DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo sexagésimo segundo dia: Tudo está submisso ao Senhor

Hoje vamos continuar meditando no livro dos Salmos, a partir do Salmo 27 até o Salmo 32, que é um Salmo de louvor a Deus por todas as criaturas e todas as coisas criadas. Celebrai o Senhor com a voz, com hinos e com harpa de dez cordas. Cantai um cântico novo acompanhado de instrumentos de música. Porque a palavra do Senhor é reta, e todas as suas obras são feitas com fidelidade. Ele ama a justiça e o direito, a bondade do Senhor está cheia na terra. Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todos os seres vivos. Ele junta as águas do mar como numa vasilha, e encerra nos reservatórios as ondas. Temam ao Senhor toda a terra, reverenciem todos os habitantes do globo. Porque ele disse, e foi feito, ele ordenou, e tudo se realizou. O Senhor dos exércitos é grande, e maravilhoso é seu poder. Feliz é a nação que tem o Senhor como seu Deus, o povo que ele escolheu para a sua herança. O Senhor olha dos céus e vê todos os filhos dos homens. Do alto de sua morada observa todos os habitantes da terra. Ele que formou o coração de cada um, está tendo em conta todas as suas ações. E nada vencerá a vossa misericórdia. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 27, 28, 29, 30, 31 e 32 do livro dos Salmos (Sl).

Salmos

Pedido de socorro e de justiça

27. (Heb 28)   1.De Davi. É para vós, Senhor, que ergo meu clamor. Ó meu apoio, não fiqueis surdo à minha voz; não suceda que, vós não me ouvindo, eu me vá unir aos que desceram para o túmulo.* 2.Ouvi a voz de minha súplica quando clamo, quando levanto as mãos para o vosso templo santo. 3.Não me deixeis perecer com os pecadores e com os que praticam a iniquidade, que dizem ao próximo palavras de paz, mas guardam a maldade no coração. 4.Tratai-os de acordo com as suas ações, e conforme a malícia de seus crimes. Retribuí-lhes segundo a obra de suas mãos; dai-lhes o que merecem,* 5.pois não atendem às ações do Senhor nem às obras de suas mãos. Que ele os abata e não os levante. 6.Bendito seja o Senhor, que ouviu a voz de minha súplica; nele confiou meu coração e fui socorrido. 7.O Senhor é a minha força e o meu escudo! Por isso meu coração exulta e o louvo com meu cântico. 8.O Senhor é a força do seu povo, uma fortaleza de salvação para o que lhe é consagrado. 9.Salvai, Senhor, vosso povo e abençoai a vossa herança; sede seu pastor, levai-o nos braços eternamente.

A voz de Deus na tempestade 

28. (29)   1.Salmo de Davi. Tributai ao Senhor, ó filhos de Deus, tributai ao Senhor glória e poder!* 2.Rendei-lhe a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor com ornamentos sagrados. 3.Ouve-se a voz do Senhor sobre as águas! O Deus de grandeza retumbou: o Senhor trovejou sobre as águas imensas! 4.A voz do Senhor faz-se ouvir com poder! A voz do Senhor faz-se ouvir com majestade! 5.Fendem-se os cedros à voz do Senhor, quebra o Senhor os cedros do Líbano. 6.Faz saltar o Líbano como um novilho, e o Sarion como um búfalo novo.* 7.A voz do Senhor despede relâmpagos, 8.a voz do Senhor abala o deserto. O Senhor faz tremer o deserto de Cades. 9.A voz do Senhor retorce os carvalhos, desnuda as florestas. E em seu templo todos bradam: “glória”!. 10.O Senhor preside ao dilúvio, o Senhor domina como rei para sempre. 11.O Senhor há de dar fortaleza ao seu povo! O Senhor abençoará o seu povo, dando-lhe a paz!

