DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Segundo dia: Caim e Abel, a corrupção da humanidade

No segundo dia de leitura é possível notar o quanto a corrupção humana pode cegar, endurecer o coração do homem, mas não se assuste, isso é apenas uma prévia do que acontecerá. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos  capítulos 4, 5 e 6 do livro do Gênesis (Gn).

Gênesis

Caim e Abel

4.   1.Adão conheceu Eva, sua mu­lher, e ela concebeu e deu à luz Caim, e disse: “gerei um homem com a ajuda do Senhor”.* 2.E deu em seguida à luz Abel, irmão de Caim. Abel tornou-se pastor de ovelhas e Caim, lavrador. 3.Passado algum tempo, ofereceu Caim frutos da terra em oblação ao Senhor. 4.Abel, de seu lado, ofereceu dos primogênitos do seu rebanho e das gorduras dele; e o Senhor olhou com agrado para Abel e para sua oblação,* 5.mas não olhou para Caim, nem para os seus dons. Caim ficou extremamente irritado com isso, e o seu semblante tornou-se abatido. 6.O Senhor disse-lhe: “Por que estás irado? E por que está abatido o teu semblante? 7.Se praticares o bem, sem dúvida alguma poderás reabilitar-te. Mas se procederes mal, o pecado estará à tua porta, esprei­tando-te; mas, tu deverás dominá-lo”. 8.Caim disse então a Abel, seu irmão: “Vamos ao campo”. Logo que chegaram ao campo, Caim atirou-se sobre seu irmão e o matou.* 9.O Senhor disse a Caim: “Onde está teu irmão Abel?”. Caim res­pondeu: “Não sei! Sou porventura eu o guarda de meu irmão?”. 10.O Senhor disse-lhe: “Que fizeste! Eis que a voz do sangue do teu irmão clama por mim desde a terra. 11.De ora em diante, serás maldito e expulso da terra, que abriu sua boca para beber de tua mão o sangue do teu irmão. 12.Quando a cultivares, ela te negará os seus frutos. E tu serás peregrino e errante sobre a terra”. 13.Caim disse ao Senhor: “Meu castigo é grande demais para que eu o possa suportar. 14.Eis que me expulsais agora deste lugar, e eu devo ocultar-me longe de vossa face, tornando-me um peregrino errante sobre a terra. O primeiro que me encontrar, vai matar-me”. 15.E o Senhor respondeu-lhe: “Não! Mas aquele que matar Caim será punido sete vezes”. Então, o Se­nhor pôs em Caim um sinal para que, se alguém o encontrasse, não o matasse.* 16.Caim retirou-se da presença do Senhor, e foi habitar na região de Nod, ao oriente do Éden.

Descendência de Caim

17.Caim conheceu sua mulher. Ela concebeu e deu à luz Henoc. E construiu uma cidade, à qual pôs o nome de seu filho Henoc. 18.Henoc gerou Irad, Irad gerou Maviael; Maviael gerou Matusael e Matusael gerou Lamec. 19.Lamec tomou duas mulheres, uma chamada Ada e a outra, Sela. 20.Ada deu à luz Jabel, que foi o pai daqueles que moram em tendas, entre os rebanhos. 21.O nome do seu irmão era Jubal, que foi o pai de todos aqueles que tocam a cítara e os instrumentos de sopro. 22.Sela, de seu lado, deu à luz Tubalcaim, pai de todos aqueles que trabalham o cobre e o ferro. A irmã de Tubalcaim era Noema. 23.Lamec disse às suas mulhe­res: “Ada e Sela, ouvi a minha voz: mulheres de Lamec, escutai as minhas palavras: Por uma ferida matei um homem, e por uma contusão um menino. 24.Se Caim será vingado sete vezes, Lamec o será setenta e sete vezes”.

Descendência de Set

25.Adão conheceu outra vez sua mu­lher, e esta deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Set, dizendo: “Deus deu-me uma posteridade para substituir Abel, que Caim matou”.* 26.Set teve também um filho, que chamou Enós. E o nome do Senhor começou a ser invocado a partir de então.

