Na última quarta-feira, 2 de abril, o Encontro Nacional da Família Católica – CRESCER, realizado anualmente em Campina Grande, na Paraíba, alcançou um marco histórico ao ser oficialmente incluído no Calendário Nacional do Turismo Religioso. A conquista foi garantida após a aprovação, pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, do requerimento apresentado pela deputada federal Simone Marquetto (MDB-SP), reconhecendo a importância do evento no cenário nacional da fé e da evangelização.
Além do requerimento, a deputada é também autora do Projeto de Lei 756/2025, que institui Campina Grande como o município brasileiro que mais reúne famílias cristãs durante o período carnavalesco. O texto do PL destaca o CRESCER como a maior expressão de turismo religioso nessa época do ano no Brasil, reforçando o protagonismo da cidade paraibana no acolhimento de fiéis de diversas partes do país.
Com 28 anos de história, o CRESCER é promovido pela Comunidade de São Pio X, da Diocese de Campina Grande, e oferece uma intensa programação de cinco dias, com missas, adoração, pregações e formações voltadas à vivência da fé cristã no seio das famílias. O evento reúne, anualmente, cerca de 80 mil pessoas, gerando impacto direto na economia local, com incremento no setor de hospedagem, comércio, alimentação e geração de empregos temporários.
A deputada Simone Marquetto, que também é autora da Lei nº 14.745/2023 — que institui o Dia Nacional do Rosário da Virgem Maria — ressaltou a importância do reconhecimento federal do CRESCER. “Feliz demais com a inclusão do Crescer no Calendário Nacional do Turismo Religioso. Eu tive uma experiência extraordinária no Crescer. Quando recebi o convite, eu não tinha dimensão de como seria. O Crescer mobiliza toda a cidade e o estado, fomentando a economia. Faço o convite para que as pessoas possam conhecer, porque é extraordinário”, afirmou.
De acordo com o moderador geral da Comunidade de São Pio X e coordenador do CRESCER, Gustavo Lucena, o reconhecimento é motivo de orgulho para a cidade. “Campina Grande se tornou referência no Brasil em promover um carnaval de paz, espiritualidade e valores familiares. Essa conquista é resultado de quase três décadas de compromisso com a evangelização e a promoção da vida em sua plenitude”, pontuou.
A inclusão no Calendário Nacional do Turismo Religioso deve potencializar ainda mais a visibilidade do CRESCER, atraindo visitantes de todos os cantos do Brasil e fortalecendo políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo de fé. A cidade de Campina Grande, que já é conhecida por eventos grandiosos como o Maior São João do Mundo, agora se firma também como polo nacional da espiritualidade durante o Carnaval.
Fotos: Leonardo Silva
Por Thiago Marques
Assessoria de Imprensa Comunidade de São Pio X
Jornalista | DRT 3691-PB
(83) 9 8871.5912
imprensa@piox.org.br