Após um grande perigo

29. (30)   1.Salmo. Cântico para a dedicação da casa de Deus. De Davi.* 2.Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes, não permitistes que exultassem sobre mim meus inimigos. 3.Senhor, meu Deus, clamei a vós e fui curado. 4.Senhor, minha alma foi tirada por vós da habitação dos mortos; dentre os que descem para o túmulo, vós me salvastes. 5.Ó vós, fiéis do Senhor, cantai sua glória, dai graças ao seu santo nome. 6.Porque a sua indignação dura apenas um momento, enquanto sua benevolência é para toda a vida. Pela tarde, vem o pranto, mas, de manhã, volta a alegria. 7.Eu, porém, disse, seguro de mim: “Não serei jamais abalado”. 8.Senhor, foi por favor que me destes honra e poder, mas quando escondestes vossa face fiquei aterrado. 9.A vós, Senhor, eu clamo, e imploro a misericórdia de meu Deus. 10.“Que proveito vos resultará de retomar-me a vida, de minha descida ao túmulo? Porventura vos louvará o meu pó? Apregoará ele a vossa fidelidade? 11.Ouvi-me, Senhor, e tende piedade de mim; Senhor, vinde em minha ajuda.” 12.Vós convertestes o meu pranto em prazer, tirastes minhas vestes de penitência e me cingistes de alegria. 13.Assim, minha alma vos louvará sem calar jamais. Senhor, meu Deus, eu vos bendirei eternamente.

Premente apelo na aflição 

30. (31)   1.Ao mestre de canto. Salmo de Davi.* 2.Junto de vós, Senhor, me refugio. Não seja eu confundido para sempre; por vossa justiça, livrai-me! 3.Inclinai para mim vossos ouvidos, apressai-vos em me libertar. Sede para mim uma rocha de refúgio, uma fortaleza bem armada para me salvar. 4.Pois só vós sois minha rocha e fortaleza: haveis de me guiar e dirigir, por amor de vosso nome. 5.Vós me livrareis das ciladas que me armaram, porque sois minha defesa. 6.Em vossas mãos entrego meu espírito; livrai-me, ó Senhor, Deus fiel.* 7.Detestais os que adoram ídolos vãos. Eu, porém, confio no Senhor. 8.Exultarei e me alegrarei pela vossa compaixão, porque olhastes para minha miséria e ajudastes minha alma angustiada. 9.Não me entregastes às mãos do inimigo, mas alargastes o caminho sob meus pés. 10.Tende piedade de mim, Senhor, porque vivo atribulado, de tristeza definham meus olhos, minha alma e minhas entranhas. 11.Realmente, minha vida se consome em amargura, e meus anos em gemidos. Minhas forças se esgotaram na aflição, mirraram-se os meus ossos. 12.Tornei-me objeto de opróbrio para todos os inimigos, zombaria dos vizinhos e pavor dos conhecidos. Fogem de mim os que me vêem na rua. 13.Fui esquecido dos corações como um morto, fiquei rejeitado como um vaso partido. 14.Sim, eu ouvi o vozerio da multidão; em toda parte, o terror! Conspirando contra mim, tramam como me tirar a vida. 15.Mas eu, Senhor, em vós confio. Digo: “Sois vós o meu Deus”. 16.Meu destino está nas vossas mãos. Livrai-me do poder de meus inimigos e perseguidores. 17.Mostrai semblante sereno ao vosso servo, salvai-me pela vossa misericórdia. 18.Senhor, não fique eu envergonhado, porque vos invoquei: Confundidos sejam os ímpios e, mudos, lançados na região dos mortos. 19.Fazei calar os lábios mentirosos que falam contra o justo com insolência, desprezo e arrogância. 20.Quão grande é, Senhor, vossa bondade, que reservastes para os que vos temem e com que tratais aos que se refugiam em vós, aos olhos de todos. 21.Sob a proteção de vossa face os defendeis contra as conspirações dos homens. Vós os ocultais em vossa tenda contra as línguas maldizentes. 22.Bendito seja o Senhor, que usou de maravilhosa bondade, abrigando-me em cidade fortificada. 23.Eu, porém, tinha dito no meu temor: “Fui rejeitado de vossa presença”. Mas ouvistes antes o brado de minhas súplicas, quando clamava a vós. 24.Amai o Senhor todos os seus servos! Ele protege os que lhe são fiéis. Sabe, porém, retribuir, castigando com rigor os que procedem com soberba. 25.Animai-vos e sede fortes de coração todos vós, que esperais no Senhor.

