Neste final de semana, a Comunidade de São Pio X realizou um retiro de espiritualidade para os irmãos que se preparam para a admissão. O evento reuniu mais de quarenta participantes com o propósito de “ouvir o Senhor que nos fala na montanha”, segundo palavras de Gustavo Lucena, um dos pregadores.
O retiro teve como tema: “Arrefeceste o teu primeiro amor… Arrepende-te e retorna às tuas primeiras obras” (Ap 2, 4-5a), convidando os participantes a renovar sua experiência inicial com Deus. A programação iniciou no sábado (09), com a animação de Andrea Gama, fvc, e Elber Cardoso, fvc. Em seguida, Gustavo Lucena conduziu a primeira pregação, propondo que os participantes se colocassem como discípulos na montanha, prontos para ouvir o Senhor. O moderador destacou a importância de, para a espiritualidade própria da Comunidade de São Pio X, estar diariamente “na montanha” para escutar a voz de Deus, onde as principais “fontes para ouvir o Senhor” são o “Pão do Céu, o Pão da Palavra e o Pão da Terra”.
O Formador Geral, Prof. Romero Frazão, fvc, deu continuidade com uma experiência de Batismo no Espírito Santo, que culminou em um momento profundo de adoração ao Santíssimo Sacramento e uma oração comunitária guiada pelos membros Joseni Santos, Edivonaldo Araújo e Mauro Ribeiro.
No domingo, o retiro prosseguiu com mais uma pregação do moderador, baseada no Evangelho da Liturgia do 32º Domingo do Tempo Comum. Gustavo destacou que “o tamanho da nossa oferta deve ser proporcional ao nosso sacrifício”, e completou dizendo que “não há vida de santidade sem sacrifício; precisamos nos oferecer em sacrifício para alcançar a santidade”.
Além de momentos de reflexão e espiritualidade, o retiro também é um espaço de fraternidade. “É uma oportunidade de renovar a vida fraterna para retomar a caminhada com a certeza de que o Espírito Santo nos conduz”, afirmou o Formador Geral, Prof. Romero Frazão.
Este retiro fortalece a espiritualidade e a comunhão entre os irmãos, renovando o compromisso de fé de cada um para a caminhada na Comunidade de São Pio X.
Redação do NAMIS