DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo quarto dia: Os sacerdotes do Templo de Jerusalém

Na leitura de hoje vamos percebendo aqui todas as orientações que o rei Davi vai dando para o seu próprio filho Salomão a respeito da edificação e dedicação do templo que irá ser erguido. Observamos ainda que o caráter religioso, os detalhes por menores, efetivos a construção do tempo de Salomão não são apenas no aspecto religioso, mas também no aspecto humano daqueles que trabalharam e dos que servem no templo. Desde o tempo de Salomão aconteceu muitos atritos entre levitas e sacerdotes, acontece que muitos sacerdotes são levitas, porém nem todos os levitas eram escolhidos para o sacerdócio. E evidenciaremos que o legado ou o ofício de construir o Templo de Jerusalém vai pertencer a Salomão, e para o cristianismo ele vem a ser tão importante dentro da nossa realidade de vida de oração. Deus sabe por que passamos aquilo que passamos, Deus sabe por que não nos é concedido determinado desejo, Deus sabe todas as coisas. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos  capítulos 24, 25 e 26 do primeiro livro das Crônicas (1Cr).

Primeiro Livro das Crônicas ou Paralipômenos

Os sacerdotes

24.   1.Eis as classes dos filhos de Aarão: Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar. 2.Nadab e Abiú morreram antes de seu pai, sem deixar filhos e Eleazar e Itamar exerceram as funções do sacerdócio. 3.Davi, Sadoc, da linhagem de Eleazar, e Abimelec, da linhagem de Itamar, dividiram os filhos de Aarão por classes, segundo o serviço deles. 4.Havia entre os filhos de Eleazar mais chefes que entre os filhos de Itamar; foram assim distribuídos: para os filhos de Eleazar, dezesseis chefes de família, e, para os filhos de Itamar, oito chefes de família. 5.Uns e outros foram distribuídos pela sorte, porque havia príncipes do santuário e príncipes de Deus, tanto entre os filhos de Eleazar, como entre os filhos de Itamar. 6.O escriba levita Semeías, filho de Natanael, inscreveu-os em presença do rei e dos príncipes, do sacerdote Sadoc e de Abimelec, filho de Abiatar, como também de chefes de famílias sacerdotais e levíticas, sendo uma família sorteada para Eleazar, em seguida, uma família para Itamar. 18.A primeira sorte caiu a Joiarib, a segunda a Jedeías, a terceira a Harim, a quarta a Seorim, a quinta a Melquias, a sexta a Mainã, a sétima a Acos, a oitava a Abias, a nona a Jesua, a décima a Sequenias, a décima primeira a Eliasib, a décima segunda a Jacim, a décima terceira a Hofa, a décima quarta a Isbaab, a décima quinta a Belga, a décima sexta a Emer, a décima sétima a Hezir, a décima oitava a Afses, a décima nona a Fetatias, a vigésima a Ezequiel, a vigésima primeira a Jaquin, a vigésima segunda a Gamul, a vigésima terceira a Dalaías, a vigésima quarta a Maazias. 19.Assim, foram eles classificados para seus serviços no Templo do Senhor, segundo as regras estabelecidas por Aarão, seu pai, consoante as ordens do Senhor, Deus de Israel. 20.Dos restantes levitas, os chefes foram: dos filhos de Amram: Subael; filho de Subael: Jeedias; 21.de Roobias, dos filhos de Roobias: o chefe Jesias. 22.Dos isaaritas: Solomot; dos filhos de Solomot: Jaat. 23.Filhos de Hebron: Jerias, Amarias, o segundo, Jaaziel, o terceiro, Jecmaam, o quarto. 24.Filho de Oziel: Micas; dos filhos de Micas: Samir; 25.irmão de Micas: Jesias; filho de Jesias: Zacarias. 26.Filhos de Merari: Mooli e Musi. 27.Filhos de Merari, por Oziau, seu filho: Saão, Zacur e Hebri. 28.De Mooli: Eleazar, que não teve filhos; de Cis, os filhos de Cis: 29.Jerameel. 30.Filhos de Musi: Mooli, Éder e Jarmut. 31.Esses são os filhos de Levi, segundo suas famílias. 32.Também eles, como seus irmãos, os filhos de Aarão, foram tirados pela sorte, em presença do rei Davi, de Sadoc e Abimelec, como também dos chefes de família dos sacerdotes e levitas, estando os mais velhos em mesma igualdade que os mais novos.

