DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo septuagésimo quinto dia: A glória de Deus na humanidade

Continuemos nossa meditação dos Salmos, da Palavra de Deus, hoje a partir do salmo 93, na verdade é uma admoestação que é feita aos juízes inimigos, uma exortação, até mesmo à conversão. Corresponde a uma iniciativa contra os maus juízes e consequentemente denuncia-se aqui a injustiça, que é como que institucionalizada, como sendo uma ordem. Esse salmo é até mesmo de denúncia. Já o salmo 95 que na verdade é um Salmo doxológico, ou seja, um Salmo que remete a glória de Deus, a doxologia, o sol inclusive que tem muito a ver com o primeiro livro das Crônicas, quando ele também é recitado lá, justamente um salmo de glorificação a Deus. Finalizamos com um salmo que remete à uma realidade Messiânica, e que celebra também o triunfo de Deus, aclamado por toda a terra. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 93, 94, 95, 96, 97 e 98 do livro dos Salmos (Sl).

Salmos

Admoestação aos juízes iníquos

93. (94)   1.Senhor, Deus justiceiro, Deus das vinganças, aparecei em vosso esplendor.* 2.Levantai-vos, juiz da terra, castigai os soberbos como eles merecem. 3.Até quando, Senhor, triunfarão os ímpios? 4.Até quando se desmandarão em discursos arrogantes, e jactanciosos estarão esses obreiros do mal? 5.Eles esmagam vosso povo, Senhor, e oprimem vossa herança. 6.Trucidam a viúva e o estrangeiro, tiram a vida aos órfãos. 7.E dizem: “O Senhor não vê, o Deus de Jacó não presta atenção nisso!”. 8.Tratai de compreender, ó gente estulta. Insensatos, quando cobrareis juízo? 9.Pois não ouvirá quem fez o ouvido? O que formou o olho não verá? 10.Aquele que dá lições aos povos não há de punir, ele que ensina ao homem o saber… 11.O Senhor conhece os pensamentos dos homens, e sabe que são vãos.* 12.Feliz o homem a quem ensinais, Senhor, e instruís em vossa Lei, 13.para lhe dar a paz no dia do infortúnio, enquanto uma cova se abre para o ímpio, 14.porque o Senhor não rejeitará o seu povo, e não há de abandonar a sua herança. 15.Mas o julgamento com justiça se fará, e o seguirão os retos de coração. 16.Quem se erguerá por mim contra os malfeitores? Quem será meu defensor contra os artesãos do mal? 17.Se o Senhor não me socorresse, em breve a minha alma habitaria a região do silêncio. 18.Quando penso: “Vacilam-me os pés”, sustenta-me, Senhor, a vossa graça. 19.Quando em meu coração se multiplicam as angústias, vossas consolações alegram a minha alma. 20.Acaso poderá aliar-se a vós um tribunal iníquo, que pratica vexames sob a aparência de lei?* 21.Atentam contra a alma do justo, e condenam o sangue inocente. 22.Mas o Senhor certamente será o meu refúgio, e meu Deus o rochedo em que me abrigo. 23.Ele fará recair sobre eles suas próprias maldades, ele os fará perecer por sua própria malícia. O Senhor, nosso Deus, os destruirá.

Invitatório

94. (95)   1.Vinde, manifestemos nossa alegria ao Senhor, aclamemos o rochedo de nossa salvação;* 2.apresentemo-nos diante dele com louvores, e cantemos-lhe alegres cânticos, 3.porque o Senhor é um Deus imenso, um rei que ultrapassa todos os deuses; 4.nas suas mãos estão as profundezas da terra, e os cumes das montanhas lhe pertencem. 5.Dele é o mar, ele o criou, assim como a terra firme, obra de suas mãos. 6.Vinde, inclinemo-nos em adoração, de joelhos diante do Senhor que nos criou. 7.Ele é nosso Deus; nós somos o povo de que ele é o pastor, as ovelhas que as suas mãos conduzem. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:* 8.“Não vos torneis endurecidos como em Meriba, como no dia de Massa no deserto,* 9.onde vossos pais me provocaram e me tentaram, apesar de terem visto as minhas obras. 10.Durante quarenta anos desgostou-me aquela geração, e eu disse: “É um povo de coração desviado, que não conhece os meus desígnios. 11.Por isso, jurei na minha cólera: Não hão de entrar no lugar do meu repouso”.

