Fé Humana, Fé Cristã e Espiritualidade

FÉ – é uma palavra com origem no Latim fidesque significa “confiança”, “crença”, “credibilidade”. A fé é um sentimento de total crença em algo ou alguém. É uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança.

No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência.

A fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus.

Fé Humana e Fé Religiosa – interagem, se ajudam e se qualificam uma a outra não se contrapondo. Temos a tendência de pensar que fé só interessa no âmbito da religiosidade, mas na verdade, nossas relações interpessoais necessitam fortemente da fé para se tornarem verdadeiras, humanas. Por meio da fé, a pessoa rompe com sua solidão, sente-se motivada para as tarefas mais árduas, pois assim nosso viver se torna útil e significativo.

A Fé Religiosa – busca assegurar-se na relação com Deus, como raiz primeira e última de nossa existência. Esta Fé Religiosa, antes de ser uma ideia é uma experiência envolvente, decorrente de nosso próprio viver.

Fé Humana não é fé em Deus; é fé em si mesmo; é sentir que onde quer que você se encontre, existem condições e confiança de que pode depender de você mesmo, sem esperar ajuda de terceiros, para resolver seus problemas.

A Fé Humana e a Fé Religiosa nos fazem caminhar no terreno da esperança. Na medida em que a Fé Religiosa vai favorecendo um processo de conversão ao Deus vivo e verdadeiro, também vai firmando e aperfeiçoando a Fé Humana.

Se a vida é uma viagem cheia de emoções e experiências, se o futuro nada mais é do que um presente dinâmico, qual o objetivo da nossa evolução, se não incluirmos a Fé humana?

ESPIRITUALIDADE

 

Espiritualidade – é uma dimensão da pessoa humana que traduz, segundo diversas religiões e confissões religiosas, o modo de viver característico do homem que busca alcançar a plenitude, enquanto é visto como ser naturalmente religioso, que constitui, de modo temático ou implícito, a sua mais profunda essência e aspiração.

Espiritualidade Cristã – seria o nosso jeito de viver inspirado pela experiência do Deus Trindade, pela revelação que somos e fazemos: orienta o nosso agir, ajuda a discernir nosso sentir, ilumina as nossas decisões.

Há três dimensões essenciais do ser (pessoa): a dimensão emocional, a dimensão racional e a dimensão da ação. A Espiritualidade precisa entranhar-se nestas três dimensões, para que seja experiência vital integral.

Portanto, espiritualidade Cristã é uma escolha que fazemos para “conhecer e crescer” no nosso relacionamento diário com o senhor Jesus.

É comum uma pessoa confundir espiritualidade com religiosidade, são questões que estão relacionadas, porém não se refere à mesma coisa. A prática religiosa pode ser apenas dogmática e tradicional, influenciada e nutrida unicamente por questões culturais ou familiares.

A Espiritualidade é uma dimensão da pessoa humana que traduz, o modo de viver próprio de uma fé que busca alcançar por meio de Jesus Cristo a sua fé cristã.

A espiritualidade que realmente pode mudar a vida de uma pessoa está baseada em sua essência quando esta entende o seu novo nascimento espiritual.

Jesus prometeu que o Espírito Santo nos guiaria “a toda verdade” (João 16.13). Parte da verdade, a qual o Espírito nos guia, é aprender as coisas de Deus e aplicá-las em nossa vida

  O Apóstolo Paulo diz para sermos “cheios” do Espírito Santo. “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5.18). O tempo verbal nesta passagem é continuo e significa: “continue sendo cheio do Espírito Santo”. Ser cheio do Espírito significa deixar o Espírito Santo nos controlar, ao invés de ceder aos desejos da nossa natureza carnal. Aquele que é nascido de novo e controlado pelo Espírito Santo vai exibir um falar sadio, caminhada espiritual consistente e capacidade de tomar decisões baseada na Palavra de Deus.

  • A Espiritualidade é para os que prestam atenção à sua voz interior.
  • A Espiritualidade se alimenta na confiança e na Fé.
  • A Espiritualidade nos faz viver em Deus, não renuncia a Ele. Você tem que buscá-la
  • A Espiritualidade vive no presente.
  • A Espiritualidade liberta nossa Consciência.

A Espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.

Picture of Marleide Fernandes, fvc

Marleide Fernandes, fvc

Membro associada da Comunidade de São Pio X

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?