DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Ducentésimo septuagésimo sexto dia: O pecado e a redenção de Israel

Com esta meditação nós finalizamos o livro do profeta Oséias, e evidenciamos aqui uma série de versículos que abordam a decadência moral do povo de Israel, especialmente das tribos de Efraim e Judá. O Senhor reprova a hipocrisia, idolatria e falta de arrependimento dessas tribos. Ele promete castigos e destruição para aqueles que se afastam dele, mas também oferece a possibilidade de perdão e restauração se o povo se arrepender e voltar para Ele. O texto destaca a fidelidade e justiça do Senhor, bem como a importância da sabedoria e obediência a Ele. Ao final, é enfatizado que aqueles que seguem os caminhos do Senhor encontrarão a felicidade, enquanto os pecadores tropeçarão. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 12, 13 e 14 do livro de Oséias (Os).

Oséias 

12.   1.Efraim cerca-me de mentira, e a casa de Israel, de hipocrisia; Judá é um testemunho traidor de Deus, que tem comércio com as hieródulas.* 2.Efraim se alimenta de vento, persegue o vento do Oriente, multiplica dia a dia a mentira e a violência; fazem aliança com a Assíria, e transportam óleo em homenagem ao Egito.*

Culpabilidade dos filhos de Jacó

3.O Senhor está em processo com Judá; vai castigar Jacó pelos seus atos e tratá-lo segundo as suas obras. 4.Desde o nascimento, Jacó suplantou o irmão, e, quando se tornou adulto, lutou com Deus. * 5.Lutou com o anjo e o venceu, chorou e lhe pediu graça. Encontrou-o em Betel, onde Deus nos falou,* 6.o Senhor, Deus dos exércitos, cujo nome é Javé. 7.Quanto a ti, volta ao teu Deus, conserva a piedade e a justiça, e espera sempre no teu Deus.* 8.Esse mercador tem uma balança falsa e ama a fraude!* 9.Efraim disse: “Em verdade, tornei-me rico, amontoei fortuna”. Mas todos os seus ganhos não poderiam compensar os pecados que ele cometeu. 10.Eu sou o Senhor, teu Deus, desde a saída do Egito; farei com que habites de novo sob tendas, como nos dias de festa.* 11.Falei aos profetas e multipliquei as visões; pela boca dos profetas falei em comparações. 12.Se Galaad não passa de um ídolo vão, eles se tornaram em Guilgal um puro nada; ofereceram sacrifícios aos ídolos, por isso, seus altares serão transformados em montões de pedras nos sulcos dos campos.* 13.Jacó fugiu para os campos de Arão, Israel trabalhou como servo para obter esposa, e por uma mulher guardou os rebanhos.* 14.O Senhor fez sair Israel do Egito por um profeta, por um profeta foi guardado o povo. 15.Efraim causou amargos desgostos: por isso, o sangue que ele derramou recairá sobre ele, e seu Senhor lhe pagará seus ultrajes.

Destruição de Israel e de Samaria

13.   1.Datã procedeu como Efraim: ele era príncipe em Israel, mas se tornou culpado para com o seu senhor e morreu.* 2.Porém, agora os israelitas pecam ainda mais, fazem para si estátuas fundidas com sua prata, ídolos de sua invenção, meras obras de artistas. Falam-lhes, oferecem-lhes sacrifícios humanos e dão beijos nos bezerros. 3.Por isso, serão como a nuvem da manhã, como o orvalho matinal que logo passa, como a palha que o vento leva da eira, e como a fumaça que sai pela janela. 4.E, no entanto, eu sou o Senhor, teu Deus, desde a saída do Egito. Não conheces outro Deus fora de mim, não há outro salvador, senão eu. 5.Procurei-te pastagem no deserto, em uma terra de aridez. 6.Quando tiveram a sua pastagem, ficaram fartos. Uma vez fartos, ensoberbeceram-se e se esqueceram de mim. 7.Serei para eles como um leão; eu os espreitarei como uma pantera, ao longo do caminho. 8.Como uma ursa a quem tiraram os filhotes, investirei contra eles, fecharei o caminho e lhes rasgarei as entranhas. E os devorarei no mesmo lugar como uma leoa; por animal feroz serão espedaçados e consumidos.* 9.Confirmei tua perda, ó Israel; quem te poderá socorrer? 10.Onde está o teu rei, para que ele te salve em todas as tuas cidades? E teus magistrados, onde estão? Porque dizias: “Dá-me um rei e príncipes?”. 11.Dei-te um rei no meu furor, e to retiro na minha indignação! 12.A iniquidade de Efraim está guardada, seu pecado está posto em reserva.* 13.Quando lhe sobrevêm as dores do parto, ele é como um filho mal-ajeitado, que não se apresenta no momento devido para sair do seio materno.* 14.E eu o libertaria do poder da região dos mortos, iria isentá-lo da morte? Onde estão tuas calamidades, ó Morte? Região dos mortos, onde está o teu flagelo destruidor? Não vejo arrependimento.* 15.Porque em vão crescerá Efraim no meio das canas, quando vier o vento do Oriente, o vento do Senhor que sopra do deserto. Ele secará sua nascente e estancará sua fonte; todos os seus tesouros serão roubados.* 16.Samaria será punida porque ela se revoltou contra o seu Deus. Seus habitantes cairão sob os golpes da espada, seus filhinhos serão esmagados, e rasgados os ventres de suas mulheres grávidas.

Apelo à conversão

14.   1.Volta, Israel, ao Senhor, teu Deus, porque foi teu pecado que te fez cair. 2.Muni-vos de palavras de súplicas e voltai ao Senhor. Dizei-lhe: “Perdoai todos os nossos pecados, acolhei-nos favoravelmente. Queremos oferecer em sacrifício a homenagem de nossos lábios.* 3.O assírio não nos salvará, não mais montaremos nossos cavalos, e não mais teremos como Deus obra alguma de nossas mãos, porque só junto de vós encontra o órfão compaixão”. 4.Curarei a sua infidelidade, eu os amarei de todo o coração, porque minha cólera apartou-se deles. 5.Serei para Israel como o orvalho; ele florescerá como o lírio, e lançará raízes como o álamo. 6.Seus galhos se estenderão ao longe, sua opulência igualará à da oliveira e seu perfume será como o odor do Líbano. 7.Os de Efraim virão sentar-se à sua sombra. Cultivarão o trigo. Crescerão com a vinha. E serão famosos como o vinho do Líbano. 8.Que terá ainda Efraim de comum com os ídolos? Eu mesmo, que o afligi, o tornarei feliz. Eu sou como o cipreste sempre verde: graças a mim é que produzes fruto. 9.Quem é sábio atenda a estas coisas! Que o homem inteligente reflita nelas, porque os caminhos do Senhor são retos. Os justos andam por eles, mas os pecadores neles tropeçam.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?