DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo trigésimo primeiro dia: Derrota dos assírios e cântico de Judite

Na leitura de hoje podemos perceber a vitória que vai sendo anunciada pela própria Judite tendo em vista que ela decapitou o chefe do exército assírio o general Holofernes, e com isso ela vai conseguir em meio ao povo assírio deixa-los desorientados em vista da perca de seu líder, o exército assírio ficará desorientado e ficará tomado de um grande temor quando descobrem que o seu general está morto. Judite vai dizer ao povo para colocar a cabeça de Holofenes no alto da muralha e assim o povo fez, colocou a cabeça de Holofenes sobre a muralha, lá no alto na cidade de Betúlia. Diante da imagem de Hholofernes morto e decapitado o pânico vai se instalar no povo assírio. Aquior que era um chefe estrangeiro percebe todo esse poder manifestado da parte de Deus que acaba derrotando o general através de uma viúva, na ocasião Judite, automaticamente ele se converte a realidade Judaica, ele vendo o poder que manifestara o Deus de Israel, abandonou o culto pagão, creu em Deus circuncidou-se e foi incorporado ao povo de Israel assim como toda a sua descendência. Para encerra o livro, vamos observar que Judite vai entoar um longo e belo cântico: Entoai um canto ao meu Deus com tamborins, cantai ao senhor com címbalos. Entoa-lhe salmos e louvores exaltai e invocai seu nom. Porque é um Deus que termina guerras – Senhor é o seu nome. Acampou no meio do seu povo e me livrou da mão de todos os meus inimigos […] Senhor, sois grande e glorioso, de admirável poder, invencível. Porque com uma só palavra fizestes todas as coisas, enviastes o vosso Espírito e foram criadas, e nada pode resistir a vossa voz. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos  capítulos 14, 15 e 16 do livro de Judite (Jt).

Livro de Judite

Surpresa e derrota dos assírios

14.  “1.Então, Judite disse a todo o povo: “Ouvi-me, irmãos, pendurai esta cabeça no alto de nossas muralhas. 2.Quando o sol se levantar, tome cada um as suas armas e saí com ímpeto, não para descerdes simplesmente até o vale, mas como para atacá-los. 3.Será necessário que as sentinelas corram a acordar o seu general para o combate. 4.Quando os seus chefes tiverem corrido à tenda de Holo­fernes e o encontrarem decapitado, jazendo no seu próprio sangue, serão tomados de pavor. 5.E quando os virdes fugir, persegui-os destemidamente, porque o Senhor os esmagará sob os vossos pés”. 6.Então, Aquior, vendo o poder que manifestara o Deus de Israel, abandonou o culto pagão, creu em Deus, circuncidou-se e foi incorporado ao povo de Israel, assim como toda a sua descendência até o dia de hoje. 7.Logo que raiou o dia, penduraram nas muralhas a cabeça de Holofernes, cada um tomou as suas armas e saíram fazendo um grande alarido e soltando gritos agudos. 8.Vendo isso, correram as sentinelas à tenda de Holofernes. 9.Os que estavam na tenda vieram ver e fizeram grande barulho à porta do quarto para despertá-lo e aumentavam cada vez mais o tumulto para que Holofernes acordasse com o ruído, sem que houvesse necessidade de entrar para acordá-lo. 10.Porque ninguém ousava bater na porta nem entrar no quarto do marechal dos assírios. 11.Mas chegando os generais com os tribunos e com todos os oficiais do exército do rei dos assírios, ordenaram aos camareiros: 12.“Entrai e despertai-o, porque os ratos saíram de seus buracos e se atrevem a nos provocar ao combate”. 13.Então, Vagao, entrando no quarto, parou diante da cortina e bateu com as mãos, porque supunha que ele dormia com Judite. 14.Aplicando, porém, os ouvidos e não percebendo movimento algum de um homem que dorme, aproximou-se da cortina e a levantou. À vista do cadáver de Holofernes decapitado, que jazia por terra num charco de sangue, soltou um forte grito, rompeu em lágrimas e rasgou as suas vestes. 15.Entrou então na tenda de Judite e não a encontrou. Correu para fora e disse ao povo: 16.“Uma judia pôs a confusão na casa do rei Nabucodonosor: Holofernes jaz ali caído por terra e a sua cabeça não está com o corpo!”. 17.Ouvindo essas palavras, todos os oficiais do exército assírio rasgaram suas vestes. Um terror e um espanto extremos os invadiram e os seus espíritos ficaram completamente desorientados. Um clamor indescritível levantou-se do acampamento.

15.  “1.Quando todo o exército soube que Holofernes tinha sido decapitado, perdeu a razão e o conselho. Agitados pelo espanto e pelo terror, buscaram a salvação na fuga. 2.Sem trocar uma palavra se­quer com o seu vizinho, com a cabeça baixa, deixando tudo, fugiram pelas planícies e pelos montes, procurando escapar aos he­breus, pois ouviam que vinham armados so­bre eles. 3.Os israelitas, vendo-os fugir, perseguiram-nos. Desceram as encostas atrás deles tocando a trombeta e sol­tando grandes gritos. 4.E como os assírios iam fugindo desordenadamente, os israelitas que os perseguiam juntos, formados em batalhão, destroçavam todos os que podiam atingir. 5.Ozias mandou mensageiros a todas as cidades e províncias de Israel. 6.Assim, cada localidade e cada cidade armou o melhor de sua juventude e a enviou contra os assírios e perseguiram-nos à ponta de espada até a sua fronteira mais afastada. 7.Entretanto, os que tinham ficado em Betú­lia, entraram no acampamento dos assírios e levaram um enorme despojo deixado pelo inimigo em sua fuga. 8.Enfim, aqueles que voltaram vitoriosos para Betúlia, trouxeram consigo tudo o que pertencera aos as­sírios, um numeroso rebanho, grande quan­tidade de material e de animais de carga; e assim todos, desde o maior até o menor, se enriqueceram com seus despojos.

