DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Ducentésimo septuagésimo quarto dia: A desobediência de Israel e a advertência divina

Na meditação de hoje do nosso desafio, evidenciamos uma série de advertências e julgamentos contra os sacerdotes, líderes e pessoas de Israel. O profeta destaca os pecados e a corrupção do povo, mencionando o afastamento de Deus e a busca por alianças com outras nações. O profeta também critica a idolatria e os falsos sacrifícios oferecidos pelo povo. No final, é mencionado que haverá punição e destruição para aqueles que não se arrependerem de seus pecados. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 5, 6, 7 e 8 do livro de Oséias (Os).

Oséias 

Advertência

5.   1.Ouvi isto, ó sacerdotes, sede atentos, chefes de Israel, escuta, gente de casa do rei! Contra vós será feito o julgamento, porque vos tornastes um laço para a sentinela, uma rede estendida no Tabor. 2.Os perseguidores levaram ao extremo a maldade, mas vou castigá-los todos. 3.Conheço Efraim, e Israel não me é oculto. Ora, Efraim transviou-se e Israel maculou-se; 4.seu proceder não lhes permite voltar ao seu Deus, porque um espírito de prostituição os possui; eles desconhecem o Senhor. 5.A arrogância de Israel dá testemunho contra ele, Israel e Efraim tropeçarão em sua iniquidade, e também Judá cairá com eles. 6.Irão buscar o Senhor com suas ovelhas e seus bois, mas não o encontrarão: 7.o Senhor retirou-se deles porque o traíram, porque geraram filhos bastardos. O destruidor vai devorá-los, eles e seus campos.

Não outro apoio

8.Tocai a corneta em Gabaá, a trombeta em Ramá, dai o alarme em Bet-Áven, alertai Benjamim! 9.Efraim será devastado no dia do castigo. Sobre as tribos de Israel profiro um decreto irrevogável: 10.os chefes de Judá procedem como aqueles que mudam os marcos. Derramarei sobre eles as torrentes do meu furor. 11.Efraim é opressor, transgride o direito porque se compraz em abandonar a regra.* 12.Serei para Efraim como a tinha, e para a casa de Judá, como a cárie. 13.Efraim verá o seu mal, e Judá a sua chaga; Efraim recorrerá à Assíria e Judá se dirigirá ao grande rei. Mas este não vos poderá curar nem dar remédio à vossa chaga, 14.porque serei como um leão para Efraim, como um leão para a casa de Judá; eu, eu mesmo despedaçarei a presa e partirei; eu a levarei e ninguém de mim a arrebatará. 15.Regressarei à minha morada, até que se arrependam de seus pecados e me procurem, e em sua miséria recorram a mim.

Verdadeira conversão

6.   1.“Vinde, voltemos ao Senhor, ele feriu-nos, ele nos curará; ele causou a ferida, ele a pensará. 2.Ele nos dará de novo a vida em dois dias; ao terceiro dia ele nos levantará e viveremos em sua presença. 3.Apliquemo-nos a conhecer o Senhor; sua vinda é certa como a da aurora; ele virá a nós como a chuva, como a chuva da primavera que irriga a terra.”* 4.Que te farei, Efraim? Que te farei, Judá? Vosso amor é como a nuvem da manhã, como o orvalho que logo se dissipa. 5.Por isso, é que os castiguei pelos profetas, e os matei pelas palavras de minha boca, e meu juízo resplandece como o relâmpago,* 6.porque eu quero o amor mais que os sacrifícios, e o conhecimento de Deus mais que os holocaustos.*

Pecados de Israel

7.Mas eles violaram vergonhosamente a aliança e traíram-me.* 8.Galaad é uma cidade de malfeitores, cheia de traços de sangue; 9.os bandidos são a força dela, uma quadrilha de sacerdotes; assassinam no caminho de Siquém, porque seu proceder é criminoso.* 10.Vi horrores na casa de Israel: ali cresce a prostituição de Efraim, ali se mancha Israel.* 11.Apesar de tudo, Judá há de ter boa colheita, quando eu restaurar o meu povo, quando eu curar Israel.*

7.   1.A iniquidade de Efraim foi desvendada, bem como a maldade de Samaria, porque cometem fraudes. O ladrão penetra nas casas, e a quadrilha de salteadores anda por aí impunemente. 2.Não é com sinceridade que dizem que me lembro de todas as suas maldades. Agora suas más obras os envolvem, e eu os tenho diante de meus olhos.

