Primeira Eucaristia na Comunidade de São Pio X

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Neste último sábado que antecedeu o 6º Domingo da Páscoa foi celebrada Santa Missa na Primeira Eucaristia das Crianças da Catequese do Centro de Formação Católica Prof. Antônio Lucena. A celebração aconteceu na Capela da Comunidade de São Pio X, reunindo dezenas de fiéis, e foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Catedral) o Padre Luciano Guedes do Nascimento Silva.

As leituras propostas pela liturgia do dia foram realizadas por duas das crianças.

Em sua homilia, o Padre Luciano destacou o quão valioso é eucaristia na vida cristã, “o evangelho que acabamos de escutar gora, mostra Jesus instituindo a eucaristia, dando o pão, dando o vinho aos discípulos e dizendo: isto é o meu corpo, este é o cálice da nova e eterna aliança. A eucaristia, queridas crianças, é a maior prova, e a maior expressão da amizade que vocês vão ter com Jesus, especialmente no dia do domingo vocês devem sempre recordar deste encontro,” disse ele.

O Padre ainda exortou a importância das famílias se reunirem para celebrar a eucaristia, “este é um momento para fortalecer a nossa amizade com Cristo, a amizade de todos vocês que vieram participar desta Santa Missa, então cada família que traz o seu filho para esta mesa, com ela esta unido. Esta mesa, é a mesa de Cristo, para cada casa, para cada pessoa, para cada família, e que nunca falte na caminhada humana de vocês esta mesa do Senhor, quem leva um filho para a eucaristia, está levando a sua família para Deus,” concluiu.

Logo em seguida aconteceu o rito de renovação das promessas batismais. A oração da assembleia foi realizada por um grupo de crianças, um casal de pais e uma catequista e rezaram pedindo pela perseverança na caminhada, pelo Papa Francisco, por Dom Dulcênio, pelos sacerdotes em especial pelo Padre Luciano, pelos pais e catequistas.

A celebração prosseguiu como de costume, quando no rito da comunhão um local a frente do presbitério foi preparado com um genuflexório, onde as crianças se dirigiam até local, se ajoelhavam e recebiam das mãos do sacerdote a Sagrada Comunhão nas espécies Corpo e Sangue de Cristo. Após, o sacerdote juntamente com um Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão distribuíram a comunhão aos demais fiéis presentes.

Ao final da celebração as crianças se posicionaram a frente do presbitério para cantar uma canção em ação de graças pela Primeira Eucaristia recebida. E em seguida o Padre entregou a cada criança uma lembrança preparada pelas catequistas.

A catequese para crianças acontece no Centro de Formação Católica Prof. Antônio Lucena, na sede da Comunidade de São Pio X.

 

Redação do NAMIS

Anterior
Próximo

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?