Alegria da vitória

9.Veio então de Jerusalém a Betúlia o sumo sacerdote Joaquim com todos os an­ciãos para ver Judite. 10.Quando ela lhes veio ao encontro, abençoaram-na todos a uma só voz, dizendo: “Tu és a glória de Jerusalém, tu és a alegria de Israel, tu és a honra de nosso povo. 11.Deste prova de alma viril e coração valente. Amaste a castidade e não quiseste, depois da morte do teu marido, conhecer outro homem. Então, o Senhor te fortaleceu e por isso serás eternamente bendita”. 12.Ao que todo o povo respondeu: “Assim seja! Assim seja!”. 13.Trinta dias mal bastaram ao povo de Israel para recolher os despojos dos assírios. 14.Tudo o que se soube ter pertencido a Holofernes, o povo deu-o a Ju­dite: ouro, prata, vestes, pedras preciosas e outros objetos. 15.Todo o povo entregou-se a grandes festas, com as mulheres, com as jovens e com os jovens, ao som de harpas e cítaras.

Cântico de Judite

16.  “1.E Judite expressou-se nestes termos: “Entoai um cântico ao meu Deus com tamborins, cantai ao Senhor com címbalos. Entoai-lhe salmos e louvores, exaltai e invocai o seu nome. 2.Porque é um Deus que extermina guerras – Senhor é o seu nome. Acampou no meio do seu povo e me livrou da mão de todos os meus inimigos. 3.Assur veio das montanhas, do norte, veio com imensa tropa de guerreiros. Multidão de encher os vales, cavalaria de cobrir morros inteiros! 4.Ameaçou incendiar a minha terra. Passar meus jovens a fio de espada e esmagar minhas criancinhas, levar embora meus filhos e minhas filhas, ao cativeiro… 5.O Senhor onipotente os rechaçou, por mãos de uma mulher! 6.Seu caudilho foi derrotado, não por jovens; foi ferido, não por filhos de Titãs; vencido, não por gigantes enormes: foi Judite, filha de Merari, quem o paralisou com a formosura de seu rosto.* 7.Despiu o seu vestido de viúva, para consolação dos que sofriam em Israel. Ungiu o rosto com essência perfumada, 8.cingiu os cabelos com um diadema e vestiu um vestido de linho, para o seduzir. 9.Suas sandálias arrebataram-lhe os olhos, sua beleza extasiou-lhe a alma e a espada lhe decepou a nuca. 10.Os persas tremeram com sua audácia, os medos se acovardaram perante sua ousadia. 11.Então, os humildes gritaram e eles tremeram espavoridos, os fracos do meu povo clamaram e eles foram tomados de espanto; ao estrépito das vozes, deitaram a fugir. 12.Filhos de jovens mães os transpassaram e, como a meninos fugitivos, os feriram. Ei-los derrotados na batalha de meu Senhor! 13.Cantarei a Deus um cântico novo: Senhor, sois grande e glorioso, de admirável poder, invencível. 14.Todas as criaturas vos rendam homenagem, porque com uma só palavra fizestes todas as coisas; enviastes o vosso espírito e foram criadas, e nada pôde resistir à vossa voz. 15.Podem abalar-se montanhas e águas, rochedos derreter-se como cera diante de vossa face: para aqueles que vos temem sereis sempre propício. 16.Bem pouca coisa é o sacrifício de suave fragrância, é como nada a gorda carne dos sacrifícios; quem teme ao Senhor, este é grande, para sempre! 17.Ai das nações que se insurgirem contra o meu povo! No dia do juízo as punirá o Senhor Todo-poderoso: entregará as suas carnes aos vermes e ao fogo e hão de chorar eterna dor”.

Conclusão 

18.Depois dessa vitória, todo o povo foi a Jerusalém para adorar o Senhor. Purificaram-se e todos ofereceram os seus holocaustos, cumprindo os seus votos e suas promessas. 19.Judite ofereceu todas as armas de Holofernes recebidas do povo e o cortinado que ela mesma tinha tirado do leito de Holofernes para que servisse de anátema de esquecimento.* 20.O povo alegrou-se grandemente diante do santuário e o regozijo dessa vitória foi celebrado com Judite durante três meses. 21.Terminada a festa, cada um voltou para a sua casa. Judite, que tinha grande crédito em Betúlia, adquiriu ainda maior renome em todo o país de Israel. 22.À coragem juntava a castidade, de tal sorte que nunca em toda a sua vida conheceu outro homem, desde que morreu Manassés, seu marido. 23.Nos dias de festa aparecia em público com todos os seus adornos. 24.Ela viveu cento e cinco anos na casa de seu marido. Deu liberdade à sua escrava. Morreu e foi sepultada em Betúlia junto de seu marido. 25.Todo o povo a chorou durante sete dias. 26.Em todos os dias de sua vida e muitos anos depois de sua morte, não houve quem perturbasse a paz de Israel. 27.O aniversário de sua vitória foi posto pelos hebreus no número dos dias santos e ainda hoje é celebrado pelos judeus.*

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?