DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Vigésimo oitavo dia: Os sacrifícios e holocaustos

Iniciamos hoje a leitura do livro do Levítico, o livro das leis. E logo no inicio contemplamos a proximidade de Moisés para com Deus, quando a leitura vai relatar: “O Senhor chamou Moisés”… Contemplamos a prescrição do Senhor para os sacrifícios de holocaustos, que prefiguram o sacrifício que Cristo deveria sofrer pela humanidade. Faça a leitura de preferência em sua Bíblia dos capítulos 01, 02 e 03 do livro do Levítico (Lv).

Levítico

I – RITUAL DOS SACRIFÍCIOS (1-7)

O Senhor chama Moisés

1.   1.O Senhor chamou Moisés e falou-lhe da tenda de reunião: 2.“Fala – disse-lhe ele – aos israelitas. Dize-lhes: Quando um de vós fizer uma oferta ao Senhor, será dentre o gado maior ou menor que oferecereis.

Os holocaustos

3.Se a oferta for um holocausto tirado do gado maior, oferecerá um macho sem defeito; e o oferecerá à entrada da tenda de reunião para obter o favor do Senhor. 4.Porá a mão sobre a cabeça da vítima, que será aceita em seu favor para lhe servir de expiação. 5.Matará o novilho diante do Senhor. Os sacerdotes, filhos de Aarão, oferecerão o sangue e o derramarão ao redor sobre o altar que está à entrada da tenda de reunião. 6.Tirará a pele da vítima e esta será cortada em pedaços. 7.Os filhos do sacerdote Aarão porão fogo no altar e empi­lharão a lenha sobre ele, 8.dispondo, em seguida, por cima da lenha, os pedaços, a cabeça e a gordura. 9.Lavarão com água as entranhas e as pernas, e o sacerdote queimará tudo sobre o altar. Esse é um holocausto, um sacrifício consumido pelo fogo, de odor agradável ao Senhor. 10.Se a sua oferta for um holocausto tirado do gado menor, dos cordeiros ou das cabras, oferecerá um macho sem defeito. 11.Matará o animal ao do lado norte do altar, diante do Senhor, e os sacerdotes, filhos de Aarão, derramarão o seu sangue em redor do altar. 12.A vítima será, em seguida, cortada em pedaços, com a cabeça e a gordura, que o sacerdote disporá sobre a lenha colocada no fogo do altar. 13.As entranhas e as pernas serão lavadas com água, e, em seguida, o sacerdote oferecerá tudo isso, queimando-o no altar. Esse é um holocausto, um sacrifício consumido pelo fogo, de odor agradável ao Senhor. 14.Se a sua oferta ao Senhor for um holocausto tirado dentre as aves, oferecerá rolas ou pombinhos. 15.O sacerdote porá a ave sobre o altar, lhe destroncará a cabeça e a queimará no altar, depois de haver espremido o seu sangue contra a parede do altar. 16.Tirará o papo com as penas e os jogará perto do altar, para o oriente, no lugar onde se põem as cinzas. 17.Abrirá em seguida a ave à altura das asas, sem as desprender, e a queimará no altar, em cima da lenha que está no fogo. Esse é um holocausto, um sacrifício consumi­do pelo fogo, de odor agradável ao Senhor”.

