DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Décimo sétimo dia: Dureza de coração do faraó

Moisés faz o primeiro contato, a primeira intercessão ao faraó, quando o governante responde a ousadia de Moisés, impondo mais trabalho ao povo hebreu. E apesar do que Moisés revela ao faraó, este não aceita, se opõe ao projeto de Deus. Iniciam-se aí as primeiras pragas sobre o povo egípcio. Faça a leitura de preferência em sua Bíblia dos capítulos 05, 06 e 07 do livro do Êxodo (Ex).

Êxodo

Primeiro contato com o faraó

5.   1.Depois disso, Moisés e Aarão dirigiram-se ao faraó e disseram-lhe: “Assim fala o Senhor, o Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me faça uma festa no deserto”. 2.O faraó respondeu: “Quem é esse Senhor, para que eu lhe deva obedecer, deixando partir Israel? Não conheço o Senhor, e não deixarei partir Israel”. 3.Eles prosseguiram: “O Deus dos hebreus nos apareceu. Deixa-nos ir ao deserto, a três dias de caminho, para oferecer sa­crifícios ao Senhor, para que não nos fira ele pela peste ou pela espada”. 4.O rei do Egito disse-lhes: “Moisés e Aarão, por que quereis desviar o povo do seu trabalho? Ide às vossas ocupações”. 5.E ajuntou: “O povo é, atualmente, numeroso, e vós o faríeis interromper seus trabalhos!”. 6.Naquele mesmo dia, deu o faraó ao inspetor do povo e aos vigias esta ordem: 7.“Não fornecereis mais, como dantes, a palha ao povo para fazer os tijolos: irão eles mesmos procurá-la. 8.Entretanto, exigi deles a mesma quantidade de tijolos que antes, sem nada diminuir. São uns preguiçosos. É por isso que clamam: queremos ir oferecer sacrifícios ao nosso Deus. 9.Que sejam sobrecarregados de trabalhos; ocupem-se eles de suas tarefas e não deem ouvidos às mentiras que se lhes contam!”. 10.Os inspetores e os vigias do povo foram dizer-lhes: 11.“O faraó manda-vos dizer que já não vos fornecerá palha; e que vós mesmos devereis procurá-la onde houver, mas nada se diminuirá de vosso trabalho”. 12.Espalhou-se, pois, o povo por todo o Egito para ajuntar restolho e transformá-lo em palha. 13.Os inspetores instavam com eles, dizendo: “Aprontai vossa tarefa diária, como quando se vos fornecia palha”. 14.Açoitavam até os vigias israelitas que os inspetores do faraó tinham estabelecido sobre eles. Diziam-lhes: “Por que não terminastes, ontem e hoje, como antes, o que se vos havia fixado de tijolos a fazer?”. 15.Os vigias israe­litas foram queixar-se ao faraó: “Por que – perguntaram eles – procedes desse modo com os teus servos? 16.Não se nos fornece mais a palha e se nos diz: fazei tijolos. E chegam até a nos açoitar (como se) teu povo estivesse em falta”. 17.O faraó respondeu: “Vós sois uns preguiçosos, sim, uns preguiçosos! É por isso que dizeis: queremos ir oferecer sacrifícios ao Senhor. 18.E agora, ao trabalho! Não se vos fornecerá a palha, mas deveis entregar a mesma quantidade de tijolos”. 19.Os vigias israelitas, aos quais di­ziam: “Nada diminuireis da entrega diária de tijolos”, viram-se em um cruel embaraço. 20.Saindo da casa do faraó, encontraram Moisés e Aarão que os esperavam. 21.Disseram-lhes: “Que o Senhor vos veja e vos julgue, vós, que atraístes sobre nós a aversão do faraó e de sua gente, e pusestes em suas mãos a espada para nos matar”. 22.Moisés voltou-se de novo para o Senhor: “Ó Senhor – disse-lhe ele – por que fizestes mal a este povo? Por que me enviastes? 23.Desde que fui falar ao faraó em vosso nome, ele maltrata o povo, e vós não o livrastes de maneira alguma”.

