DESAFIO: "A BÍBLIA EM UM ANO"

Centésimo octogésimo sexto dia: Louvor, oração de gratidão e confiança no Deus de Israel

Com a leitura de hoje iremos concluir a nossa meditação do livro dos Salmos que exaltam e louvam a Deus. Os salmos mencionados são de caráter messiânico e mostram Israel como o povo escolhido por Deus. Eles convidam toda a criação a louvar ao Senhor e reconhecer Sua glória. Os salmos também falam sobre a vitória de Deus sobre as nações e a honra que Ele dá aos humildes. Além disso, há uma doxologia que destaca a importância de render glórias a Deus em todos os momentos. O texto também menciona a restauração de Jerusalém e como Deus protege e governa todas as coisas por Sua Providência. Através dos salmos, é enfatizado o reconhecimento de que Deus é bom, amável e poderoso. Ele cuida dos que têm o coração ferido e eleva os humildes. O louvor a Deus é exaltado como um ato de gratidão e confiança em Sua misericórdia. Faça a leitura de preferencia em sua Bíblia dos capítulos 146, 147, 148, 149 e 150 do livro dos Salmos (Sl).

Salmos

Reconhecimento pela restauração de Jerusalém

146. (147)   1.Salmo. Louvai o Senhor porque ele é bom; cantai ao nosso Deus porque ele é amável, e o louvor lhe convém.* 2.O Senhor reconstrói Jerusalém, e congrega os dispersos de Israel. 3.Ele cura os que têm o coração ferido, e cuida-lhes das chagas. 4.É ele que fixa o número das estrelas, e designa cada uma por seu nome. 5.Grande é o Senhor nosso e poderosa a sua força; sua sabedoria não tem limites. 6.O Senhor eleva os humildes, mas abate os ímpios até a terra. 7.Cantai ao Senhor um cântico de gratidão, cantai ao nosso Deus com a harpa. 8.A ele que cobre os céus de nuvens, que faz cair a chuva à terra; a ele que faz crescer a relva nas montanhas, e germinar plantas úteis para o homem. 9.Que dá sustento aos rebanhos, aos filhotes dos corvos que por ele clamam. 10.Não é o vigor do cavalo que lhe agrada, nem ele se compraz nos jarretes do corredor. 11.Agradam ao Senhor somente os que o temem, e confiam em sua misericórdia.

(Hebraico, continuação do salmo precedente)

147.   1.(12) Salmo. Louva, ó Jerusalém, o Senhor; louva o teu Deus, ó Sião, 2.(13) porque ele reforçou os ferrolhos de tuas portas, e abençoou teus filhos em teu seio. 3.(14) Estabeleceu a paz em tuas fronteiras, e te nutre com a flor do trigo. 4.(15) Ele envia a sua palavra sobre a terra, e aí ela corre velozmente. 5.(16) Ele faz cair a neve como lã, espalha a geada como cinza. 6.(17) Atira o seu granizo como migalhas de pão, diante de seu frio as águas se congelam. 7.(18) À sua ordem, porém, elas se derretem; faz soprar o vento e as águas correm de novo. 8.(19) Ele revelou sua palavra a Jacó, sua Lei e seus preceitos a Israel. 9.(20) Com nenhum outro povo agiu assim, a nenhum deles manifestou seus mandamentos.

Louvor universal 

148.   1.Aleluia. Nos céus, louvai o Senhor, louvai-o nas alturas do firmamento.* 2.Louvai-o, todos os seus anjos. Louvai-o, todos os seus exércitos. 3.Louvai-o, sol e lua; louvai-o, astros brilhantes. 4.Louvai-o, céus do céu, e vós, ó oceanos dos espaços celestes. 5.Louvem o nome do Senhor, porque ele mandou e tudo foi criado. 6.Tudo estabeleceu pela eternidade dos séculos; fixou-lhes uma Lei que não será violada. 7.Na terra, louvai o Senhor: cetáceos e todos das profundezas do mar; 8.fogo e granizo, neve e neblina; vendaval proceloso dócil às suas ordens; 9.montanhas e colinas, árvores frutíferas, árvores silvestres; 10.feras e rebanhos, répteis e aves; 11.reis da terra e todos os seus povos; príncipes e juízes do mundo; 12.jovens e donzelas; velhos e crianças! 13.Louvem todos o nome do Senhor, porque só o seu nome é excelso. Sua majestade transcende a terra e o céu, 14.e conferiu a seu povo um grande poder. Louvem-no todos os seus fiéis, filhos de Israel, povo a ele mais chegado.

O triunfo de Israel

149.   1.Aleluia. Cantai ao Senhor um cântico novo, ressoe o seu louvor na assembleia dos fiéis.* 2.Alegre-se Israel em seu criador, exultem em seu rei os filhos de Sião. 3.Em coros louvem o seu nome, cantem-lhe salmos com o tambor e a cítara, 4.porque o Senhor ama o seu povo, e dá aos humildes a honra da vitória. 5.Exultem os fiéis na glória, alegrem-se em seus leitos. 6.Tenham nos lábios o louvor de Deus, e nas mãos a espada de dois gumes, 7.para tirar vingança das nações pagãs, e impor castigos aos povos; 8.para lançar em ferros os seus reis, e pôr algemas em seus príncipes, 9.executando contra eles o julgamento pronunciado. Tal é a glória reservada a todos os seus fiéis.

Doxologia

150.   1.Aleluia. Louvai o Senhor em seu santuário, louvai-o em seu majestoso firmamento.* 2.Louvai-o por suas obras maravilhosas, louvai-o por sua majestade infinita. 3.Louvai-o ao som da trombeta, louvai-o com a lira e a cítara. 4.Louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o com a harpa e a flauta. 5.Louvai-o com címbalos sonoros, louvai-o com címbalos retumbantes. Tudo o que respira louve o Senhor!

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?