DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo octogésimo primeiro dia: A proteção divina sobre os que confiam no Senhor

Na leitura da Sagrada Escritura de hoje, observamos uma sequência de salmos que relatam peregrinações que retratam sobre a confiança em Deus e a proteção divina sobre o povo de Israel. O salmo 119 faz uma alusão às circunstâncias precárias em que Israel se encontrava ao voltar do cativeiro, clamando ao Senhor por livramento. O salmo 120 expressa confiança em Deus como o guardião que não dorme, protegendo o povo de Israel de todo mal. O salmo 121 é um poema que expressa alegria dos peregrinos ao chegarem a Jerusalém, símbolo da Igreja e fonte de felicidade. No salmo 122, o salmista entrega suas angústias nas mãos de Deus, buscando libertação. O salmo 123 é um reconhecimento da intervenção de Deus nas calamidades enfrentadas pelo povo de Israel, expressando gratidão por sua proteção. Esses salmos são um convite à meditação e recitação para renovar a confiança e a alegria constante em Deus. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 119, 120, 121, 122, 123 e 124 do livro dos Salmos (Sl).

Salmos

Lamentação confiante do justo

119. (120)   1.Cântico das peregrinações. Na hora da tribulação, clamei ao Senhor e ele me atendeu.* 2.Senhor, livrai minha alma dos lábios mentirosos e da língua pérfida. 3.Que ganharás, qual será teu proveito, ó língua pérfida? 4.Flechas agudas de guerreiro, carvões ardentes de giesta. 5.Ai de mim por habitar em Mosoc e viver em meio às tendas de Cedar!* 6.Por muito tempo minha alma tem vivido com aqueles que detestam a paz. 7.Só quero a paz, mas quando dela lhes falo, eles se dispõem para a guerra.

Deus, guarda do seu povo

120. (121)   1.Cântico das peregrinações. Para os montes levanto os olhos: de onde me virá socorro?* 2.O meu socorro virá do Senhor, criador do céu e da terra. 3.Ele não permitirá que teus pés resvalem; não dormirá aquele que te guarda. 4.Não, não há de dormir, nem adormecer o guarda de Israel. 5.O Senhor é teu guarda, o Senhor é teu abrigo, sempre ao teu lado. 6.De dia, o sol não te fará mal; nem a lua durante a noite. 7.O Senhor te resguardará de todo o mal; ele velará sobre tua alma. 8.O Senhor guardará os teus passos, agora e para todo o sempre.*

Chegada a Jerusalém

121. (122)   1.Cântico das peregrinações. De Davi. Que alegria quando me vieram dizer: “Vamos subir à casa do Senhor…”.* 2.Eis que nossos pés se estacam diante de tuas portas, ó Jerusalém! 3.Jerusalém, cidade tão bem edificada, que forma um tão belo conjunto! 4.Para lá sobem as tribos, as tribos do Senhor, segundo a Lei de Israel, para celebrar o nome do Senhor. 5.Lá se acham os tronos de justiça, os assentos da casa de Davi. 6.Pedi, vós todos, a paz para Jerusalém, e vivam em segurança os que te amam. 7.Reine a paz em teus muros, e a tranquilidade em teus palácios. 8.Por amor de meus irmãos e de meus amigos, pedirei a paz para ti. 9.Por amor da casa do Senhor, nosso Deus, pedirei para ti a felicidade.

Oração do justo oprimido

122. (123)   1.Cântico das peregrinações. Levanto os olhos para vós, que habitais nos céus.* 2.Como os olhos dos servos estão fixos nas mãos de seus senhores, como os olhos das servas estão fixos nas mãos de suas senhoras, assim nossos olhos estão voltados para o Senhor, nosso Deus, esperando que ele tenha piedade de nós. 3.Tende misericórdia de nós, Senhor, tende misericórdia de nós, porque estamos saturados de desprezo. 4.Nossa alma está em excesso repleta da zombaria dos opulentos e do desprezo dos soberbos.

Reconhecimento pela intervenção de Deus

123. (124)   1.Cântico das peregrinações. De Davi. Se o Senhor não tivesse estado conosco, sim, diga-o Israel,* 2.se o Senhor não tivesse estado conosco, os homens que se insurgiram contra nós 3.teriam então nos devorado vivos. Quando seu furor se desencadeou contra nós 4.as águas nos teriam submergido. Uma torrente teria passado sobre nós. 5.Então, nos teriam recoberto as ondas intumescidas. 6.Bendito seja o Senhor, que não nos entregou como presa aos seus dentes. 7.Nossa alma escapou como um pássaro, dos laços do caçador. Rompeu-se a armadilha, e nos achamos livres. 8.Nosso socorro está no nome do Senhor, criador do céu e da terra.

Inquebrantável confiança

124. (125)   1.Cântico das peregrinações. Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, eternamente firme.* 2.Como Jerusalém está toda cercada de montanhas, assim o Senhor envolve seu povo, agora e sempre. 3.Não permanecerá estendido o cetro dos ímpios sobre o destino dos justos, para que também estes não acabem por estender suas mãos ao crime. 4.Fazei bem, Senhor, aos que são bons, e aos homens de reto coração. 5.Mas aqueles que se desviam por caminhos tortuosos, que o Senhor os leve com os malfeitores. Paz para Israel!

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?