6.   1.O Senhor respondeu: “Verás o que vou fazer ao faraó: forçado por mão poderosa, ele os deixará partir; forçado por mão poderosa, ele os expulsará de sua terra”.

Segunda narrativa da missão de Moisés

2.Deus disse a Moisés: “Eu sou o Se­nhor. 3.Apareci a Abraão, a Isaac e a Jacó como o Deus Todo-poderoso, mas não me dei a conhe­cer a eles pelo meu nome, Javé. 4.Eu me comprometi com eles a lhes dar a terra de Canaã, a terra onde levaram uma vida errante e habitaram como estrangeiros. 5.Ouvi o clamor dos israelitas oprimidos pelos egípcios, e lembrei-me de minha aliança. 6.Por isso, dize aos israe­litas: Eu sou o Senhor; vou libertar-vos do jugo dos egípcios e livrar-vos de sua servidão. Estenderei o braço para essa libertação e manifestarei uma terrível justiça. 7.Eu vos tomarei para meu povo e serei o vosso Deus, e sabereis que eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos terei libertado do jugo dos egípcios. 8.Eu vos introduzirei na terra que jurei dar a Abraão, a Isaac e a Jacó: e vos darei a pos­ses­são dessa terra, eu, o Senhor”. 9.Moisés repetiu essas palavras aos israelitas, mas estes não o ouviram, tão grande era o abatimento de sua alma e penosa a sua servidão. 10.O Senhor disse então a Moisés: 11.“Vai pedir ao faraó, rei do Egito, que deixe sair de sua terra os israelitas”. 12.Moisés respondeu ao Senhor: “Os israelitas não me ouviram; como me ouvirá o faraó, a mim que não tenho o dom da palavra?”.* 13.O Senhor falou a Moisés e a Aarão, e deu-lhes a ordem de irem ter com o faraó, rei do Egito, a fim de tirarem da terra do Egito os filhos de Israel.

Genealogia de Moisés

14.Eis os chefes das famílias dos israelitas: filhos de Rúben, primogênito de Israel: Henoc, Falu, Hesron e Carmi. Estas são as famílias de Rúben. 15.Filhos de Simeão: Jamuel, Jamin, Aod, Jaquin, Soar e Saul, filho da cananeia. Estas são as famílias de Simeão. 16.Eis os nomes dos filhos de Levi, por ordem de gerações: Gérson, Caat e Merari. A duração da vida de Levi foi de cento e trinta e sete anos. 17.Filhos de Gérson: Lobni e Semei, e suas famílias. 18.Filhos de Caat: Amram, Isaar, Hebron e Oziel. A duração de vida de Caat foi de cento e trinta e três anos. 19.Filhos de Merari: Mooli e Musi. Tais são as famílias de Levi por ordem de gerações. 20.Amram desposou Jocabed, sua tia, que lhe deu Aarão e Moisés. A duração de vida de Amram foi de cento e trinta e sete anos. 21.Filhos de Isaar: Coré, Nefeg e Zecri. 22.Filhos de Oziel: Misael, Elisafã e Setri. 23.Aarão desposou Isabel, filha de Aminadab, irmã de Naasson; ela lhe deu Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar. 24.Filhos de Coré: Aser, Elcana e Abiasaf; estas são as famílias dos coreítas. 25.Eleazar, filho de Aarão, desposou uma das filhas de Futiel, que lhe deu Fineias. Tais são os chefes das famílias dos levitas, com suas famílias. 26.Estes são Aarão e Moisés, a quem o Senhor disse: “Fazei sair do Egito os israelitas, segundo os seus exércitos”. 27.Foram eles que falaram ao faraó, rei do Egito, para tirar do Egito os israelitas. São estes Moisés e Aarão.

Nova ordem de Deus

28.Quando o Senhor falou a Moisés no Egito, 29.ele o fez nestes termos: “Eu sou o Senhor. Repete ao faraó, rei do Egito, tudo o que te digo”. 30.E Moisés respondeu-lhe: “Eu não tenho o dom da palavra; como me ouvirá o faraó?”.

