DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo sexagésimo oitavo dia: Confiança sem reservas em Deus

Como podemos também observar no Salmo 61 que também é um Salmo de confiança, uma confiança só em Deus, uma confiança absoluta em Deus, também ele atribuído a Davi, portanto, poderíamos meditar justamente sobre a justiça divina, sobre a malícia dos homens, a vaidade das riquezas, mas sobre a ação de Deus na história, sobretudo isso rezemos juntos estes Salmos: Só em Deus espera minha alma, só dele me vem a salvação, só Ele é meu rochedo, minha salvação e minha fortaleza, jamais vacilarei, até quando juntos atacareis o próximo para derrubar, como uma parede já inclinada, como um muro que se entendeu, sim, de meu excelso lugar pretendem derrubar, ele se comprarem na mentira, enquanto bem dize-me com os lábios, amaldiçoa. Em Deus repousa minha alma, é dele que vem o que eu espero, só ele é meu rochedo e minha salvação, minha fortaleza. Jamais vacilarei só em Deus encontrarei glória e salvação, ele é meu rochedo protetor, meu refúgio está nele. O povo confia nele de uma vez por todas expandi em sua presença os vossos corações, nosso refúgio está em Deus, os homens não passam de um soco e de uma mentira, os filhos dos homens ele sobem na concha da balança, pois todos juntos são mais leves que o vento. Não prendais na riqueza os vossos corações, mas na palavra de Deus compreendem duas coisas, a Deus pertence o poder, ao Senhor pertence a bondade a cada um segundo as suas obras. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 58, 59, 60, 61 e 62 do livro dos Salmos (Sl).

Salmos

O justo perseguido

58. (59)   1.Para o mestre de canto. “Não destruas”. Cântico de Davi, quando Saul mandou cercar-lhe a casa para matá-lo.* 2.Livrai-me, ó meu Deus, dos meus inimigos, defendei-me dos meus adversários. 3.Livrai-me dos que praticam o mal, salvai-me dos homens sanguinários. 4.Vede: armam ciladas para me tirar a vida, homens poderosos conspiram contra mim. 5.Senhor, não há em mim crime nem pecado. Sem que eu tenha culpa, eles acorrem e atacam. Despertai-vos, vinde para mim e vede, 6.porque vós, Senhor dos exércitos, sois o Deus de Israel. Erguei-vos para castigar esses pagãos, não tenhais misericórdia desses pérfidos. 7.Eles voltam todas as noites, latindo como cães, e percorrem a cidade toda. 8.Eis que se jactam à boca cheia, tendo nos lábios só injúrias, e dizem: “Pois quem é que nos ouve?”. 9.Mas vós, Senhor, vós rides deles, zombais de todos os pagãos. 10.Ó vós que sois a minha força, é para vós que eu me volto. Porque vós, ó Deus, sois a minha defesa. 11.Ó meu Deus, vós sois todo bondade para mim. Venha Deus em meu auxílio, faça-me deleitar pela perda de meus inimigos. 12.Destruí-os, ó meu Deus, para que não percam o meu povo; conturbai-os, abatei-os com vosso poder, ó Deus, nosso escudo. 13.Cada palavra de seus lábios é um pecado. Que eles, surpreendidos em sua arrogância, sejam as vítimas de suas próprias calúnias e maldições. 14.Destruí-os em vossa cólera, destruí-os para que não subsistam, para que se saiba que Deus reina em Jacó e até os confins da terra. 15.Todas as noites eles voltam, latindo como cães, rondando pela cidade toda. 16.Vagueiam em busca de alimento; não se fartando, eles se põem a uivar. 17.Eu, porém, cantarei vosso poder, e desde o amanhecer celebrarei vossa bondade, porque vós sois o meu amparo, um refúgio no dia da tribulação. 18.Ó vós, que sois a minha força, a vós, meu Deus, cantarei salmos porque sois minha defesa. Ó meu Deus, vós sois todo bondade para mim.

