Continuamos a meditação da Sagrada Escritura a partir do salmo 114, que fala sobre uma libertação, devido a uma realidade de morte ou doença grave. O salmo 115 é uma continuidade do Salmo anterior e trata da confiança em Deus. O salmo 117 é um canto de ação de graças usado na liturgia, com repetições para enfatizar que a misericórdia de Deus é eterna. Ao meditar sobre esses salmos, é importante invocar o Nome do Senhor e cumprir os votos feitos a Ele. Louvamos ao Senhor porque Ele é bom e Sua misericórdia é eterna. Durante a tribulação, devemos invocar ao Senhor, pois Ele nos ouvirá. Que esta meditação seja para honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 114, 115, 116 e 117 do livro dos Salmos (Sl).
Salmos
Libertação de um perigo de morte
114. (115) 1.Aleluia. Amo o Senhor, porque ele ouviu a voz de minha súplica,* 2.porque inclinou para mim os seus ouvidos no dia em que o invoquei. 3.Os laços da morte me envolviam, a rede da habitação dos ortos me apanhou de improviso; estava abismado na aflição e na ansiedade. 4.Foi então que invoquei o nome do Senhor: “Ó Senhor, salvai-me a vida!”. 5.O Senhor é bom e justo, cheio de misericórdia é nosso Deus. 6.O Senhor cuida dos corações simples; achava-me na miséria e ele me salvou. 7.Volta, minha alma, à tua serenidade, porque o Senhor foi bom para contigo, 8.pois livrou-me a alma da morte, preservou-me os olhos do pranto, os pés da queda. 9.Na presença do Senhor continuarei o meu caminho na terra dos vivos.
(Hebraico, continuação do salmo anterior)
115. (116) 1.(10) Salmo. Conservei a confiança ainda quando podia dizer: “Em verdade sou extremamente infeliz”.* 2.(11) Em meu pavor eu dizia: “O homem é um apoio falaz”. 3.(12) Mas que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado? 4.(13) Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor. 5.(14) Cumprirei os meus votos para com o Senhor, na presença de todo o seu povo. 6.(15) É penoso para o Senhor ver morrer os seus fiéis. 7.(16) Senhor, eu sou vosso servo; vosso servo, filho de vossa serva: quebrastes os meus grilhões.* 8.(17) Irei oferecer-vos um sacrifício de louvor, invocando o nome do Senhor. 9.(18) Cumprirei os meus votos para com o Senhor, na presença de todo o seu povo, 10.(19) nos átrios da casa do Senhor, no teu recinto, ó Jerusalém!
Louvor universal
116. (117) 1.Aleluia. Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos,* 2.porque sem limites é a sua misericórdia para conosco, e eterna a fidelidade do Senhor.
Canto litúrgico de ação de graças
117. (118) 1.Aleluia. Louvai o Senhor, porque ele é bom; porque eterna é a sua misericórdia.* 2.Diga a casa de Israel: “Eterna é sua misericórdia”. 3.Proclame a casa de Aarão: “Eterna é sua misericórdia”. 4.E vós, que temeis o Senhor, repeti: “Eterna é a sua misericórdia”. 5.Na tribulação invoquei o Senhor; ouviu-me o Senhor e me livrou. 6.Comigo está o Senhor, nada temo; que mal me poderia ainda fazer um homem?* 7.Comigo está o Senhor, meu amparo; verei logo a ruína dos meus inimigos. 8.Mais vale procurar refúgio no Senhor do que confiar no homem. 9.Mais vale procurar refúgio no Senhor do que confiar nos grandes da terra. 10.Ainda que me cercassem todas as nações pagãs, eu as esmagaria em nome do Senhor. 11.Ainda que me assediassem de todos os lados, eu as esmagaria em nome do Senhor. 12.Ainda que me envolvessem como um enxame de abelhas, como um braseiro de espinhos, eu as esmagaria em nome do Senhor. 13.Forçaram-me violentamente para eu cair, mas o Senhor veio em meu auxílio. 14.O Senhor é minha força, minha coragem; ele é meu Salvador. 15.Brados de alegria e de vitória ressoam nas tendas dos justos:* 16.“A destra do Senhor fez prodígios, levantou-me a destra do Senhor; fez maravilhas a destra do Senhor”. 17.Não hei de morrer; viverei para narrar as obras do Senhor. 18.O Senhor castigou-me duramente, mas poupou-me à morte. 19.Abri-me as portas santas, a fim de que eu entre para agradecer ao Senhor.* 20.Esta é a porta do Senhor: só os justos por ela podem passar. 21.Graças vos dou porque me ouvistes, e vos fizestes meu Salvador. 22.A pedra rejeitada pelos arquitetos tornou-se a pedra angular.* 23.Isto foi obra do Senhor, é um prodígio aos nossos olhos.* 24.Este é o dia que o Senhor fez: seja para nós dia de alegria e de felicidade. 25.Senhor, dai-nos a salvação; dai-nos a prosperidade, ó Senhor! 26.Bendito seja o que vem em nome do Senhor! Da casa do Senhor nós vos bendizemos. 27.O Senhor é nosso Deus, ele fez brilhar sobre nós a sua luz. Organizai uma festa com profusão de coroas. E cheguem até os ângulos do altar. 28.Sois o meu Deus, venho agradecer-vos. Venho glorificar-vos, sois o meu Deus. 29.Dai graças ao Senhor porque ele é bom, eterna é sua misericórdia.