7.   1.O Senhor disse a Moisés: “Vê, eu vou fazer de ti um deus para o faraó, e teu irmão Aarão será teu profeta. 2.Dirás tudo o que eu te mandar, e teu irmão Aarão falará ao rei para que ele deixe sair de sua terra os israelitas. 3.Mas eu endurecerei o coração do faraó, e multiplicarei meus sinais e meus prodígios no Egito. 4.Ele não vos ouvirá. Então estenderei minha mão sobre o Egito e farei sair dele os meus exércitos, meu povo, os israelitas, com uma grandiosa manifestação de justiça. 5.Os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender a mão sobre o Egito e fizer sair dele os israelitas”. 6.Moisés e Aarão fizeram o que o Senhor tinha ordenado, e obedeceram. 7.Moisés tinha oitenta anos e Aarão oitenta e três, quando falaram ao faraó.

Os prodígios de Moisés 

8.O Senhor disse a Moisés e a Aarão: 9.“Se o faraó vos pedir um prodígio, tu dirás a Aarão: toma tua vara e joga-a diante do faraó; ela se tornará uma serpente”. 10.Tendo Moisés e Aarão chegado à presença do faraó, fizeram o que o Senhor tinha ordenado. Aarão jogou sua vara diante do rei e de sua gente, e ela se tornou uma serpente. 11.Mas o faraó, mandando vir os sábios, os encantadores e os mágicos, estes fizeram o mesmo com os seus encantamentos: 12.jogaram cada um suas varas, que se transformaram em serpentes. Mas a vara de Aarão engoliu as deles. 13.Entretanto, como o Senhor o havia anunciado, endureceu-se o coração do faraó e ele não quis ouvi-los.

Primeira praga: As águas transformadas em sangue

14.O Senhor disse a Moisés: “O faraó endureceu o coração: ele se obstina em não querer deixar partir o povo. 15.Vai procurá-lo amanhã cedo, no momento em que ele sair para ir à margem do rio; os esperarão à beira do Nilo, tomarás na mão a vara que se mudou em serpente, 16.e lhes dirás: O Senhor, o Deus dos hebreus, mandou-me a ti para dizer-te: Deixa ir o meu povo, para que me preste culto no deserto. Até agora não me escutaste. 17.Eis o que diz o Senhor: nisto reconhe­cerás que eu sou o Senhor: vou ferir as águas do Nilo com a vara que tenho na mão e elas se mudarão em sangue. 18.Os peixes do Nilo morrerão, o rio se tornará tão poluído que os egípcios terão nojo de beber suas águas”. 19.O Senhor disse a Moisés: “Dize a Aarão: toma a tua vara e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre os seus rios e seus canais, sobre seus lagos e seus reservatórios, para que essas águas se tornem sangue. Haverá sangue em todo o Egito, assim nos recipientes de madeira como nos de pedra”. 20.Moisés e Aarão obedeceram à ordem do Senhor. Sob os olhos do faraó e de sua gente, Aarão levantou sua vara e feriu a água do Nilo, que se mudou toda em sangue. 21.Morreram os peixes do Nilo, e o rio tornou-se tão poluído que os egípcios não podiam beber de suas águas. Houve sangue em todo o Egito. 22.Mas os mágicos do Egito fizeram outro tanto com seus encantamentos; o coração do faraó permaneceu endurecido e, como o Senhor havia predito, ele não ouviu Moisés e Aarão. 23.Voltou e entrou em sua casa sem mais se cuidar do acontecido. 24.Todos os egípcios cavaram o solo nas proxi­midades do Nilo procurando água potável, porque não se podia beber a água do rio.

Segunda praga: As rãs

25.Sete dias se passaram depois que o Senhor feriu o Nilo. 26.O Senhor disse a Moisés: “Vai procurar o faraó e dize-lhe: Deixa ir o meu povo, para que ele me preste um culto. 27.Se recusas, infestarei de rãs todo o teu território. 28.O Nilo ferverá de rãs que subirão para invadir tua habitação, teu quarto, teu leito, as casas de teu povo, os teus fornos e tuas amassadeiras. 29.As rãs subirão sobre ti, sobre teu povo e sobre todos os teus servos”.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?