O Advento é um dos tempos do Ano Litúrgico pertencente ao ciclo do Natal.
O termo “advento” origina-se do verbo latino ad venire, que significa, o que estar para vir.
No Advento relembramos a dimensão histórica da salvação e o caráter missionário da vinda de Cristo que se encarnou no seio da Virgem Maria para habitar entre nós, tornando-se presença salvífica na história, confirmando assim a promessa e a aliança feitas por Deus ao povo de Israel.
MARIA MULHER DO ADVENTO
Maria é a “Mulher do Advento:”, por que dizer assim? Porque Maria foi “concebida” por Deus no início da criação para ser a Mãe do Salvador: Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho, nascido de uma mulher” (Gl 4,4). Maria Santíssima é aquela que está unida ao Filho de Deus por vínculo estreito e, indissolúvel e, por isso mesmo, sem o pecado original. Esperou a realização das promessas de Deus, acolhendo na fé e na carne, Jesus o Filho de Deus, em plena obediência à vontade divina”, assim expressou o Papa Emérito Bento XVI.
A FIGURA DE MARIA NO ADVENTO
- Ela é a “Cheia de graça”, a “bendita entre as mulheres”, a “Virgem”, a esposa do Espírito Santo, a serva do Senhor”.
- Ela é a mulher nova, a nova Eva que restabelece e recapitula no desígnio de Deus pela obediência da fé o mistério da salvação.
- Ela é a filha de Sião, a que representa o Antigo, o Novo Testamento e o Novo Israel.
- Ela é a Virgem do Sim, a Virgem fecunda que escuta e acolhe
O SIM DE MARIA
A proximidade de Deus na vida de Maria acrescentou coragem de aceitar a Sua vontade para ser a Mãe do Seu Filho. A certeza do anjo expressa nas palavras: “O Senhor está com você”, foi a confirmação de que Deus não abandona o homem a si mesmo, quando o anjo lhe diz: Não temas Maria, pois encontraste graça diante de Deus” (Lc. 1,30). Só Deus pode proteger e assegurar o futuro do ser humano. Onde Deus está presente, uma pessoa não tem que ter medo do mal. Maria aceita o mistério de ser a Mãe do Filho de Deus, e tornou-se testemunha da proximidade de Deus na vida humana.
“Maria é uma testemunha, como Deus chama as pessoas frágeis para perseguir grandes planos, que com o poder do Espírito Santo faz grandes coisas, permitindo assim um homem e uma mulher simples levar uma grande missão o mundo”
O SIM de Maria mostra-nos como ela se coloca totalmente disponível a fazer a vontade do Senhor. Façamos um paralelo do SIM de Maria com o chamado que Deus apresenta para nós no plano do seu Reino. Também nós devemos dar nossa resposta generosa de entrega total nas mãos de Deus. O SIM de Maria Santíssima se efetivou em cada momento de sua vida, não apenas naquele momento da visita do anjo. Portanto, todos os batizados são chamados a efetivar seu SIM por toda vida como Maria, entregando-se a Deus.
Que a Virgem Maria nos ensine a viver este tempo de preparação próxima para o Natal com a mesma disponibilidade e fé.
Marleide Fernandes, fvc
Membro associada da Comunidade de São Pio X