O que é a confissão?
O sacramento da Confissão é um sacramento de cura. Quando me confesso é para me curar, para curar a minha alma, o meu coração e algo de mal que cometi. Trata-se de uma experiência única e particular, onde o penitente se deixa alcançar pela Misericórdia de Deus, manifestada de uma vez por todas pelo seu Sacrifício na Cruz.
Mas, para que o fiel possa desfrutar de tal privilégio, é necessário que haja uma abertura de coração para acolher tamanha graça, capaz de apagar todos os pecados atuais. É preciso uma Disposição Interior.
Por que confessar-se?
O perdão dos nossos pecados não é algo que possamos dar a nós mesmos. Eu não posso dizer: perdoo os meus pecados. O perdão é pedido a outra pessoa e na Confissão pedimos o perdão a Jesus na pessoa do sacerdote. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas uma dádiva, um dom do Espírito Santo.
Como posso me confessar bem?
A Igreja nos propõe quatro passos para uma boa confissão. São passos que damos para poder receber o grande abraço de amor que Deus nosso Pai nos quer dar com este sacramento. Deus nos espera de braços estendidos, ainda que não o mereçamos. Não importa a nossa dívida. Apenas é preciso que abramos o nosso coração.
Quais são estes passos?
1º passo: Exame de consciência
O exame de consciência consiste em refletir sobre aquelas ações, pensamentos ou palavras que possam ter lhe afastado de Deus, ou mesmo prejudicado os outros ou que possam ter-lhe causado danos interiormente.
É o momento de ser sincero consigo mesmo e com Deus, sabendo que Ele não quer que os nossos pecados passados nos oprimam. Antes deseja libertar-nos deles para podermos viver como bons filhos seus.
2º passo: Contrição e propósito de não voltar a pecar.
A contrição, ou arrependimento, é uma dor da alma por ter ofendido a deus e uma rejeição dos nossos pecados, que inclui a resolução de não voltar a pecar.
É um dom de Deus: por isso, se te parece que ainda estás apegado ao pecado – que, por exemplo, não te vês com forças para abandonar um vício, perdoar a uma pessoa ou emendar um dano causado – pede a Ele que atue no teu coração, para que rejeites o mal.
3º Passo: Confessar os pecados.
A confissão consiste na acusação dos pecados feita diante do sacerdote. Deve-se confessar os pecados ao sacerdote de forma clara, concreta, concisa e completa.
- De forma Clara: indicar qual foi a falta específica, sem acrescentar desculpas.
- De Forma Concreta: referir o ato ou pensamento preciso, não usar frases genéricas.
- De Forma Concisa: evitar dar explicações ou descrições desnecessárias.
- De Forma Completa: sem calar nenhum pecado grave, vencendo a vergonha.
:
4º Passo: Cumprir a penitência
O sacerdote indica uma penitência para reparar o dano causado. Chamamos de Satisfação cumprimento de certos atos de penitência (orações ou alguma mortificação, por exemplo), que o confessor indica ao penitente para reparar o dano causado pelo pecado.
É una ocasião também para dar graças a Deus pelo perdão recebido e renovar o propósito de não voltar a pecar.
Foto: Reprodução da internet
Romero Frazão, fvc
Membro associado da Comunidade de São Pio X