Tem graça o tríduo pascal pela televisão? – 5 passos para viver o tríduo pascal em casa

Ao se falar em semana santa, muitos podem associar este período a um feriado estendido, em que viagens e passeios poderiam ser realizados sem tanta preocupação, caso não estivéssemos atravessando esta pandemia, que nos colocou em isolamento social e nos impediu de andar livremente, como estávamos acostumados.

Mas, apesar desta visão da sociedade paganizada em que estamos imersos, nós católicos precisamos compreender que este tempo santo proposto pela Santa Igreja, guarda o mistério mais precioso que foi dado a humanidade: a paixão, morte e ressurreição do Senhor.

O tríduo santo é iniciado com a Missa à tarde da Quinta-feira Santa e termina com a oração de vésperas do Domingo de Páscoa. Nesses dias, vamos meditar os passos do Senhor Jesus que sofre e se doa por Amor a cada um de nós. São dias especiais e, portanto, devem ser vivenciados de forma diferenciada, mesmo que estejamos em casa.

Mas, como experimentar a espiritualidade reflexiva de cada dia deste tríduo, se não podemos ir à Igreja? Como entrar em comunhão sem receber a Eucaristia? As respostas para essas perguntas podem ser encontradas nas leituras e orações propostas pela Santa Igreja, que nos convida a uma espiritualidade mais profunda a cada dia. Para experimentar dessa Graça em casa, seguem algumas dicas importantes:

1° passo – Busque os horários e canais de comunicação em que serão transmitidas ascelebrações com antecedência: A TV, as redes sociais e até mesmo o rádio podem ser usados para participar das celebrações. Mas lembre-se, é necessário participar ao vivo da transmissão, nada de gravações. Por isso, se organize com antecedência, e programe o horário em que vai participar para não perder nenhum momento!

2° passo – Convide sua família para participar das celebrações e momentos de oração: O isolamento social pode ser uma ótima oportunidade para a família rezar unida, e assim se fortalecer espiritualmente. Combine o horário para que todos se reúnam para assistir as celebrações ou para rezar a via sacra. Lance a semente da fé na sua casa!

3° passo – Prepare um ambiente adequado para participar das celebrações: Busque um local em que as distrações sejam minimizadas. Desligue aparelhos de som, coloque o celular no silencioso, avise que naquele momento o silêncio é necessário. Deus fala ao coração, e precisamos estar atentos para ouvir.

4° passo – Procure estar em uma posição corporal adequada para vivenciar cada momento da liturgia que a Igreja propõe: Evite assistir as celebrações deitado, ou em uma posição que não favoreça o respeito e a atenção que são exigidos. Nosso corpo também reza! Então se ajoelhe na consagração, fique de pé na proclamação do Evangelho e se porte como você se comporta na Igreja.

5° passo – Pratique o jejum, a caridade e a penitência: O Código de Direito Canônico, no Cânon 1251, prescreve o jejum para a Quarta-feira de Cinzas e para a sexta-feira da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Porém, para além desses dois dias, é recomendável praticar penitências e abstinências que nos unam ao sofrimento de Jesus na Cruz. Portanto, nestes dias de tríduo, acorde mais cedo, coma algo que não gosta ou deixe de comer algo que gosta, reze de joelhos ou suporte algum incômodo sem reclamar e ofereça os sacrifícios que puder ao Senhor. Assim no Domingo de Páscoa você poderá vivenciar a alegria da ressurreição sem jejuns e penitências de uma forma ainda mais saborosa!

Se compreendermos a espiritualidade de cada dia do tríduo, não cairemos na tentação de passar esses dias como outros quaisquer. Ficar em casa não é desculpa para não se preparar para a ressurreição do Senhor. Jesus deu tudo por nós, e nós? O que podemos dar a Ele?

Que Deus e Nossa Senhora nos concedam um Santo Tríduo Pascal!

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?