A glória de Desu entre todos os povos

95. (96)   1.Cantai ao Senhor um cântico novo. Cantai ao Senhor, terra inteira.* 2.Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome, anunciai cada dia a salvação que ele nos trouxe. 3.Proclamai às nações a sua glória, a todos os povos as suas maravilhas. 4.Porque o Senhor é grande e digno de todo o louvor, o único temível de todos os deuses. 5.Porque os deuses dos pagãos, sejam quais forem, não passam de ídolos. Mas foi o Senhor quem criou os céus. 6.Em seu semblante, a majestade e a beleza; em seu santuário, o poder e o esplendor. 7.Tributai ao Senhor, famílias dos povos, tributai ao Senhor a glória e a honra, 8.tributai ao Senhor a glória devida ao seu nome. Trazei oferendas e entrai nos seus átrios. 9.Adorai o Senhor, com ornamentos sagrados. Diante dele estremece a terra inteira. 10.Dizei às nações: “O Senhor é rei”. E (a terra) não vacila, porque ele a sustém. Governa os povos com justiça. 11.Alegrem-se os céus e exulte a terra, retumbe o oceano e o que ele contém, 12.regozijem-se os campos e tudo o que existe neles. Jubilem todas as árvores das florestas 13.com a presença do Senhor, que vem, pois ele vem para governar a terra: julgará o mundo com justiça, e os povos segundo, a sua verdade.

Triunfo de Deus sobre os ídolos

96. (97)   1.O Senhor reina! Que a terra exulte de alegria, que se rejubile a multidão das ilhas.* 2.Está envolvido em escura nuvem, seu trono tem por fundamento a justiça e o direito. 3.Ele é precedido por um fogo que devora em redor os inimigos. 4.Seus relâmpagos iluminam o mundo, a terra estremece ao vê-los. 5.Na presença do Senhor, fundem-se as montanhas como a cera, em presença do Senhor de toda a terra. 6.Os céus anunciam a sua justiça e todos os povos contemplam a sua glória. 7.São confundidos os que adoram estátuas e se gloriam em seus ídolos; pois os deuses se prostram diante do Senhor.* 8.Ouve e se alegra Sião, exultam as cidades de Judá por causa de vossos juízos, Senhor. 9.Porque vós, Senhor, sois o soberano de toda a terra, vós sois o Altíssimo entre todos os deuses. 10.O Senhor ama os que detestam o mal, ele vela pelas almas de seus servos e os livra das mãos dos ímpios. 11.A luz resplandece para o justo, e a alegria é concedida ao homem de coração reto. 12.Alegrai-vos, ó justo, no Senhor, e dai glória ao seu santo nome.

A vinda messiânica

97. (98)   1.Cantai ao Senhor um cântico novo, porque ele operou maravilhas. Sua mão e seu santo braço lhe deram a vitória.* 2.O Senhor fez conhecer a sua salvação. Manifestou sua justiça à face dos povos. 3.Lembrou-se de sua bondade e de sua fidelidade em favor da casa de Israel. Os confins da terra puderam ver a salvação de nosso Deus. 4.Aclamai o Senhor, povos todos da terra; regozijai-vos, alegrai-vos e cantai. 5.Salmodiai o Senhor com a cítara, ao som do saltério e com a lira. 6.Com a tuba e a trombeta elevai aclamações na presença do Senhor rei. 7.Retumba o mar e tudo o que contém, o globo inteiro e os que nele habitam. 8.Que os rios aplaudam, que as montanhas exultem em brados de alegria 9.diante do Senhor que chega, porque ele vem para governar a terra. Ele governará a terra com justiça, e os povos com equidade.

Louvor ao Rei do universo

98. (99)   1.O Senhor reina, tremem os povos; seu trono está sobre os querubins: vacila a terra. 2.Grande é o Senhor em Sião, elevado acima de todos os povos. 3.Seja celebrado vosso grande e temível nome, porque ele é Santo. 4.Reina o rei poderoso que ama a justiça; sois vós que estabeleceis o que é reto, sois vós que exerceis em Jacó o direito e a justiça. 5.Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque ele é Santo.* 6.Entre seus sacerdotes estavam Moisés e Aarão, e Samuel um dos que invocaram o seu nome: clamavam ao Senhor, que os atendia. 7.Falava-lhes na coluna de nuvem, eles guardavam os seus preceitos e a Lei que lhes havia dado. 8.Senhor, nosso Deus, vós os ouvistes, fostes para eles um Deus propício, ainda quando puníeis as suas injustiças. 9.Exaltai o Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante sua montanha santa, porque santo é o Senhor, nosso Deus.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?