A graça Salvífica da Caridade de Cristo

A Caridade de Jesus Cristo se revela pelo sacrifício perfeito que foi Sua obra salvífica

No Antigo Testamento sacrifícios eram realizados para apaziguar a ira de Deus com relação ao pecado de seu povo. Os sacrifícios consistiam em um ato essencial do culto da Antiga Aliança. Numa época de Páscoa, por exemplo, acredita-se que mais de 200 cordeiros eram sacrificados. Todos esses sacrifícios eram temporários e serviam para o sacrifício perfeito e definitivo de Cristo, nosso cordeiro pascal (1 Coríntios 5:7). Eles não podiam pagar a dívida do homem perante Deus, e eles não tinham o poder de prover a libertação do pecado.

A obra Salvífica de Jesus Cristo trouxe reconciliação

O pecado separou o homem de Deus. Após a Queda do homem com Adão, a humanidade se tornou completamente corrompida pelo pecado. Incapaz de desejar e amar as coisas de Deus, o homem passou a buscar ativamente todo tempo tudo aquilo que transgride e afronta a Lei do Senhor. Isto significa que o homem se tornou inimigo de Deus e merecedor da sua ira. Somente através da obra salvífica de Jesus Cristo é que o pecador pode ser reconciliado com Deus.

A verdadeira doutrina bíblica fala de substituição penal. Isso quer dizer que Cristo tomou o lugar dos pecadores que estavam mortos em seus delitos e pecados, e recebeu em seu lugar o castigo da ira de Deus, suprindo as exigências de sua justiça. Por isso sua obra salvífica trouxe reconciliação. São Paulo escreve que Deus estava em Cristo reconciliando o mundo consigo mesmo (2 Coríntios 5:19).

A obra salvífica de Jesus Cristo proveu a redenção

A obra salvífica de Jesus Cristo mostrou que o preço que Ele pagou para redimir o seu povo foi seu próprio sangue. Ninguém seria capaz de pagar tal preço, nem mesmo o próprio pecador. Mas somente Deus poderia prover tal pagamento.

A obra salvífica de Jesus Cristo expressa a Caridade e a graça de Deus

A obra salvífica de Jesus Cristo é a maior expressão do amor e da graça de Deus. Deus não passou a nos amar porque Cristo morreu crucificado no Calvário, mas Cristo morreu numa cruz porque Deus nos amou desde a eternidade, antes da fundação do mundo (Efésios 1:4).

Por isso o apóstolo Pedro, ao falar sobre a obra salvífica de Jesus, escreve que fomos resgatados da nossa vã maneira de viver não por coisas corruptíveis, mas “com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado; o qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós” (1 Pedro 1:18-20).

Efésios 2:8 diz: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é a Caridade de Deus, é sua graça salvadora.

Picture of Marleide Fernandes, fvc

Marleide Fernandes, fvc

Membro associada da Comunidade de São Pio X

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?