Neste domingo, 28 de julho de 2024, teve lugar na sede da Comunidade de São Pio X a 3ª Assembleia Geral dos Membros Associados da associação privada de fiéis “Fraternidade Viver em Cristo”. Esta assembleia teve como ordem do dia a eleição do Moderador Geral e do Conselho Geral, composto por sete titulares elegíveis.
De acordo com o Diretório de Eleição da Comunidade de São Pio X, como o atual moderador poderia ser reeleito, a assembleia deve ser presidida pelo conselheiro titular decano do atual Conselho Moderador. Coube, portanto, a Marleide Fernandes conduzir toda a assembleia que contou com duas sessões eleitorais.
Atualmente com 126 membros associados com direito a voto, a assembleia transcorreu conforme o prescrito. Após os presentes realizarem o juramento, deu-se início à primeira sessão eleitoral para escolha do Moderador Geral. No primeiro escrutínio, foi reconduzido ao ofício o atual moderador, Gustavo Lucena de França Costa. Após a apuração do escrutínio, foi perguntado ao escolhido se aceitava conduzir a comunidade de irmãos por mais seis anos. Foi quando o eleito, após ouvir sua cônjuge Brígida Lira Nóbrega de Lucena, aceitou a missão.
Na segunda sessão eleitoral, os membros associados escolheram os titulares elegíveis do Conselho Moderador, elegendo Joseni Santos, Romero Frazão, Romero Brandão, Maciel Braz, Cristiano Raposo, Edivonaldo Araújo e Mauro Ribeiro.
O padre Mércio Aurélio, assessor eclesiástico para as Novas Comunidades e vigário paroquial da Catedral de Campina Grande, acompanhou toda a assembleia e os escrutínios. Ao final de todo o processo, os eleitos se posicionaram à frente, e o sacerdote lhes dirigiu as primeiras palavras, exortando-os a se reconhecerem como irmãos dos demais membros da comunidade. “Não permitam que a escolha os torne diferentes dos demais irmãos. Vocês foram eleitos para o serviço de todos, por isso sejam iguais aos irmãos.”
Dirigindo-se aos presentes, o moderador reeleito Gustavo Lucena agradeceu a presença e o acompanhamento de toda a assembleia pelo Padre Mércio Aurélio. Seguiu agradecendo a confiança dos irmãos pela escolha e pediu que sempre intercedam pelo ofício de moderador e também pelos encargos dos conselheiros. Também destacou que “a nossa primeira missão e serviço é conduzir todos os membros a uma vida de santidade.” Para que tudo o que seja feito aconteça como “um transbordamento da santidade vivida. E não se esqueçam: os milagres só acontecerão se nos amarmos”.
O mandato para o moderador e conselheiros é de seis anos, e a posse dos eleitos está prevista para o dia 21 de agosto, conforme tradição, na Solenidade na memória de São Pio X.
Redação do NAMIS