham os seus rostos voltados. 24.Quando Noé despertou de sua embriaguez, soube o que lhe tinha feito o seu filho mais novo. 25.“Maldito seja Canaã – disse ele –; que ele seja o último dos escravos de seus irmãos!”* 26.E acrescentou : “Bendito seja o Senhor Deus de Sem, e Canaã seja seu escravo! 27.Que Deus prospere a Jafé; e este habite nas tendas de Sem, e Canaã seja seu escravo!”. 28.Noé viveu ainda depois do dilúvio trezentos e cinquenta anos. 29.A duração total da vida de Noé foi de novecentos e cinquenta anos; e morreu.

Posteridade de Noé

10.   1.Eis a posteridade dos filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé. Estes tiveram filhos depois do dilúvio. 2.Filhos de Jafé: Gomer, Magog, Madai, Javã, Tubal, Mosoc e Tiras. 3.Filhos de Gomer: Asquenez, Rifat e Togorma. 4.Filhos de Javã: Elisa e Társis, Cetim e Rodanim. 5.Destes saíram os povos dispersos nas ilhas das nações, em seus diversos países, cada um segundo sua língua e segundo suas famílias e suas nações. 6.Filhos de Cam: Cuch, Mesraim, Fut e Canaã. 7.Filhos de Cuch: Sabá, Hévila, Sabata, Regma e Sabataca. Filhos de Regma: Sabá e Dadã. 8.Cuch gerou Nemrod, que foi o primeiro homem poderoso da terra. 9.Ele foi um grande caçador diante do Se­nhor. Donde a expressão: “Como Nemrod, grande caçador diante do Eterno”. 10.Ele estabele­ceu o seu reino primeiramente em Babilônia, Arac, Acad e Calane, na terra de Senaar. 11.Daí foi para Assur e construiu Nínive, Reobot-Ir, Cale 12.e Resen, a grande cidade entre Nínive e Cale. 13.Mesraim gerou os ludim, os anamim, os laabim, os neftuim, 14.os fetrusim, os casluim e os caftorim, donde saíram os filisteus.* 15.Canaã gerou Sidon, seu primogênito, e Het, 16.assim como os jebuseus, os amorreus, os gergeseus, 17.os heveus, os araceus, os sineus, 18.os aradeus, os samareus e os hamateus. Em seguida, as famílias dos cananeus se dispersaram, 19.e o território dos cananeus era desde Sidon, na direção de Gerara, até Gaza; e na direção de Sodoma, Gomorra, Adama e Seboim, até Lesa. 20.Estes são os filhos de Cam segundo suas famílias, suas línguas, em seus diversos países e suas nações. 21.Nasceram também filhos a Sem, pai de todos os filhos de Héber, e irmão mais velho de Jafé. 22.Filhos de Sem: Elam, Assur, Arfaxad, Lud e Aram. 23.Filhos de Aram: Hus, Hul, Geter e Mes. 24.Arfaxad gerou Salé, Salé gerou Héber. 25.Héber teve dois filhos: um se chamava Faleg, porque no seu tempo a terra foi dividida, e o outro se chamava Jectã.* 26.Jectã gerou Elmodad, Salef, Asarmot, Jaré, 27.Aduram, Uzal, Decla, 28.Ebal, Abimael, Sabá, 29.Ofir, Hévila e Jobab. Estes são os filhos de Jetã. 30.A terra que eles habi­tavam se estendia desde Mesa, na direção de Sefar, até a montanha do oriente. 31.Estes são os filhos de Sem, segundo suas famílias, segundo suas línguas, em seus diversos países e suas nações. 32.Tais são as famílias dos filhos de Noé, segundo suas gerações e suas nações. É deles que descendem as nações que se espalharam sobre a terra depois do dilúvio.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?