Domingo com Maria na Comunidade de São Pio X

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

No ultimo dia 15 de maio, fiéis se reuniram na Comunidade de São Pio X para vivenciar momentos de forte espiritualidade durante evento “Domingo com Maria”. Em sua primeira edição, o evento reuniu dezenas de fiéis ao longo de todo o dia e marcou o retorno dos eventos de forma presencial na sede da Comunidade.

De início Luceana Ribeiro que é membro associada da Comunidade de São Pio X ministrou o momento de louvor e animação, juntamente com o também membro associado Adriano Amaro e o voluntário Franklin França. Durante este momento Luceana ministrou a canção “Acaso não sabeis”, convidando os fiéis presentes a consagrar suas vidas a Virgem Maria.

Em seguida, o Padre Gabriel Vila Verde ministrou uma pregação. Durante sua fala, embasado em textos bíblicos o sacerdote destacou que a Virgem Maria é a “mulher” relatada desde o Genesis ao Apocalipse. O padre ainda citou que “Deus reconstrói a humanidade que estava condenada. Nossa Senhora, ela vem como a Aurora (que antecede a chegada do Sol) aquele clarão anuncia que o sol está para chegar, então Nossa Senhora é como a Aurora – ‘quem é essa que avança como Aurora’ – ela vem primeiro para preparar a chegada do Sol. Maria vem, é criada Imaculada para gerar o Sol da justiça, para gerar Jesus. E quando o Anjo aparece para ela, ele diz: Maria tu serás a mãe do Messias, a mãe do Emanuel. Quando Maria disse ‘eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra’, o céu se rasgou, o céu se abriu, Cristo desceu, o verbo se fez carne e habitou entre nós no ventre de Nossa Senhora, este mistério é grande, a gente nunca vai entender, a gente nunca vai compreender esse momento, nunca!”, afirmou.

Ainda falando sobre a importância da Virgem Maria na Economia da Salvação e do incomensurável amor do Pai por cada um de nós, o Padre Gabriel ressaltou que “Deus que estava distante do homem, no mais alto dos Céus agora se fez gente, se fez homem, veio habitar no meio dos homens, veio salvar os homens, veio resgatar os homens, tudo isso a partir do sim de Nossa Senhora. Eva disse não, Nossa Senhora disse sim. O sim de Nossa Senhora dá início a uma nova criação”, disse ele.

Dando prosseguimento a programação do dia, aconteceu um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. Este momento foi conduzido pelo Moderador Geral da Comunidade, Gustavo Lucena e pelos membros associados Maciel Braz, Euda Braga e Romero Brandão. O Padre Gabriel expos o Santíssimo para a adoração, ainda realizou o translado passando em procissão no meio dos fiéis presentes e ao final deste momento concedeu a benção com o Santíssimo.

Após a pausa para o almoço as atividades foram retomadas com duas oficinas temáticas, ambas trataram sobre dogmas marianos. As oficinas aconteceram nas salas de aula do Centro de Formação Católica Prof. Antônio Lucena, em uma sala o Professor e Formador Geral da Comunidade Romero Frazão abordou sobre o dogma da Assunção de Maria, e em paralelo, numa outra sala o membro associado Lucas Patrício tratou sobre o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

A programação continuou com a recitação do Santo Rosário após o encerramento das oficinas. Romero Brandão conduziu este momento e contou com o auxílio de Aldenise Menezes, Eulâmpia Gomes, Mônica Xavier e Vilma Farias. Na ultima dezena do rosário em que se contempla a coroação da Virgem Maria como Rainha do Céu e da terra, Romero fez uma comparação, afirmando que céu significa “Anjos” e “terra” significa homens, e convidou aos fiéis presentes a confiar todas as coisas ao Imaculado Coração de Maria.

Finalizando a programação do dia, o Padre Gabriel presidiu a Santa Missa e contou com o auxilio litúrgico do Diácono Gleydson Lopes do Nascimento. Durante sua homilia o Padre Gabriel embasado nas leituras propostas na liturgia do dia, exortou os fiéis a permanecerem firmes na fé, “como num casamento, na saúde e na doença, na alegria ou na tristeza” e ainda alertou que a Igreja Católica não é uma Igreja que oferece caminho sem cruz, mas que Deus caminha conosco nos oferece consolações, “é bom essas consolações de Deus, esses carinhos que Deus faz, é um milagre, é uma graça, é uma benção, mas a nossa fé não é só isso gente, porque se for só isso, no dia em que Deus não fizer o milagre, eu abandono Deus […] é preciso que vocês permaneçam firmes, aconteça o que for, permaneçam firmes”, afirmou ele.

A celebração seguiu o rito como de costume, quando após a oração depois da comunhão, Gustavo Lucena fez uso da palavra para agradecer ao Padre Gabriel e ao Diácono Gleydson, ele ainda deu alguns avisos pontuais e realizou o sorteio de uma rifa relâmpago que teve como vencedora Laise com cupom de número 064. Após a benção de envio houve a distribuição de unidades da medalha milagrosa, a entrega foi feita pelo Diácono Gleydson, pela a Irmã Daiana, religiosa Vicentina e pelo Padre Gabriel.

Os vídeos da transmissão do Domingo com Maria estão disponíveis em nosso canal no YouTube, divididos em quatro partes que você pode acessar clicando aqui!

 

Redação do NAMIS

Anterior
Próximo

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?