Os cantores

25.   1.Davi e os chefes do exército apar­taram para o serviço os filhos de Asaf, de Emã e de Iditun, que profetizavam ao som da harpa, da cítara e dos címbalos. Eis a lista dos homens encarregados desse serviço: 2.dos filhos de Asaf: Zacur, José, Natania; e Asarelas; filhos de Asaf, sob a direção de Asaf, que profetizava segundo as ordens do rei. 3.De Iditun: os filhos de Iditun: Godolias, Sari, Jesaías, Hasabias, Matatias e Semei, ao todo seis, sob as ordens de seu pai Iditun, que profetizava com a cítara para cantar e louvar ao Senhor. 4.De Emã: os filhos de Emã: Bocias, Matanias, Oziel, Subael, Jerimot, Hananias, Hanani, Eliata, Gedelti, Romen­ti-Ezer, Jesbacasa, Meiloti, Otir e Maaziot; 5.eram todos filhos de Emã, que era vidente do rei, para revelar as palavras de Deus e exaltar seu poder: Deus tinha dado a Emã catorze filhos e três filhas. 6.Eis, portanto, os que, sob a direção de seus pais, estavam encarregados do canto no templo. Tinham címbalos, cítaras e harpas para o serviço do templo, sob as ordens de Davi, de Asaf, de Iditun e de Emã. 7.O número deles, juntamente com seus irmãos exercitados em cantar ao Senhor, todos hábeis em sua arte, atingia o número de duzentos e oitenta e oito. 8.Tiraram, pela sorte, a ordem de serviço, pequenos e grandes, mestres e discípulos. 31.A primeira sorte recaiu para Asaf, a José; a segunda a Godolias, com seus irmãos e filhos: doze; a terceira a Zacur, com seus filhos e irmãos: doze; a quarta a Isari, com seus filhos e irmãos: doze; a quinta a Natanias, com seus filhos e seus irmãos: doze; a sexta a Bocias, com seus filhos e irmãos: doze; a sétima, a Isreela, com seus filhos e irmãos: doze; a oitava a Jesaías com seus filhos e irmãos: doze; a nona a Matanias, com seus filhos e irmãos: doze; a décima a Semei, com seus filhos e irmãos: doze; a décima primeira a Azareel, com seus filhos e irmãos: doze; a décima segunda a Hasabias, com seus filhos e irmãos: doze; a décima terceira a Subael, com seus filhos e irmãos: doze; a décima quarta a Matatias, com seus filhos e irmãos: doze; a décima quinta a Jerimot, com seus filhos e irmãos: doze; a décima sexta a Hananias, com seus filhos e irmãos: doze; a décima sétima a Jesbacasa, com seus filhos e irmãos: doze; a décima oitava a Hanani com seus filhos e seus irmãos: doze; a décima nona a Meiloti, com seus filhos e irmãos: doze; a vigésima a Eliata, com seus filhos e irmãos: doze; a vigésima primeira a Otir, com seus filhos e irmãos: doze; a vigésima segunda a Gedelti, com seus filhos e irmãos: doze; a vigésima terceira a Maaziot, com seus filhos e irmãos: doze; a vigésima quarta a Romenti-Ezer, com seus filhos e irmãos: doze.

