DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Ducentésimo septuagésimo terceiro dia: A infidelidade de Israel e o amor de Deus

No nosso desafio de hoje, iniciamos a meditação do livro do profeta Oseias, ele recebeu uma mensagem de Deus para se casar com uma mulher adúltera e ter filhos adulterinos como um símbolo da infidelidade de Israel para com Deus. Oseias tem três filhos, cada um com um nome simbólico que representa o castigo que Deus trará sobre o povo de Israel. O texto sagrado fala sobre o castigo e a salvação de Israel, assim como a infidelidade e a restauração da esposa infiel. Além disso, também aborda as censuras e ameaças contra os líderes espirituais e a idolatria do povo. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 1, 2, 3 e 4 do livro de Oséias (Os).

Oséias 

1.   1.Palavra do Senhor dirigida a Oseias, filho de Beeri, no tempo de Ozias, de Joatã, (de Acaz e de Ezequias), reis de Judá, e no tempo de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.

Casamento de Oséias

2.Início da palavra do Senhor a Oseias. Disse o Senhor a Oseias: “Vai e desposa uma mulher dada ao adultério, e aceita fi­lhos adulterinos, porque a nação procedeu mal para com o Senhor”.* 3.Foi-se ele e desposou Gomer, filha de Deblaim. Esta concebeu e deu-lhe um filho. 4.O Senhor disse a Oseias: “Chama-o Jezrael, porque dentro em breve punirei a casa de Jeú pelos massacres de Jezrael, e porei fim à dinastia da casa de Israel.* 5.Naquele dia, quebrarei o arco de Israel na planície de Jezrael”. 6.Ela concebeu de novo e deu à luz uma filha. O Senhor disse a Oseias: “Chama-a Lo-Ruhama, porque não terei mais amor à casa de Israel, mas a exterminarei completamente”.* 7.Amarei, entretanto, a casa de Judá e os salvarei pelo Senhor, seu Deus. Não os salvarei pelo arco e pela espada e pela guerra, nem pelos cavalos e cavaleiros. 8.Tendo desmamado Lo-Ruhama, concebeu de novo e deu à luz um filho. 9.O Senhor disse: “Chama-o Lo-Ami, porque já não sois meu povo e eu não sou vosso Deus”.*

Salvação

2.   1.Os filhos de Israel serão tão numerosos como a areia do mar, que não se pode medir nem contar. Em lugar de lhes dizer: Lo-Ami, serão chamados “Filhos do Deus vivo”. 2.Os filhos de Judá e de Israel se reunirão, constituirão para si um único chefe e transbordarão de seu território, porque será grande o dia de Jezrael. 3.Vossos irmãos serão chamados Ami e vossas irmãs Ruhama.*

Castigo e salvação da esposa infiel

4.Protestai contra vossa mãe, protestai, porque já não é minha mulher e já não sou seu marido. Afaste ela de sua face, suas fornicações e seus adultérios de entre os seus seios, 5.para que eu não a desnude como no dia de seu nascimento e não a torne como um deserto; para que eu não a reduza a uma terra seca e não a deixe perecer de sede.* 6.Não terei compaixão de seus filhos, porque são adulterinos. 7.Sim, sua mãe cometeu o adultério, desonrou-se aquela que o concebeu. Ela disse consigo mesma: “Seguirei os meus amantes, que me dão meu pão e minha água, minha lã e meu linho, meu óleo e minha bebida”.* 8.Por isso, fecharei com espinhos o seu caminho e o cercarei com um muro. Ela não encontrará mais saída. 9.Perseguirá os seus amantes mas não os alcançará; ela os procurará, mas não os encontrará. Então, dirá: “Voltarei para o meu primeiro marido, porque eu era outrora mais feliz que agora”. 10.Ela não reconheceu que era eu quem lhe dava o trigo, o vinho e o óleo, e quem lhe prodigalizava a prata e o ouro que se consagra a Baal.* 11.Por isso, retomarei o meu trigo no seu tempo, e o meu vinho na sua estação; retirarei minha lã e meu linho, com que cobria a sua nudez. 12.Vou descobrir sua abjeção aos olhos de seus amantes e ninguém a libertará de minha mão. 13.Porei fim a todos os seus divertimentos, suas festividades, suas luas novas, seus sábados e a todas as suas festas. 14.Devastarei sua vinha e sua figueira, das quais dizia: “Eis a paga que me deram meus amantes”. Farei delas um matagal, que os animais selvagens devorarão. 15.Eu a farei expiar os dias de Baal, quando lhe queimava ofertas, ataviada de seu colar e de suas joias para cortejar os seus amantes, sem pensar mais em mim – oráculo de Senhor. 16.Por isso a atrairei, a conduzirei ao deserto e lhe falarei ao coração. 17.Então, lhe darei as suas vinhas e o vale de Acor, como porta de esperança. Aí ela se tornará como no tempo de sua juventude, como nos dias em que subiu da terra do Egito.* 18.Naquele dia – diz o Senhor – tu me chamarás: “Meu marido”, e não mais: “Meu Baal”.* 19.Não lhe deixarei mais na boca os nomes de Baal e ninguém pronunciará tais nomes. 20.Farei para eles, naquele dia, uma aliança com os animais selvagens, as aves do céu e os répteis da terra; farei desaparecer da terra o arco, a espada e a guerra, e os farei repousar com segurança. 21.Eu a desposarei para sempre, conforme a justiça e o direito, com benevolência e ternura. 22.Eu a desposarei com fidelidade e conhecerás o Senhor. 23.Naquele dia, diz o Senhor, eu atenderei aos céus, e eles atenderão à terra. 24.A terra atenderá ao trigo, ao mosto e ao óleo, e estes atenderão a Jezrael.* 25.Farei dele para mim uma terra bem semeada, usarei de misericórdia com Lo-Ruhama, e direi a Lo-Ami: “Tu és meu povo!”, e ele me dirá: “Vós sois meu Deus!”.*

