No domingo – 06 de agosto – Festa da Transfiguração do Senhor, a Comunidade de São Pio X acolheu em sua capela o Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, o padre Mércio Aurélio Almeida Vieira.
De início, o padre Mércio Aurélio foi acolhido em meio as palmas dos fiéis que entoavam “sou Bom Pastor, ovelhas guardarei…”. Após um instante de adoração ao Santíssimo Sacramento no sacrário, o vigário foi acolhido pelo moderador da comunidade, Gustavo Lucena que acompanhado de sua esposa, Brígida Lira entregaram uma linda estola como presente pelo dia do Padre, celebrado no último dia 04.
Em suas primeiras palavras, o padre Mércio surpreendeu a todos afirmando: “eu frequentava aqui criancinha e gostava muito de vim para cá com meus pais e minha família. E quis a providência de Deus que eu agora como sacerdote, pudesse retornar para poder devolver um pouco do que Deus me deu nesta capela.” E ainda completou brincando com a assembleia que “até hoje não sei porque se chamava de igreja do besouro”.
Na sequência, a celebração foi iniciada conforme o rito e após as leituras da Sagrada Escritura próprias do dia, o vigário, em sua homilia, catequisou a todos afirmando que as “leituras proclamadas narram o mesmo fato” e que “Jesus manifesta a sua divindade para que os apóstolos Pedro, Tiago e João percebam o que ia acontecer através e depois da Cruz. Pois a nossa fé é configurada ao Crucificado. Mas não para na Cruz, nos leva para a Morada do Pai. Pois Cristo nos abre as Portas do Paraíso”.
Após a homilia, foram batizados Pedro Isaac de Sousa Padre; Jéssica Albuquerque; e Anderson Almeida da Silva que estão se preparando para o Sacramento da Confirmação que será presidido pelo Bispo Diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos no próximo dia 21 de agosto, memória de São Pio X.
Transcorrida Liturgia Eucarística, nos Ritos Finais o Padre Mércio Aurélio agradeceu a acolhida da assembleia e da Comunidade de São Pio X e foi bastante aplaudido.
Padre Mércio Aurélio Almeida Vieira
Sua Paróquia de origem é a de São João Maria Vianney e São Sebastião, do bairro do Alto Branco. Ingressou no Seminário em 2014. Foi ordenado diácono em dezembro de 2022 e exerceu suas ordens na Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, na cidade da Prata/PB, cariri paraibano. Padre Mércio Aurélio, foi ordenado em 29 de junho de 2023, na Catedral de Campina Grande, recebendo provisão para exercer o ministério presbiteral na paróquia de Nossa Senhora da Conceição como Vigário Paroquial.
A “igreja do besouro”
O algodão no início do século XX foi para Campina Grande a principal atividade responsável pelo crescimento da cidade, atraindo comerciantes de todas as regiões da Paraíba e de todo o Nordeste. Até a década de 1940, Campina Grande era a segunda maior exportadora de algodão do mundo, atrás somente de Liverpool, na Inglaterra. Por isto, Campina Grande já foi chamada de a “Liverpool brasileira”.
Onde atualmente está localizada a capela era uma fábrica descaroçar algodão, e lá possuía um descaroçador que funcionava a diesel e emitindo um barulho parecido com um besouro. Logo a rua Afonso Pena era conhecida, por ser muito estreita, como o “Beco do Besouro”, em seguida com a abertura da capela, a Igreja do “Beco do Besouro”, a “Igreja do Besouro”.
Redação do NAMIS
Foto: Leonardo Silva