DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo octogésimo terceiro dia: O Senhor é bom e eterna é sua misericórdia

Continuamos meditando e recitando os Salmos, especificamente o salmo 131 e o cântico das peregrinações. O salmo reflete sobre a grande piedade de Davi e sua relação com Deus, enquanto o cântico das peregrinações destaca a oração noturna e a vigilância dos servos do Senhor. No salmo 133 também trata do cântico das peregrinações, relacionando-o com a oração noturna e abençoando o Senhor. Por fim, o Salmo 134 e 135 é um apelo ao louvor ao Deus vivo e sua misericórdia, destacando que Deus é o Senhor do universo e oferecendo-lhe glória e louvor. O salmo também enfatiza a superioridade de Deus em relação aos ídolos e descreve suas ações poderosas na terra, no céu e nos mares. Ele menciona os sinais realizados no Egito e a conquista de terras por parte do povo de Deus. No canto de louvor o salmo destaca que o Senhor é bom e que a sua misericórdia é eterna. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 131, 132, 133, 134 e 135 do livro dos Salmos (Sl).

Salmos

Oração pela casa de Davi

131. (132)   1.Cântico das peregrinações. Senhor, lembrai-vos de Davi e de sua grande piedade,* 2.como ele fez ao Senhor este juramento, e este voto ao Poderoso de Jacó: 3.“Não entrarei na tenda em que moro, não me deitarei no leito de meu repouso, 4.não darei sono aos meus olhos, nem repouso às minhas pálpebras, 5.até que encontre uma residência para o Senhor, uma morada ao Poderoso de Jacó”. 6.Ouvimos dizer que a arca estava em Éfrata, nós a encontramos nas campinas de Jaar.* 7.Entremos em sua morada, prostremo-nos diante do escabelo de seus pés. 8.Levantai-vos, Senhor, para vir ao vosso repouso, vós e a arca de vossa majestade. 9.Vistam-se de justiça os vossos sacerdotes, e jubilosos cantem de alegria vossos fiéis. 10.Pelo nome de Davi, vosso servo, não rejeiteis a face daquele que vos é consagrado. 11.O Senhor fez a Davi um juramento, de que não há de se retratar: “Colocarei em teu trono um descendente de tua raça. 12.Se teus filhos guardarem minha aliança e os preceitos que eu lhes hei de ensinar, também os descendentes deles, para sempre, se sentarão em teu trono”. 13.Porque o Senhor escolheu Sião, ele a preferiu para sua morada. 14.“É aqui para sempre o lugar de meu repouso, é aqui que habitarei porque o escolhi. 15.Abençoarei copiosamente sua subsistência, fartarei de pão os seus pobres. 16.Revestirei de salvação seus sacerdotes, e seus fiéis exultarão de alegria.* 17.Aí farei crescer o poder de Davi, aí prepararei uma lâmpada para o que me é consagrado. 18.Cobrirei de confusão seus inimigos; em sua fronte, porém, brilhará meu diadema.”

União fraterna

132. (133)   1.Cântico das peregrinações. Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos.* 2.É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto.* 3.É como o orvalho do Hermon, que desce pela colina de Sião; pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna.

Oração da noite do peregrino

133. (134)   1.Cântico das peregrinações. E agora, bendizei o Senhor, vós todos, servos do Senhor, vós que habitais na casa do Senhor, durante as horas da noite.* 2.Levantai as mãos para o santuário, e bendizei o Senhor. 3.De Sião te abençoe o Senhor, ele que fez o céu e a terra!

Louvo ao Deus vivo

134. (135)   1.Aleluia. Louvai o nome do Senhor, louvai-o, servos do Senhor,* 2.vós que estais no Templo do Senhor, nos átrios da casa de nosso Deus. 3.Louvai o Senhor, porque ele é bom; cantai à glória de seu nome, porque ele é amável. 4.Pois o Senhor escolheu Jacó para si, ele tomou Israel por sua herança. 5.Em verdade, sei que o Senhor é grande, e nosso Deus é maior que todos os deuses. 6.O Senhor faz tudo o que lhe apraz, no céu e na terra, no mar e nas profundezas das águas. 7.Ele chama as nuvens dos confins da terra, faz chover em meio aos relâmpagos, solta o vento de seus reservatórios. 8.Foi ele que feriu os primogênitos do Egito, tanto dos homens como dos brutos. 9.Realizou em ti, Egito, sinais e prodígios, contra o faraó de todos os seus servos. 10.Abateu numerosas nações, e exterminou reis poderosos: 11.Seon, rei dos amorreus; Og, rei de Basã, assim como todos os reis de Canaã. 12.E deu a terra deles em herança, como patrimônio para Israel, seu povo. 13.Ó Senhor, vosso nome é eterno! Senhor, vossa lembrança passa de geração em geração, 14.pois o Senhor é o guarda de seu povo, e tem piedade de seus servos. 15.Os ídolos dos pagãos não passam de prata e ouro, são obras de mãos humanas. 16.Têm boca e não podem falar; têm olhos e não podem ver; 17.têm ouvidos e não podem ouvir. Não há respiração em sua boca. 18.Assemelhem-se a eles todos os que os fizeram, e todos os que neles confiam. 19.Casa de Israel, bendizei o Senhor; casa de Aarão, bendizei o Senhor; 20.casa de Levi, bendizei o Senhor. Vós todos que o servis, bendizei o Senhor. 21.De Sião seja bendito o Senhor, que habita em Jerusalém.

A misericórdia eterna

135. (136)   1.Aleluia. Louvai o Senhor, porque ele é bom, porque sua misericórdia é eterna.* 2.Louvai o Deus dos deuses, porque sua misericórdia é eterna. 3.Louvai o Senhor dos senhores, porque sua misericórdia é eterna. 4.Só ele operou maravilhosos prodígios, porque sua misericórdia é eterna. 5.Ele criou os céus com sabedoria, porque sua misericórdia é eterna. 6.Ele estendeu a terra sobre as águas, porque sua misericórdia é eterna. 7.Ele fez os grandes luminares, porque sua misericórdia é eterna. 8.O sol que domina os dias, porque sua misericórdia é eterna. 9.A lua e as estrelas para presidirem a noite, porque sua misericórdia é eterna. 10.Ele feriu os primogênitos dos egípcios, porque sua misericórdia é eterna. 11.Ele tirou Israel do meio deles, porque sua misericórdia é eterna. 12.Graças à força de sua mão e ao vigor de seu braço, porque sua misericórdia é eterna. 13.Ele dividiu em dois o mar Vermelho, porque sua misericórdia é eterna. 14.Ele fez passar Israel pelo meio dele, porque sua misericórdia é eterna. 15.Ele precipitou no mar Vermelho o faraó e seu exército, porque sua misericórdia é eterna. 16.Ele conduziu seu povo através do deserto, porque sua misericórdia é eterna. 17.Ele abateu grandes reis, porque sua misericórdia é eterna. 18.Ele exterminou reis poderosos, porque sua misericórdia é eterna. 19.Seon, rei dos amorreus, porque sua misericórdia é eterna. 20.E Og, rei de Basã, porque sua misericórdia é eterna. 21.E deu a terra deles em herança, porque sua misericórdia é eterna. 22.Como patrimônio de Israel, seu servo, porque sua misericórdia é eterna. 23.Em nosso abatimento ele se lembrou de nós, porque sua misericórdia é eterna.* 24.E nos livrou de nossos inimigos, porque sua misericórdia é eterna. 25.Ele dá alimento a todos os seres vivos, porque sua misericórdia é eterna. 26.Louvai o Deus do céu, porque sua misericórdia é eterna.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?