Amor a esposa infiel

3.   1.O Senhor disse-me: “Ama de novo a uma mulher que foi amada de seu amigo, e que foi adúltera”, pois é assim que o Senhor ama os filhos de Israel, embora se voltem para outros deuses e gostem das tortas de uvas.* 2.Adquiri-a, pois, para mim por quinze siclos de prata e um homer de cevada e um leteque de cevada,* 3.e disse-lhe: “Por muitos dias ficarás aí, sem te prostituíres nem te entregares a homem algum, e eu farei o mesmo para contigo”. 4.Porque, por muitos dias, os filhos de Israel ficarão sem rei e sem chefe, sem sacrifício nem monumento, sem efod e terafim.* 5.Depois disso, os filhos de Israel voltarão a buscar o Senhor, seu Deus, e Davi, seu rei; recorrerão comovidos ao Senhor e à sua bondade, no final dos tempos.

CENSURAS E AMEAÇAS

Corrupção por causa dos chefes espirituais

4.   1.Ouvi a palavra do Senhor, filhos de Israel! Porque o Senhor está em litígio com os habitantes da terra. Não há sinceridade nem bondade, nem conhecimento de Deus na terra.* 2.Juram falso, assassinam, roubam, cometem adultério, usam de violência e acumulam homicídio sobre homicídio. 3.Por isso, a terra está de luto e todos os seus habitantes perecem; os animais selvagens, as aves do céu, e até mesmo os peixes do mar desaparecem. 4.Entretanto, ninguém poderá acusar o povo, nem o repreender, mas eu censuro a ti, ó sacerdote. 5.Tu tropeçarás em pleno dia, assim como o profeta durante a noite. Eu te farei perecer,* 6.porque meu povo se perde por falta de conhecimento; por teres rejeitado a instrução, te excluirei de meu sacerdócio; já que esqueceste a Lei de teu Deus, também eu me esquecerei dos teus filhos.* 7.Quanto mais se multiplicaram, mais pecaram contra mim, transformaram em infâmia o que era a sua glória. 8.Eles se nutrem do pecado de meu povo, e são ávidos de suas iniquidades. 9.O sacerdote será tratado como o povo. Eu o castigarei pelo seu comportamento. Irei tratá-lo segundo as suas obras. 10.Comerão, mas não hão de saciar-se; irão se prostituir, mas não hão de multiplicar-se, porque abandonaram o culto do Senhor.

Formicação idolátrica

11.O mau proceder, o vinho e o mosto abafam a razão. 12.Meu povo consulta o seu pedaço de pau, e o seu cajado lhe faz revelações, porque o espírito de infidelidade o perde e eles se prostituem, afastando-se de seu Deus. 13.Sacrificam nos cimos das montanhas, queimam ofertas nas colinas, debaixo dos carvalhos, dos álamos e dos terebintos, sentindo-se bem à sua sombra. Assim, quando vossas filhas se prostituem e vossas noras adulteram, 14.não castigarei as vossas filhas prostitutas, nem vossas noras adúlteras, porque eles mesmos coabitam com meretrizes e sacrificam com hieródulas. O povo insensato lança-se à perdição! 15.Se procederes mal, Israel, que ao menos Judá não se torne culpado! Não vades a Guilgal, não subais a Bet-Áven, e não jureis “pela vida de Deus!” 16.Porque Israel se rebela como uma novilha insubmissa, o Senhor vai conduzi-lo agora a pastar como um cordeiro em uma planície aberta.* 17.Efraim aliou-se aos ídolos: deixa-o! 18.Logo que cessam de beber, entregam-se à prostituição;* seus chefes preferem a ignomínia. 19.O vento os envolverá nas suas asas, e serão cobertos de vergonha por causa de seus altares.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?