DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo nonagésimo quinto dia: O Senhor do tempo

Hoje iniciamos a meditação do livro do Eclesiastes, que é considerado um livro pessimista devido ao contexto em que foi escrito, abordando a miséria humana. No entanto, também é considerado o livro mais filosófico da sagrada escritura. Há diferentes teorias sobre sua autoria, sendo atribuído a Salomão por mencionar características que lembram o famoso sábio. Porém, estudiosos modernos contestam essa autoria e sugerem que tenha sido escrito por um autor desconhecido em um período pós-cênico da Babilônia. O título original do livro, que se repete sete vezes no texto, parece significar “aquele que reúne” ou “assembleia”. O livro aborda a vaidade de todas as coisas e a existência de Deus é pressuposta, mas não é aprofundado o relacionamento entre Deus e o homem. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 1, 2, 3 e 4 do livro do Eclesiastes (Ecl).

Eclesiastes

1.   1.Palavras do Eclesiastes, filho de Davi, rei de Jerusalém.*

Prólogo

2.“Fugacidade das fugacidades!”, diz o Eclesiastes. “fugacidade das fugacidades! Tudo é fugaz!” 3.Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol? 4.Uma geração passa, outra vem, mas a terra sempre subsiste. 5.O sol se levanta, o sol se põe e se apressa a voltar a seu lugar onde renasce. 6.O vento sopra para o sul, volta para o norte, volteia e gira nos mesmos circuitos. 7.Todos os rios se dirigem para o mar, e o mar não transborda. Em direção ao mar, para onde correm os rios, para lá correm sem cessar. 8.Todas as coisas se afadigam, mais do que se pode dizer. A vista não se farta de ver, o ouvido nunca se sacia de ouvir. 9.O que foi é o que será. O que aconteceu é o que há de acontecer. Não há nada de novo debaixo do sol. 10.Se é encontrada alguma coisa da qual se diz: “Veja, isto é novo”, ela já existia nos tempos passados. 11.Não há memória do que é antigo, nem nossos descendentes não deixarão memória junto àqueles que virão depois deles.

Dupla experiência 

12.Eu, o Eclesiastes, fui rei de Israel, em Jerusalém. 13.Apliquei meu espírito a um estudo atencioso e à sábia observação de tudo quanto se passa debaixo do céu. Deus impôs aos homens essa ocupação ingrata. 14.Vi tudo o que se faz debaixo do sol: eis que tudo é fugaz e vento que passa. 15.O que está torto não se pode endirei­tar, o que falta não se pode calcular. 16.Eu disse comigo mesmo: “Eis que amontoei e acumulei sabedoria mais do que todos os que me precederam em Jerusalém. Porque minha mente estudou muito a sabedoria e a ciência, 17.e apliquei o meu coração ao discernimento da sabedoria, da loucura e da tolice. E cheguei à conclusão de que isso é também vento que passa. 18.Porque no acúmulo de sabedoria, acumula-se tristeza, e quem aumenta a ciência, aumenta a dor”.

2.   1.Eu disse comigo mesmo: “Vou tentar a alegria e gozar o prazer!”. Mas isso é também fugaz. 2.Do riso eu disse: “Loucura!”, e da alegria: “Para que serve?”. 3.Resolvi entregar minha carne ao vinho, enquanto meu coração se aplicaria ainda à sabedoria. Entreguei-me à loucura até ver o que é bom para os filhos dos homens fazerem durante toda a sua vida debaixo do céu.* 4.Empreendi grandes trabalhos, construí para mim casas e plantei vinhas; 5.fiz jardins e pomares, onde plantei árvores frutíferas de toda espécie. 6.Cavei reservatórios de água para regar o bosque de árvores que germinavam. Comprei escravos e escravas, e possuí outros nascidos em casa.* 7.Possuí muito gado, bois e ovelhas, mais que todos os que me precederam em Jerusalém. 8.Acumulei também prata e ouro, riquezas de reis e de províncias. Arranjei cantores e cantoras, e o que faz as delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres.* 9.Fui maior que todos os que me precederam em Jerusalém. E, ainda assim, minha sabedoria permaneceu comigo.* 10.Tudo o que meus olhos desejaram não lhes recusei, nem privei meu coração de nenhuma alegria. Meu coração encontrava sua alegria no meu trabalho, e esse foi o fruto que dele tirei.

Tudo é efêmero 

11.Mas, quando me pus a considerar todas as obras de minhas mãos e o trabalho ao qual me tinha dado para fazê-las, vi que em tudo havia fugacidade e vento que passa. Nada há de proveitoso debaixo do sol. 12.Passei então à meditação da sabedoria, da loucura e da tolice. Qual é o homem, designado desde muito tempo, que virá depois do rei?* 13.Cheguei à conclusão de que a sabedoria leva vantagem sobre a loucura, como a luz leva vantagem sobre as trevas. 14.Os olhos do sábio estão na sua cabeça, mas o insensato anda nas trevas. Mas notei que um mesmo destino espera a ambos. 15.Por isso, disse comigo mesmo: “A minha sorte será a mesma que a do insensato. Então, para que me serve toda a minha sabedoria?”. E concluí comigo mesmo que tudo isso é ainda ilusão.* 16.Porque a memória do sábio não é mais eterna que a do insensato, pois que, passados alguns dias, ambos serão esquecidos. Tanto morre o sábio como morre o louco! 17.E assim detestei a vida, pois a meus olhos tudo é mau no que se passa debaixo do sol; sim, tudo é efêmero e vento que passa. 18.Também se tornou odioso para mim todo o trabalho que produzi debaixo do sol, visto que devo deixá-lo àquele que virá depois de mim. 19.E quem sabe se ele será sábio ou insensato? Contudo, é ele quem disporá de todo o fruto dos meus trabalhos que debaixo do sol me custaram fadiga e sabedoria. Também isso é fugaz. 20.E senti o coração cheio de desgosto por todo o labor que suportei debaixo do sol. 21.Porque há homem que trabalha com sabedoria, ciência e bom êxito, para deixar o fruto de seu ganho a outro que em nada colaborou. Também isso é ilusão e grande desgraça. 22.Com efeito, que resta ao homem de todo o seu labor, de todas as suas azáfamas a que se entregou debaixo do sol? 23.Todos os seus dias são apenas dores, seus trabalhos, apenas tristezas; mesmo durante a noite ele não goza de descanso. Isso é ainda vaidade. 24.Não há nada melhor para o homem do que comer, beber e gozar o bem-estar do seu trabalho. Notei que também isso vem da mão de Deus, 25.pois, quem come e bebe senão graças a ele? Àquele que lhe é agradável Deus dá sabedoria, ciência e alegria; ao passo que ao pecador ele dá a tarefa de juntar e acumular bens, que depois passará a quem lhe agradar. Isso é ainda fugaz e vento que passa.*