Corrupção dos grandes

3.Alegram o rei com suas maldades, e os príncipes com suas mentiras. 4.São todos uns adúlteros, semelhantes a um forno aceso; o padeiro cessa de atiçar o fogo depois que trabalhou a massa, até que esta se levede. 5.O dia de nosso rei, os príncipes o profanam com o calor do vinho. Conseguirá sua mão deter os insolentes? Quando conspiram, seu coração é como um forno; 6.toda a noite dorme o calor de seu ressentimento, mas pela manhã ele queima com uma chama viva. 7.Todos eles ardem como um forno e consomem os seus juízes. Todos os seus reis caíram, sem que nenhum deles me tenha invocado.*

Alianças funestas

8.Efraim mistura-se com os outros povos, Efraim é uma torta que não foi virada.* 9.Estrangeiros o consomem sem que ele se dê conta; as cãs se lhe multiplicam, sem que ele o perceba. 10.A arrogância de Israel dá testemunho contra ele; não se voltam para o Senhor, seu Deus, e, apesar de tudo, não o buscam. 11.Efraim é como uma pomba ingênua, sem inteligência; apelam para o Egito, vão à Assíria… 12.Se ali forem, estenderei sobre eles a minha rede, irei prendê-los como aves do céu e os punirei para advertência de sua assembleia.

Afastamento do povo

13.Ai deles, porque fogem de mim! Serão arruinados porque se afastam de mim. Enquanto eu os queria salvar, proferiam mentiras contra mim. 14.Não me invocam do fundo de seus corações, mas se lamentam em seus leitos; laceram-se pelo trigo e pelo vinho, e revoltam-se contra mim. 15.Eu os adverti e fortifiquei seus braços, mas eles meditam o mal contra mim. 16.Não é para o Altíssimo que eles se voltam, são como um arco desarmado; seus chefes cairão pela espada em punição de sua língua, e se rirá deles na terra do Egito.*

Violação da aliança

8.   1.À boca a trombeta! O inimigo precipita-se como uma águia sobre a casa do Senhor, porque violaram minha aliança e transgrediram minha Lei. 2.Clamam a mim: “Meu Deus!”. – Nós te conhecemos, Israel!* 3.Israel rejeitou o bem, o inimigo o persegue. 4.Constituíram reis sem minha aprovação, e chefes sem meu conhecimento. Fizeram para si ídolos de sua prata e de seu ouro, para a sua própria perdição.* 5.Rejeito teu bezerro (de ouro), ó Samaria! Minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando não poderão eles purificar-se? 6.Porque (esse bezerro) é obra de Israel, foi um artista que o fez; ele não é um deus, será, pois, despedaçado o bezerro de Samaria.

Consequência dos pecados

7.Visto que semearam ventos, colherão tempestades; não terão sequer uma espiga, e o grão não dará farinha; e, mesmo que a desse, seria comida pelos estrangeiros.* 8.Israel foi devorado; ei-los que se tornaram como um objeto sem valor entre as nações, 9.porque fizeram aliança com a Assíria. O jumento montês anda sozinho, mas Efraim assalaria aliados.* 10.Em vão multiplicam as alianças, eu os juntarei; terão de se sujeitar ao rei e aos príncipes.* 11.Efraim multiplicou os altares, e seus altares só lhe serviram para pecar. 12.Mesmo que eu lhe escreva todos os preceitos de minha Lei, ele a estimará como uma Lei estrangeira. 13.Oferecem vítimas em sacrifício e comem-lhes as carnes, mas o Senhor não se compraz nelas. Doravante ele se lembrará da iniquidade deles, e punirá os seus pecados: voltarão para o Egito.* 14.Israel esqueceu-se de seu Criador, e construiu palácios para si. Judá multiplicou suas praças fortes. Mas vou pôr fogo às suas cidades e ele consumirá os seus edifícios.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?