Ressignificar a vida, para uma vida nova

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

O dicionário da língua portuguesa define o verbo ressignificar como a “ação de atribuir um novo significado a; dar um sentido diferente a alguma coisa.” E esta talvez seja a principal ação da proposta salvífica do Senhor, revelada em plenitude, por meio de Jesus Cristo: conceder um sentido diferente à humanidade, através de uma experiência pessoal com o Amor de Deus.

E, este profundo Amor, é o ponto de partida do chamado à ressignificação concedido pelo Senhor, amando-nos até o fim, Ele nos oferta a oportunidade de atribuirmos a nossa existência um sentido renovado, único e particular. Nesta concessão de novo sentido não há mais espaço para dúvidas, dores e sofrimentos, pois a pujança da força do Madeiro revela-nos que da e na Cruz está escondido o propósito e a razão do nosso existir, modificando em nós a ótica pela qual enfrentamos as tribulações do existir. Jesus é em si um especialista em ressignificar histórias de vida e os evangelhos são claramente um manual de auxílio a ressignificação da nossa própria história a partir do descobrimento do poder acolhedor e transformador da Misericórdia Divina, que confere a todos uma nova forma de viver e de se relacionar com a Graça do Sagrado.

A incansável disponibilidade de Cristo em alcançar e converter o nosso coração, é expressada nas Palavras de Jesus a Nicodemos: “necessário vos é nascer novamente” (cf. Jo 3, 7); é testemunhada diante da pecadora jogada aos seus Pés – “ninguém te condenou?; e nem eu te condeno” (cf. Jo 8, 10-11); e ainda é visível por meio de sua ação perante Zaqueu, “é preciso que eu fique hoje em tua casa!” (cf. Lc 19, 5). Acolhendo a limitação, os fracassos, as fraquezas, Jesus utiliza-Se das misérias de cada um, tornando-as, território excepcional para realizar o seu Poder. É importante destacar que a proposta de ressignificação concedida por Jesus não rejeita o histórico de vida de nenhum destes personagens bíblicos, pelo contrário, é a partir do lançamento de um novo olhar sobre as particularidades da vida de cada um deles, que Ele, leva-os a construção de um novo sentido para a continuação de suas vidas. O Senhor deseja fazer conosco assim como fez com estes: quer nos fazer perceber que toda a nossa limitação humana pode e deve servir de ponte de condução para o resplandecer da sua Glória em nossas vidas, levando-nos ao começo de um novo jeito de viver.

Ressignificar é ressuscitar sem ainda ter morrido fisicamente. É conseguir, em meio as realidades que enfrentamos na vida, fazer rolar as pedras que insistem em nos sepultar, concedendo uma nova forma de caminhar a uma nova vida que surgirá. Para esta experiência acontecer é necessário discernimos que significado temos dado ao Senhor em nossas vidas, identificando possíveis distorções neste relacionamento constituído. Além disso, é ter o cuidado de não cair na armadilha da desvalorização de nossa própria história de vida, rejeitando a nossa caminhada, mas sim, utilizar dela para abrir-se a oportunidade de viver a experiência profunda com o Amor de Deus, que é capaz e Poderoso para salvar de tudo.

Hoje Deus nos propõe fazermos o itinerário de ressignificarmos aquilo que somos pela experiência da ressignificação Daquele que Ele É. Antes da perfeição deseja de nós a verdade, sermos autênticos diante Dele, pois é na verdade daquilo que somos que Ele nos auxilia a construirmos um novo sentido para toda e qualquer limitação, dificuldade e até para os pecados que possuímos, utilizando de todas estas realidades como o prólogo de uma nova vida, com um novo significado e um novo olhar sobre nós mesmos.

Eu te convido a deixar resplandecer hoje sobre a sua vida este novo sentido, atribuindo a sua vivência esta nova oportunidade de viver uma nova vida. Saiba: do peito transpassado de Jesus emana um oceano de ressignificação no qual somos hoje convidados a navegar e da Luz do sepulcro vazio vem o norte que nos conduzirá, para assim construirmos uma nova rota, um novo mapa, rumo ao céu, nossa meta final!

Open chat
Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?