Ser apóstolo sem deixar de ser discípulo

Para compartilhar com vocês esta reflexão queria partir de uma pergunta: O que somos mestres ou discípulos? Com qual deles nos identificamos?

Se nós lermos com atenção o Evangelho, nos daremos conta que Jesus ao falar com aqueles que tinham sido chamados para segui-lo (para que sejam cristãos, que dizer seguidores de Cristo), em umas ocasiões os chama discípulos, em outras os chama de apóstolos.

Por que Jesus joga com estas duas palavras? O que podemos ver e compreender que há por trás delas?

Qual o seu significado?

O discípulo é a pessoa que foi chamada a seguir o seu mestre, é a pessoa que o segue para aprender. Por tanto, é a pessoa que escuta, que observa os gestos e as ações de seu mestre para encarná-las e manifestá-las em sua própria vida.

Por conseguinte, é uma pessoa humilde, reconhece que não tem tudo, que não sabe tudo e que não pode tudo.

É a pessoa simples que vai em busca da verdade, de algo que dê sentido e plenitude à sua própria vida.

Estas são sem dúvida, atitudes básicas e fundamentais do ser humano que quer crescer e chegar a conquistar uma vida em plenitude.

O discipulado é à base do autêntico crescimento. Por isso, Jesus, homem perfeito se faz mestre e chama homens e mulheres para serem seus discípulos.

O apóstolo é o discípulo que se coloca no lugar do mestre, que encarna a vida do mestre e a manifesta em sua própria vida.

É o discípulo que prolonga a vida e a ação do mestre.

A causa do mestre é a sua própria causa. Os projetos do mestre são seus próprios projetos.

O homem é discípulo porque é chamado a ser mestre.

Todo ser humano tem uma missão, porém é preciso aprendê-la e para isso nós temos toda a vida.

Com toda certeza podemos dizer que a vida é um tempo para aprender a amar. E a vida é o tempo para manifestar o que aprendeu.

É fundamental o equilíbrio entre o ser discípulo e ser mestre. Na teoria podemos separar estes dois pólos da vida cristã: discípulo e apóstolo, mas não na prática e na experiência de fé do cristão.

Elas vão estar sempre unidas: O discípulo é chamado a ser apóstolo, mas nunca deixar de ser a pessoa que segue aprendendo.

Por isso Jesus usa em algumas ocasiões a palavra discípulo e em outras a palavra apóstolo.

Picture of Marleide Fernandes, fvc

Marleide Fernandes, fvc

Membro associada da Comunidade de São Pio X

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?