5.   1.Este é o livro da história da família de Adão. Quando Deus criou o homem, ele o fez à imagem de Deus. 2.Criou-os homem e mulher, e os abençoou, e deu-lhes o nome de homem no dia em que os criou. 3.Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, à sua imagem, e deu-lhe o nome de Set. 4.Depois de haver gerado Set, Adão viveu oitocentos anos e gerou filhos e filhas. 5.Todo o tempo que Adão viveu foi de novecentos e trinta anos. E depois disso morreu. 6.Set viveu cento e cinco anos, e depois gerou Enós. 7.E depois do nascimento de Enós, viveu ain­da oitocentos e sete anos e gerou filhos e filhas. 8.A duração total da vida de Set foi de novecentos e doze anos; e depois disso morreu. 9.Enós viveu noventa anos, e depois gerou Cainã. 10.E depois do nascimento de Cainã, Enós viveu ainda oitocentos e quinze anos, e gerou filhos e filhas. 11.E o tempo da vida de Enós foi de novecentos e cinco anos; e morreu. 12.Cainã viveu setenta anos, e depois gerou Malaleel. 13.Após o nascimento de Malaleel, Cainã viveu ainda oitocentos e quarenta anos, e gerou filhos e filhas. 14.Todo o tempo da vida de Cainã foi de novecentos e dez anos; e morreu. 15.Malaleel viveu sessenta e cinco anos, e depois gerou Jared. 16.Após o nascimento de Jared, Malaleel viveu ainda oitocentos e trinta anos, e gerou filhos e filhas. 17.Todo o tempo da vida de Malaleel foi de oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu. 18.Jared viveu cento e sessenta e dois anos e gerou Henoc. 19.Após o nascimento de Henoc, Jared viveu ainda oitocentos anos e gerou filhos e filhas. 20.Todo o tempo da vida de Jared foi de novecentos e sessenta e dois anos; e morreu. 21.Henoc viveu sessenta e cinco anos e gerou Matusalém. 22.Após o nascimento de Matusalém, Henoc andou com Deus durante trezentos anos e gerou filhos e filhas. 23.A duração total da vida de Henoc foi de trezentos e sessenta e cinco anos. 24.Henoc andou com Deus e desapareceu, porque Deus o levou.* 25.Matusalém viveu cento e oitenta e sete anos, e gerou Lamec. 26.Após o nascimento de Lamec, Matusalém viveu ainda setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas. 27.A duração total da vida de Matusalém foi de novecentos e sessenta e nove anos; e morreu. 28.Lamec viveu cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, 29.a quem deu o nome de Noé, dizendo: “Este nos trará, em nossas fadigas e no duro labor de nossas mãos, um alívio tirado da terra mesma que o Senhor amaldiçoou”.* 30.Após o nascimento de Noé, Lamec viveu ainda quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas. 31.A duração total da vida de Lamec foi de setecentos e setenta e sete anos; e morreu. 32.Com a idade de quinhentos anos, Noé gerou Sem, Cam e Jafé.

Corrupção da Humanidade

6.   1.Quando os homens come­ça­ram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nas­ceram filhas, 2.os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas, e escolheram esposas entre elas. 3.O Se­nhor então disse: “Meu espírito não perma­necerá para sempre no homem, porque todo ele é carne, e a duração de sua vida será só de cento e vinte anos”. 4.Naquele tempo viviam gigantes na terra, como também daí por diante, quando os filhos de Deus se uniram às filhas dos homens e elas geravam filhos. Estes são os heróis, tão afamados dos tempos antigos. 5.O Senhor viu que a maldade dos homens era grande na terra, e que todos os pensamentos de seu coração estavam continuamente voltados para o mal. 6.O Senhor arrependeu-se de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor. 7.E disse: “Exterminarei da superfície da terra o homem que criei, e com ele os animais, os répteis e as aves do céu, porque eu me arrependo de tê-los criado”. 8.Noé, entretanto, encontrou graça aos olhos do Senhor. 9.Esta é a história de Noé: Noé era um homem justo e perfeito no meio dos homens de sua geração. Ele andava com Deus. 10.Noé teve três filhos: Sem, Cam e Jafé. 11.A terra corrompia-se diante de Deus e enchia-se de violência. 12.Deus olhou para a terra e viu que ela estava corrompida: toda a criatura seguia na ter­ra o caminho da corrupção. 13.Então Deus disse a Noé: “Eis chegado o fim de toda a criatura diante de mim, pois eles encheram a terra de violência. Vou exterminá-los juntamente com a terra. 14.Faze para ti uma arca de madeira resinosa: divide-a em compartimentos e a untarás de betume por dentro e por fora. 15.E eis como a farás: seu comprimento será de trezentos côvados, sua largura de cinquenta côvados e sua altura de trinta. 16.Farás no alto da arca uma abertura com a dimensão de um côvado. Porás a porta da arca a um lado, e cons­truirás três andares de compartimentos. 17.Eis que vou fazer cair o dilúvio sobre a terra, uma inundação que exterminará todo ser que tenha sopro de vida debaixo do céu. Tudo que está sobre a terra morrerá. 18.Mas farei aliança contigo: entrarás na arca com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos. 19.De tudo o que vive, de cada espécie de animais, farás entrar na arca dois, macho e fêmea, para que vivam contigo. 20.De cada espécie de aves, e de cada espécie de quadrúpedes, e de cada espécie de animais que se arrastam sobre a terra, entrará um casal contigo, para que lhes possas conservar a vida. 21.Tomarás também contigo de todas as coisas para comer, e as armazenará para que te sirvam de alimento, a ti e aos animais”. 22.Noé obedeceu, e fez tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?