DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo quinquagésimo sétimo dia: Confiança na adversidade

O Salmo é um livro de orações do Antigo Testamento, também conhecido como o Saltério. É o livro mais importante e o mais recitado pelo próprio Cristo Jesus. Os 150 Salmos contidos no livro nos permitem conhecer a história do povo de Israel, pois trazem diversos componentes da alma humana. Eles podem ser recitados, cantados e meditados, e são usados na liturgia das horas e na santa missa. O Salmo começa falando sobre a felicidade do homem que se entrega ao Senhor e a realidade da bem-aventurança em Cristo Jesus. Dentro dos salmos também encontramos orações de ação de graças, de louvor a Deus, orações penitenciais e orações de confiança diante das adversidades da vida. O Salmo 3, atribuído a Davi, foi composto quando ele fugia de seu filho Salomão, diante das perseguições. É um Salmo de confiança e esperança no Senhor. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 1, 2, 3, 4 e 5 do livro dos Salmos (Sl).

Salmos

PRIMEIRO LIVRO (Salmos 1 – 40)

Os dois caminhos

1.   1.Feliz o homem que não procede conforme o conselho dos ímpios, não trilha o caminho dos pecadores, nem se assenta entre os escarnecedores.* 2.Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor e medita sua lei dia e noite. 3.Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes: dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais. Tudo o que empreende, prospera. 4.Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva. 5.Por isso não suportarão o juízo, nem permanecerão os pecadores na assembleia dos justos. 6.Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos, ao passo que o dos ímpios leva à perdição.

O Messias, senhor do universo 

2.  1.Por que tumultuam as nações? Por que tramam os povos vãs conspirações?* 2.Erguem-se, juntos, os reis da terra, e os príncipes se unem para conspirar contra o Senhor e contra seu Cristo.* 3.“Quebremos seu jugo – disseram eles – e sacudamos para longe de nós as suas cadeias!” 4.Aquele, porém, que mora nos céus, se ri, o Senhor os reduz ao ridículo. 5.Dirigindo-se a eles em cólera, ele os aterra com o seu furor: 6.“Sou eu – diz – quem me sagrei um rei em Sião, minha montanha santa”. 7.Vou publicar o decreto do Senhor. Disse-me o Senhor: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei.* 8.Pede-me; te darei por herança todas as nações; tu possuirás os confins do mundo. 9.Tu as governarás com cetro de ferro, tu as pulverizarás como um vaso de argila”. 10.Agora, ó reis, compreendei isso; instruí-vos, ó juízes da terra. 11.Servi ao Senhor com respeito e exultai em sua presença; prestai-lhe homenagem com tremor, para que não se irrite e não pereçais quando, em breve, se acender sua cólera. Felizes, entretanto, todos os que nele confiam.

Oração da manhã – Confiança na adversidade

3.   1.Salmo de Davi, quando fugia de Absalão, seu filho.* 2.Senhor, como são numerosos os meus perseguidores! É uma turba que se dirige contra mim. 3.Uma multidão inteira grita a meu respeito: “Não, não há mais salvação para ele em seu Deus!”. 4.Mas vós sois, Senhor, para mim um escudo; vós sois minha glória, vós me levantais a cabeça.* 5.Apenas elevei a voz para o Senhor, ele me responde de sua montanha santa. 6.Eu, que me tinha deitado e adormecido, levanto-me, porque o Senhor me sustenta. 7.Nada temo diante desta multidão de povo, que de todos os lados se dirige contra mim. 8.Levantai-vos, Senhor! Salvai-me, ó meu Deus! Feris no rosto todos os que me perseguem, quebrais os dentes dos pecadores. 9.Sim, Senhor, a salvação vem de vós. Desça a vossa bênção sobre vosso povo.

Oração da noite

4.   1.Ao mestre de canto. Com instrumentos de corda. Salmo de Davi.* 2.Quando vos invoco, respondei-me, ó Deus de minha justiça, vós que na hora da angústia me reconfortastes. Tende piedade de mim e ouvi minha oração. 3.Ó poderosos, até quando tereis o coração endurecido, no amor das vaidades e na busca da mentira? 4.O Senhor escolheu como eleito uma pessoa admirável, o Senhor me ouviu quando o invoquei. 5.Tremei, mas sem pecar; refleti em vossos corações, quando estiverdes em vossos leitos, e calai.* 6.Oferecei vossos sacrifícios com sinceridade e esperai no Senhor. 7.Dizem muitos: “Quem nos fará ver a felicidade?”. Fazei brilhar sobre nós, Senhor, a luz de vossa face. 8.Pusestes em meu coração mais alegria do que quando abundam o trigo e o vinho. 9.Apenas me deito, logo adormeço em paz, porque a segurança de meu repouso vem de vós só, Senhor.

Oração da manhã

5.   1.Ao mestre de canto. Com flautas. Salmo de Davi.* 2.Senhor, ouvi minhas palavras, escutai meus gemidos. 3.Atendei à voz de minha prece, ó meu rei, ó meu Deus. 4.É a vós que eu invoco, Senhor, desde a manhã; escutai a minha voz, porque, desde o raiar do dia, vos apresento minha súplica e espero. 5.Pois vós não sois um Deus a quem agrade o mal, o mau não poderia morar junto de vós; 6.os ímpios não podem resistir ao vosso olhar. Detestais a todos os que praticam o mal, 7.fazeis perecer aqueles que mentem, o homem cruel e doloso vos é abominável, ó Senhor. 8.Mas eu, graças à vossa grande bondade, entrarei em vossa casa. Irei prostrar-me em vosso santuário, com o respeito que vos é devido, Senhor. 9.Conduzi-me pelas sendas da justiça, por causa de meus inimigos; aplainai, para mim, vosso caminho. 10.Porque em seus lábios não há sinceridade, seus corações só urdem projetos ardilosos. A garganta deles é como um sepulcro escancarado, com a língua distribuem lisonjas.* 11.Deixai-os, Senhor, prender-se nos seus erros, que suas maquinações malogrem! Por causa do número de seus crimes, rejeitai-os, pois é contra vós que se revoltaram. 12.Regozijam-se, pelo contrário, os que em vós confiam, permanecem para sempre na alegria. Protegei-os e triunfarão em vós os que amam vosso nome. 13.Pois, vós, Senhor, abençoais o justo; vossa benevolência, como um escudo, o cobrirá.

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?