As oblações

2.   1.“Quando alguém apresentar ao Senhor uma oblação como oferta, a sua oblação será de flor de farinha; derramará sobre ela azeite, ajuntando também incenso. 2.E a levará ao sacerdote, filho de Aarão, o qual tomará um punhado de flor de farinha com azeite, e todo o incenso, e os queimará sobre o altar como um memorial. Esse é um sacri­fício consumido pelo fogo, de agradável odor ao Senhor. 3.O que sobrar da oblação será para Aarão e seus filhos. É o que há de mais santo entre os sacrifícios feitos pelo fogo ao Senhor. 4.Quando ofereceres uma oblação de coisa cozida no forno, farás bolos de flor de farinha sem fermento, amassados com azeite, ou bolachas sem fermento, untadas com azeite. 5.Se a oblação que ofereces for algo cozido na assadeira, que seja flor de farinha amassada com azeite, sem fermento. 6.Após cortá-la em pedaços, derramarás azeite por cima; isso é uma oblação. 7.Se a oblação que ofereces for cozida na grelha, deverá ser flor de farinha com azeite. 8.Trarás ao Senhor a oblação assim preparada, e a entregarás ao sacerdote, que a colocará no altar. 9.Ele separará da oblação o que deverá ser oferecido como memorial, e o queimará no altar. Esse é um sacrifício consumido pelo fogo, de agradável odor ao Senhor. 10.O que sobrar da oblação será para Aarão e seus filhos; isso é o que há de mais santo entre os sacrifícios feitos pelo fogo ao Senhor. 11.Qualquer oblação que oferecerdes ao Senhor deverá ser preparada sem fermento: não queimareis nada que contenha fermento ou mel em sacrifício feito pelo fogo ao Senhor. 12.Podereis oferecê-lo ao Senhor como oferta de primícias, mas não será colocado no altar como oferta de agradável odor. 13.Salgarás todas as tuas oblações; não deixarás faltar à tua oferta o sal da aliança de teu Deus. Porás, pois, sal em todas as tuas ofertas.* 14.Se fizeres ao Senhor uma oferta de primícias, oferecerás espigas tostadas ao fogo, grão tenro moído como oblação de tuas primícias. 15.Derramarás azeite por cima, ajuntando também o incenso; essa é uma oblação. 16.O sacerdote queimará como memorial uma parte do grão moído e do azeite, além de todo o incenso. Esse é um sacrifício feito pelo fogo ao Senhor.”

Sacrifícios pacíficos

3.   1.“Quando alguém oferecer um sacrifício pacífico, e quiser oferecer gado, macho ou fêmea, oferecerá um que seja sem defeito ao Senhor.* 2.Ele porá a mão sobre a cabeça da vítima, e a imolará à entrada da tenda de reunião. Os sacerdotes, filhos de Aarão, aspergirão o sangue ao redor do altar. 3.Desse sacrifício pacífico, oferecerá, à guisa de sacrifício pelo fogo ao Senhor, a gordura que envolve as entranhas e toda gordura aderente a elas, 4.os dois rins com a gordura que os envolve na região lombar e a pele que recobre o fígado, a qual será des­prendida de junto dos rins. 5.Os filhos de Aarão queimarão isso no altar, por cima do holocausto colocado sobre a lenha que está no fogo. Esse é um sacrifício consumido pelo fogo, de agradável odor ao Senhor. 6.Se oferecer do gado menor ao Se­nhor, como sacrifício pacífico, macho ou fêmea, oferecerá um que seja sem defeito. 7.Se oferecer um cordeiro, o apresentará diante do Senhor, 8.porá a mão sobre a cabeça da vítima e a imolará diante da tenda de reunião. Em seguida, os filhos de Aarão derramarão o sangue em volta do altar. 9.Desse sacrifício pacífico oferecerá, à guisa de sacrifício pelo fogo ao Senhor, a gordura, a cauda inteira cortada rente à espinha, a gordura que envolve as entranhas e que se acha aderida a elas, 10.os dois rins com a gordura que os envolve na região lombar e a pele que recobre o fígado, a qual será desprendida de junto dos rins. 11.O sacerdote queimará isso no altar; esse é o alimento de um sacrifício feito pelo fogo ao Senhor. 12.Se a oferta for uma cabra, ele a apresentará diante do Senhor, 13.porá a mão sobre sua cabeça e a imolará diante da tenda de reunião; e os filhos de Aarão derramarão o sangue em torno do altar. 14.Dessa oferta oferecerá, à guisa de sacrifício feito pelo fogo ao Senhor, a gordura que envolve as entranhas e que se acha aderida a elas, 15.os dois rins com a gordura que os recobre na região lombar, e a pele que recobre o fígado, a qual será desprendida de junto dos rins. 16.O sacerdote os queimará sobre o altar; esse é o alimento de um sacrifício oferecido pelo fogo, de agradável odor. Toda a gordura pertence ao Senhor. 17.Essa é uma lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis: Não comereis gordura nem sangue.”

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?