DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo octogésimo segundo dia: Benção da família do justo

Na leitura de hoje meditaremos no salmo 126, que também faz parte das peregrinações e que destaca a importância da participação de Deus na construção da vida e na proteção das cidades. Observaremos ainda que os esforços do homem são inúteis sem a ajuda de Deus e que ter uma família numerosa é uma bênção do Senhor. Já no final refletiremos sobre o salmo 129, que é um salmo de Penitência e faz parte dos salmos penitenciais. O salmo mostra que apenas o perdão divino pode tirar o homem de seu abismo de miséria. Também é uma oração pelo povo e até mesmo pelos mortos. Contemplaremos a esperança presente no salmo e a confiança na palavra do Senhor. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 125, 126, 127, 128, 129 e 130 do livro dos Salmos (Sl).

Salmos

Volta do exílio

125. (126)   1.Cântico das peregrinações. Quando o Senhor reconduzia os cativos de Sião, estávamos como sonhando.* 2.Em nossa boca só havia expressões de alegria, e em nossos lábios canto de triunfo. Entre os pagãos se dizia: “O Senhor fez por eles grandes coisas”. 3.Sim, o Senhor fez por nós grandes coisas; ficamos exultantes de alegria! 4.Mudai, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes nos desertos do sul. 5.Os que semeiam entre lágrimas, recolherão com alegria. 6.Na ida, caminham chorando os que levam a semente a aspergir. Na volta, virão com alegria, quando trouxerem os seus feixes.

A fonte de todo bem

126. (127)   1.Cântico das peregrinações. De Salomão. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guardar a cidade, debalde vigiam as sentinelas.* 2.Inútil levantar-vos antes da aurora, e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho, pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono. 3.Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas. 4.Tais como as flechas nas mãos do guerreiro, assim são os filhos gerados na juventude. 5.Feliz o homem que assim encheu sua aljava: não será confundido quando defender a sua causa contra seus inimigos à porta da cidade.

Bênçãos divinas sobre a família do justo

127. (128)   1.Cântico das peregrinações. Felizes os que temem o Senhor, os que andam em seus caminhos* 2.Poderás viver, então, do trabalho de tuas mãos, serás feliz e terás bem-estar. 3.Tua mulher será em teu lar como uma vinha fecunda. Teus filhos em torno à tua mesa serão como brotos de oliveira. 4.Assim será abençoado aquele que teme o Senhor. 5.De Sião te abençoe o Senhor para que em todos os dias de tua vida gozes da prosperidade de Jerusalém, 6.e para que possas ver os filhos dos teus filhos. Reine a paz em Israel!

Proteção divina sobre os fiéis 

128. (129)   1.Cântico das peregrinações. Ah, como me perseguiram desde a minha juventude! Que o diga Israel.* 2.Como me perseguiram desde a minha juventude! Mas não e puderam vencer. 3.Lavraram sobre o meu dorso os lavradores, nele abriram longos sulcos. 4.Mas o Senhor é justo, ele cortou as correias com que me afligiram os maus. 5.Sejam confundidos e recuem todos os que odeiam Sião. 6.Que eles se tornem como a erva do telhado, que seca antes de ser arrancada. 7.Com ela não enche as mãos o ceifador, nem seu regaço quem recolhe os feixes. 8.Os que passam não lhes dirão: “Desça sobre vós a bênção do Senhor!”. Nem: “Nós vos abençoamos em nome do Senhor.”*

O “De profundis” – Penitência e esperança

129. (130)   1.Cântico das peregrinações. Do fundo do abismo, clamo a vós, Senhor;* 2.Senhor, ouvi minha oração. Que vossos ouvidos estejam atentos à voz de minha súplica. 3.Se tiverdes em conta nossos pecados, Senhor, Senhor, quem poderá subsistir diante de vós? 4.Mas em vós se encontra o perdão dos pecados, para que, reverentes, vos sirvamos. 5.Ponho a minha esperança no Senhor. Minha alma tem confiança em sua palavra. 6.Minha alma espera pelo Senhor, mais ansiosa do que os vigias pela manhã. 7.Mais do que os vigias que aguardam a manhã, espere Israel pelo Senhor, porque junto ao Senhor se acha a misericórdia; encontra-se nele copiosa redenção. 8.E ele mesmo há de remir Israel de todas as suas iniquidades.

Abandono em Deus

130. (131)   1.Cântico das peregrinações. De Davi. Senhor, meu coração não se enche de orgulho, meu olhar não se levanta arrogante. Não procuro grandezas, nem coisas superiores a mim.* 2.Ao contrário, mantenho em calma e sossego a minha alma, tal como uma criança no seio materno, assim está minha alma em mim mesmo. 3.Israel, põe tua esperança no Senhor, agora e para sempre.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?