Um tempo para cada coisa

3.   1.Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu: 2.tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou. 3.Tempo de matar e tempo de curar; tempo de demolir e tempo de construir. 4.Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de gemer e tempo de dançar. 5.Tempo de atirar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de apartar-se.* 6.Tempo de procurar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de jogar fora. 7.Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8.Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. 9.Que proveito tira o trabalhador de sua obra? 10.Vi o trabalho que Deus impôs aos homens, para que nele se ocupassem. 11.As coisas que Deus fez são boas a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração, a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo ao outro.* 12.Assim, concluí que nada é melhor para o homem do que alegrar-se e procurar o bem-estar durante sua vida. 13.Igualmente é dom de Deus que todos possam comer, beber e gozar do fruto de seu trabalho. 14.Reconheci que tudo o que Deus faz dura para sempre, sem que se possa ajuntar nada, nem nada suprimir. Deus procede dessa maneira para ser temido.* 15.Aquilo que é, já existia, e aquilo que há de ser, já existiu; Deus chama de novo o que passou.

As injustiças no mundo

16.Debaixo do sol, observei ainda o seguinte: a injustiça ocupa o lugar do direito, e a iniquidade toma o lugar da justiça. 17.Então, disse comigo mesmo: “Deus julgará o justo e o ímpio, porque há um tempo para cada coisa e um tempo para cada obra”. 18.Eu disse comigo mesmo a respeito dos homens: “Deus quer prová-los e mostrar-lhes que, quanto a eles, são semelhantes aos animais”. 19.Porque o destino dos filhos dos homens e o destino dos animais é o mesmo, um mesmo fim os espera. Tanto morre um como o outro. A ambos foi dado o mesmo sopro. A vantagem do homem sobre o animal é nula, porque tudo é vão. 20.Todos caminham para um mesmo lugar. Todos saem do pó e para o pó voltam. 21.Quem sabe se o sopro de vida dos filhos dos homens se eleva para o alto e o sopro de vida dos animais desce para a terra?* 22.E verifiquei que nada há de melhor para o homem do que alegrar-se com o fruto de seus trabalhos. Esta é a parte que lhe toca. Pois, quem lhe dará a conhecer o que acontecerá com o volver dos anos?

4.   1.Pus-me, então, a considerar todas as opressões que se exercem debaixo do sol. Eis aqui as lágrimas dos oprimidos, sem ninguém para consolá-los. Seus opressores fazem-lhes violência e ninguém os consola. 2.E julguei os mortos, que já faleceram, mais felizes que os vivos, que ainda estão em vida; 3.porém, mais feliz que eles é aquele que não chegou a nascer, porque não viu o mal que se comete debaixo do sol.*

Os tormentos da vida humana

4.Vi que todo o trabalho, toda a habilidade numa obra não passa de rivalidade de um homem diante do seu próximo. Isso é também fugacidade e vento que passa. 5.O insensato cruza os braços e devora sua própria carne.* 6.Mais vale um punhado de tranquilidade do que dois punhados de trabalho e de vento que passa.7.Vi ainda outra fugacidade debaixo do sol: 8.um homem sozinho, sem alguém junto de si, sem filho nem irmão; trabalha sem parar e, não obstante, seus olhos não se fartam de riquezas: “Para quem trabalho eu, privando-me de todo bem-estar?”. Eis uma fugacidade e um trabalho ingrato. 9.Dois homens juntos são mais felizes que um só, porque obterão um bom salário do seu trabalho. 10.Se um vem a cair, o outro o levanta. Mas ai do homem só: se ele cair, não há ninguém para levantá-lo. 11.Da mesma forma, se dormirem dois juntos, aquecem-se; mas um homem só, como se há de aquecer? 12.Se é possível dominar o homem que está sozinho, dois podem resistir ao agressor. Uma corda tripla não se rompe facilmente.

Sabedoria

13.Mais vale um adolescente pobre, mas sábio, do que um rei velho, mas insensato, que já não aceita conselhos. 14.Porque aquele jovem saiu da prisão para reinar, se bem que tenha nascido pobre no reino deste ancião.* 15.Vi todos os viventes, que se acham debaixo do sol, apressarem-se junto do jovem que ia sucedê-lo; 16.era interminável o cortejo dessa multidão, à testa da qual ele caminha­va. Contudo, a geração seguinte não se regozijará por sua causa. Tudo isso é ainda fugacidade e vento que passa

Conselhos de piedade

17.Vê onde pões teu pé quando entras no Templo do Senhor. Mais vale a obediência que os sacrifícios dos insensatos, porque eles só sabem fazer o mal!*

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