Os porteiros

26.   1.Eis as categorias de porteiros: dos coritas: Meselemias, filho de Coré, dentre os filhos de Abiasaf. 2.Filhos de Meselemias: Zacarias, o primogênito; Jediel, o segundo; Zabadias, o terceiro; Jatanael, o quarto; 3.Elam, o quinto; Joa­nã, o sexto; Elioenai, o sétimo. 4.Filhos de Obed-Edom: Semeías, o primogênito; Jozabad, o segundo; Joaá, o terceiro; Sacar, o quarto; Natanael, o quinto; 5.Amiel, o sexto; Issacar, o sétimo; Folati, o oitavo; porque Deus tinha abençoado a Obed-Edom. 6.Semeías, seu filho, teve filhos que se tornaram chefes de famílias, porque eram homens valorosos. 7.Os filhos de Semeías foram: Otni, Rafael, Obed, Elzabad e seus irmãos, homens valentes, mais Eliú e Samaquias. 8.Descendentes de Obed-Edom, todos estes homens, assim como seus filhos e seus irmãos, homens de valor e qualificados para o serviço; eram ao todo sessenta e dois. 9.Me­selemias tinha filhos e irmãos, homens capazes, ao número de dezoito. 10.Hosa, dos filhos de Merari, tinha por filhos Semri, o chefe; não era o mais velho, mas seu pai fizera dele chefe; Helcias, o segundo; Tebelias, o terceiro; Zacarias, o quarto. 11.Os filhos e irmãos de Hosa eram treze ao todo. 12.A essas classes de porteiros, aos chefes desses homens e a seus irmãos foram confiadas as funções para o serviço do templo. 13.Foi feito o sorteio para cada porta, pequenas e grandes, segundo suas famílias. 14.Do lado do oriente, a sorte tocou a Selemias. Tirou-se à sorte a Zacarias, seu filho, que era um sábio conselheiro e a sorte lhe atribuiu o lado norte. 15.O lado sul tocou a Obed-Edom e a casa dos depósitos de provisões a seus filhos. 16.A Sefim e a Hosa coube o lado oeste, com a porta Schalequet, no caminho que sobe; uma guarda estava defronte à outra. 17.Ao oriente, havia seis levitas; ao norte, quatro por dia; ao sul, quatro por dia e nos armazéns, quatro, dois a dois; 18.do lado das dependências, a oeste, quatro no caminho e dois nas dependências. 19.Tais são as classes de porteiros, dentre os filhos dos coritas e os filhos de Merari.

Os guardas do tesouro e os responsáveis pelos negócios exteriores

20.Os levitas, seus irmãos, tinham a guarda dos tesouros do templo e dos tesouros das coisas sagradas. 21.Dentre os filhos de Leedã, a saber, os filhos dos gersonitas, descendentes de Leedã, chefes das famílias de Leedã, o gersonita, era Jaiel; 22.os filhos de Jaiel, Zatam e Joel, seu irmão, tinham a guarda dos tesouros da casa de Deus. 23.Dentre os amranitas, os isaaritas, os hebronitas e os ozielitas, 24.era Subael, filho de Gérson, filho de Moisés, o intendente chefe dos tesouros. 25.Dentre seus irmãos, descendentes de Eliezer, cujo filho foi Roobias, cujo filho foi Isaías e filho deste, Jorão e filho deste, Zecri e filho deste, Salomit; 26.eram Salomit e seus irmãos que administravam todos os tesouros das coisas santas, consagradas pelo rei Davi, pelos chefes de famílias, chefes de milhares e de centenas e chefes do exército: 27.eles os tinham consagrado, do despojo da guerra, para a manutenção do templo. 28.Tudo o que tinha consagrado por Samuel, o vidente, por Saul, filho de Cis, por Abner, filho de Ner, Joab, filho de Sárvia, tudo estava posto sob a guarda de Salomit e de seus irmãos. 29.Dentre os isaaritas, estavam postos à frente dos serviços exteriores em Israel, como escribas e magistrados, Conenias e seus filhos.* 30.Hasabias, da família de Hebron, e seus irmãos, homens de valor, em número de mil e setecentos, faziam a inspeção de Israel, do outro lado do Jordão, a oeste, para todos os negócios religiosos e civis. 31.Quanto aos hebronitas, cujo chefe era Jerias, fez-se, no quadragésimo ano do reinado de Davi, pesquisas sobre suas genea­logias e suas famílias e foram encontrados entre eles homens de valor, em Jazer de Galaad. 32.Jerias e seus irmãos, homens de valor, eram em número de dois mil e setecentos chefes de família. O rei Davi os estabeleceu sobre os rubenitas, sobre os gaditas e sobre a meia tribo de Manassés, para todos os negócios religiosos e civis.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?