A felicidade do perdão

31. (32)   1.De Davi. Hino. Feliz aquele cuja iniquidade foi perdoada, cujo pecado foi absolvido.* 2.Feliz o homem a quem o Senhor não argúi de falta, e em cujo coração não há dolo.* 3.Enquanto me conservei calado, meus ossos se mirraram, entre contínuos gemidos. 4.Pois, dia e noite, vossa mão pesava sobre mim; minhas forças se esgotavam as forças como nos ardores do verão. 5.Então eu vos confessei o meu pecado, e não mais dissimulei a minha culpa. Disse: “Sim, vou confessar ao Senhor a minha iniquidade”. E vós perdoastes a pena do meu pecado. 6.Assim também todo fiel recorrerá a vós, no momento da necessidade. Quando transbordarem muitas águas, elas não chegarão até ele. 7.Vós sois meu asilo, das angústias me preservareis e me envolvereis na alegria de minha salvação. 8.“Vou te ensinar – dizeis –, vou te mostrar o caminho que deves seguir; vou te instruir, fitando em ti os meus olhos: 9.não queiras ser sem inteligência como o cavalo, como o muar, que só ao freio e à rédea submetem seus ímpetos; de outro modo não se chegam a ti.” 10.São muitos os sofrimentos do ímpio. Mas quem espera no Senhor, sua misericórdia o envolve. 11.Ó justos, alegrai-vos e regozijai-vos no Senhor. Exultai todos vós, retos de coração.

Bondade e providência divinas

32. (33)   1.Exultai no Senhor, ó justos, pois aos retos convém o louvor.* 2.Celebrai o Senhor com a cítara, entoai-lhe hinos na harpa de dez cordas. 3.Cantai-lhe um cântico novo, acompanhado de instrumentos de música, 4.porque a palavra do Senhor é reta, em todas as suas obras resplandece a fidelidade: 5.ele ama a justiça e o direito, da bondade do Senhor está cheia a terra. 6.Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e pelo sopro de sua boca todo o seu exército. 7.Ele junta as águas do mar como num cantil, e em reservatórios encerra as ondas. 8.Tema ao Senhor toda a terra; reverenciem-no todos os habitantes do globo. 9.Porque ele disse e tudo foi feito, ele ordenou e tudo existiu. 10.O Senhor desfaz os planos das nações pagãs, reduz a nada os projetos dos povos. 11.Só os desígnios do Senhor permanecem eternamente e os pensamentos de seu coração por todas as gerações. 12.Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus, e o povo que ele escolheu para sua herança. 13.O Senhor olha do céu, vê todos os filhos dos homens. 14.Do alto de sua morada observa todos os habitantes da terra; 15.ele, que formou o coração de cada um, está atento a cada uma de suas ações. 16.Não vence o rei pelo numeroso exército, nem se livra o guerreiro pela grande força. 17.O cavalo não é penhor de vitória, nem salva pela sua resistência. 18.Eis os olhos do Senhor pousados sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua bondade, 19.a fim de livrar-lhes a alma da morte e nutri-los no tempo da fome. 20.Nossa alma espera no Senhor, porque ele é nosso amparo e nosso escudo. 21.Nele, pois, se alegra o nosso coração, em seu santo nome confiamos. 22.Seja-nos manifestada, Senhor, a vossa misericórdia, como a esperamos de vós.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?