Após uma derrota

59. (60)   1.Ao mestre de canto. Conforme: “A lei é como o lírio”. Poema didático de Davi,* 2.quando guerreou contra os sírios da Mesopotâmia e os sírios de Soba e quando Joab, voltando, derrotou doze mil edomitas no Vale do Sal.* 3.Ó Deus, vós nos rejeitastes, rompestes nossas fileiras, estais irado; restabelecei-nos. 4.Fizestes nossa terra tremer e a fendestes; reparai suas brechas, pois ela vacila. 5.Impusestes duras provas ao vosso povo, fizestes-nos sorver um vinho atordoante. 6.Mas aos que vos temem destes um estandarte, a fim de que das flechas escapassem.* 7.Para que vossos amigos fiquem livres, ajudai-nos com vossa destra, ouvi-nos. 8.Deus falou no seu santuário: “Triunfarei, repartindo Siquém; medirei com o cordel o vale de Sucot.* 9.Minha é a terra de Galaad, minha a de Manassés; Efraim é o elmo de minha cabeça; Judá, o meu cetro; 10.Moab é a bacia em que me lavo; sobre Edom atirarei minhas sandálias, cantarei vitória sobre a Filisteia”.* 11.Quem me conduzirá à cidade fortificada? Quem me levará até Edom? 12.Quem, senão vós, ó Deus, que nos repelistes e já não saís à frente de nossas forças? 13.Dai-nos auxílio contra o inimigo, porque é vão qualquer socorro humano. 14.Com o auxílio de Deus faremos proezas: ele abaterá nossos inimigos.

O rei fugitivo

60. (61)   1.Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. De Davi.* 2.Ouvi, ó Deus, o meu clamor, atendei à minha oração. 3.Dos confins da terra clamo a vós, quando me desfalece o coração.  4.Haveis de me elevar sobre um rochedo e me dar descanso, porque vós sois o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo. 5.Habite eu sempre em vosso tabernáculo, e me abrigue à sombra de vossas asas! 6.Pois vós, ó meu Deus, ouvistes os meus votos, destes-me a recompensa dos que temem vosso nome. 7.Acrescentai dias aos dias do rei. Que seus anos atinjam muitas gerações. 8.Reine ele na presença de Deus eternamente, dai-lhe por salvaguarda vossa graça e fidelidade. 9.Assim, cantarei sempre o vosso nome e cumprirei todos os dias os meus votos.

Confiança absoluta

61. (62)   1.Ao mestre de canto. Segundo Iditun. Salmo de Davi.* 2.Só em Deus repousa minha alma, só dele me vem a salvação. 3.Só ele é meu rochedo, minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei. 4.Até quando, juntos, atacareis o próximo para derribá-lo como a uma parede já inclinada, como a um muro que se fendeu? 5.Sim, de meu excelso lugar pretendem derrubar-me; eles se comprazem na mentira. Enquanto me bendizem com os lábios, amaldiçoam-me no coração. 6.Só em Deus repousa a minha alma, é dele que me vem o que eu espero. 7.Só ele é meu rochedo e minha salvação; minha fortaleza: jamais vacilarei. 8.Só em Deus encontrarei glória e salvação. Ele é meu rochedo protetor, meu refúgio está nele. 9.Ó povo, confia nele de uma vez por todas; expandi, em sua presença, os vossos corações. Nosso refúgio está em Deus. 10.Os homens não passam de um sopro, e de uma mentira os filhos dos homens. Eles sobem na concha da balança, pois todos juntos são mais leves que o vento. 11.Não confieis na violência, nem espereis vãmente no roubo; crescendo vossas riquezas, não prendais nelas os vossos corações. 12.Numa só palavra de Deus compreendi duas coisas: a Deus pertence o poder, 13.ao Senhor pertence a bondade. Pois vós dais a cada um segundo suas obras.

Oração da manhã do homem sedento de Deus

62. (63)   1.Salmo de Davi, quando se achava no deserto de Judá.* 2.Ó Deus, vós sois o meu Deus, com ardor vos procuro. Minha alma está sedenta de vós, e minha carne por vós anseia como a terra árida e sequiosa, sem água. 3.Quero vos contemplar no santuário, para ver vosso poder e vossa glória. 4.Porque vossa graça me é mais preciosa do que a vida, meus lábios entoarão vossos louvores. 5.Assim vos bendirei em toda a minha vida, com minhas mãos erguidas vosso nome adorarei. 6.Minha alma saciada como de fino manjar, com exultante alegria meus lábios vos louvarão. 7.Quando, no leito, me vem vossa lembrança, passo a noite toda pensando em vós. 8.Porque vós sois o meu apoio, exulto de alegria, à sombra de vossas asas. 9.Minha alma está unida a vós, sustenta-me a vossa destra. 10.Quanto aos que me procuram perder, cairão nas profundezas dos abismos, 11.serão passados a fio de espada, e se tornarão pasto dos chacais. 12.O rei, porém, se alegrará em Deus. Será glorificado todo o que jurar pelo seu nome, enquanto aos mentirosos lhes será tapada a boca.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?