Diante de Deus, a santidade é para todas as raças

Em tempos de conflitos e desigualdades, os santos nos recordam que, diante de Deus, somos um só povo. Ao buscar a intercessão de algum dos mais de 20.000 santos e beatos católicos, raramente se reflete sobre a cor de sua pele, pois todos somos iguais na fé. No entanto, muitos ainda se surpreendem ao descobrir que diversos santos canonizados não eram brancos, evidenciando que a santidade é para todos.

Santos Negros atualmente com maior devoção popular:

Santa Efigênia
Filha do rei etíope Eggipus, foi batizada por São Mateus e tornou-se uma das primeiras propagadoras do Cristianismo na Etiópia. Consagrou-se a Deus e fundou um convento, protegendo-o de um incêndio por meio da oração. É invocada como protetora dos lares e celebrada no dia 21 de setembro.

São Benedito
Nascido na Sicília, em 1524, descendente de escravos etíopes, ingressou na Ordem Franciscana, onde destacou-se pela humildade e pelo espírito de oração. Apesar de leigo e analfabeto, foi mestre de noviços e superior do convento, sendo conhecido por seus milagres. Sua festa ocorre no dia 5 de outubro.

Santa Bakhita
Nascida no Sudão, foi escravizada e libertada pelo cônsul italiano Calixto Legnani. Converteu-se ao catolicismo, ingressou na vida religiosa e dedicou-se à fé e à caridade. Sua festa é celebrada no dia 8 de fevereiro.

Beata Nhá Chica
Francisca de Paula de Jesus, nascida em Minas Gerais em 1808, foi filha de escravos e conhecida como “mãe dos pobres”. Dedicou sua vida à caridade e à devoção a Nossa Senhora da Conceição. Morreu em 1895 e é celebrada no dia 14 de junho.

Beato Padre Victor
Nascido em Campanha (MG) em 1827, foi o primeiro padre negro ex-escravo do Brasil. Destacou-se pela humildade, zelo apostólico e dedicação à educação, fundando uma escola gratuita. Morreu em 1905 e foi beatificado em 2015.


Conheça mais alguns santos negros:

Santo Antônio de Categeró
Nascido na Cirenaica, África, foi escravizado e levado à Sicília, onde se converteu ao Cristianismo. Tornou-se membro da Ordem Terceira de São Francisco e viveu como eremita, dedicando-se à oração e ao cuidado dos doentes. É lembrado no dia 14 de março.

Santo Elesbão
Imperador da Etiópia, renunciou ao trono para viver como eremita, dedicando-se à oração e à escrita litúrgica. É frequentemente representado como um monge carmelita com trajes reais, destacando a cor preta da pele.

Santo Antônio de Noto
Nascido na África e escravizado na Sicília, converteu-se ao catolicismo e dedicou-se à vida religiosa como franciscano. É representado com um hábito marrom, cordão franciscano e atributos como crucifixo ou lírio.

São Benedito das Flores
Nascido na Sicília, foi um franciscano negro analfabeto, conhecido por sua santidade e dedicação à cozinha do convento. Suas esculturas o mostram frequentemente com flores, pães ou o Menino Jesus, refletindo milagres atribuídos a ele.

São Moisés, o Negro
Um monge egípcio do século IV, é reconhecido por sua vida austera e liderança em um mosteiro no Egito. É venerado em tradições católicas, ortodoxas e coptas.

Rei Baltazar
Um dos três Reis Magos, associado à tradição franciscana de presépios, ele é retratado como o portador de mirra, símbolo de sacrifício.

São Filipe
Uma devoção menos difundida, suas esculturas em Minas Gerais sugerem conexões com tradições etíopes ou ortodoxas.

Picture of Gustavo Lucena, fvc

Gustavo Lucena, fvc

Membro associado da Comunidade de São Pio X

plugins premium WordPress

Seus dados foram enviados com sucesso!

É uma grande alegria em tê-lo(a) conosco nesta obra de evangelização.

Seja muito bem vindo(a) à Comunidade de São Pio X.

Duvidas, fale conosco pelo e-mail voluntarios@piox.org.br ou no tel.: (83) 3341-7017

Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?