A fé motiva o cristão a persistir na luta contra as doenças espirituais, afirma missionária e Psicóloga

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

No Brasil, desde 2014, o mês de setembro foi dedicado pela Associação Brasileira de Psiquiatria à prevenção e redução dos casos de suicídios, um dos tipos de doenças espirituais que tem a quantidade de casos crescendo diariamente no mundo.

Foto: Arquivo Pessoal

As doenças espirituais, segundo a psicóloga e missionária da Comunidade de São Pio X, Socorro Lemos, apresentam sintomas diversificados e dentre eles estão “Tristeza, negatividade, isolamento, agressividade, baixo estima, falta de perspectiva no amanhã, pânico e alcoolismo”, disse.

Ela também ressaltou que o tratamento para tais doenças é feito através de medicamentos, prescritos por um psiquiatra, bem como tratamento terapêutico. Socorro ainda afirmou que a fé tem um papel fundamental na melhora destes pacientes: “A fé é uma força propulsora que alimenta o indivíduo motivando-o a persistir. Acreditar, que existe um ser Supremo, ou seja, um Deus que rege sua vida, lhe dá ânimo, força, coragem, e confiança para continuar o tratamento ou buscá-lo aumentando assim as possibilidades de êxito no prognóstico”, enfatizou.

Na maioria das vezes familiares e amigos querem ajudar os doentes da alma, mas não sabe como. Uma dica, segundo a psicóloga é amá-los: “As pessoas encontram-se vazias de afeto, atenção, vivem num mundo tecnológico buscando solução pra tudo e não percebem que os afetos estão embotados, soterrados e esquecidos. Busquem reaver os laços familiares, o respeito, a valorização do cuidar, o resgate do carinho, do rir ou chorar juntos. Amar mais e sempre!”, finalizou.

Socorro concedeu uma entrevista à equipe de Comunicação da Comunidade de São Pio X em que aborda a temática com mais aprofundamento. Confira a entrevista completa a seguir.

 

Entrevista completa com a psicóloga Socorro Lemos, fvc

 

PERGUNTAS

 

  • O QUE SÃO DOENÇAS DA ALMA E QUAIS SINTOMAS ELAS APRESENTAM?

 

São doenças que levam o ser a um processo de sofrimento interior e psíquico, desconstruindo sua capacidade cognitiva e emocional causando danos a sua integridade física e mental, visto a relação entre corpo e alma se caracterizarem pela interação absoluta e pela influência recíproca, como por exemplo, a Depressão.

Os sintomas mais frequentes e perceptíveis são: Tristeza, negatividade, isolamento, agressividade, baixo estima, falta de perspectiva no amanhã, pânico, alcoolismo…etc.

 

  • QUAL O TRATAMENTO INDICADO PELA CIÊNCIA E A MEDICINA PARA DOENÇAS PSÍQUICAS?

 

Pergunta ampla, envolve a medicina em especial os Psiquiatras, eles são os profissionais capacitados para administrar ou prescrever drogas específicas para cada tipo de doença psíquica diagnosticada, sejam elas mental ou emocional. Aos Psicólogos cabe realizar o tratamento terapêutico.

 

  • NA BÍBLIA SAGRADA, JESUS CURA DIVERSAS PESSOAS DE DOENÇAS FÍSICAS E MENTAIS.

A RELIGIÃO SERIA UM CAMINHO PARA O TRATAMENTO DESSAS DOENÇAS?

 

A fé é uma força propulsora que alimenta o indivíduo motivando-o a persistir. Acreditar, que existe um ser Supremo, ou seja, um Deus que rege sua vida, lhe dá ânimo, força, coragem, e confiança para continuar o tratamento ou buscá-lo aumentando assim as possibilidades de êxito no prognóstico.

 

  • ALÉM DO TRATAMENTO, COMO A RELIGIÃO PODE AUXILIAR NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS DA ALMA?

 

Nunca sabemos quando e como pode surgir uma pessoa doente da alma, as vezes um irmão pode estar gravemente enfermo, no entanto, se este não tem um surto que o leve a uma emergência psiquiátrica, nenhuma das pessoas ao seu lado percebe o seu sofrimento psíquico. A prevenção possível é um olhar mais intenso, com uma atenção maior aos pequenos sinais, ouvir essas pessoas e orientá-las na experiência da fé, perceber o seu sofrimento conforme lhe seja apresentado, e direcioná-lo para os profissionais especializados como o Psiquiatra e o Psicólogo. Com o cuidado profissional somado ao auxílio da fé aumenta consideravelmente o prognóstico de estabilidade emocional e psíquica do doente.

 

  • HENRIQUE SOARES, EM UMA ENTREVISTA SUA NO YOUTUBE AO FALAR SOBRE DOENÇAS ESPIRITUAIS AFIRMOU QUE O HOMEM É CHEIO DE FUROS, DE BRECHAS DO PECADO. E POR ESSES BURACOS AS DOENÇAS ENTRAM NO CORPO HUMANO. COMO COMBATER ENTÃO, A ENTRADA DESSAS DOENÇAS NO CORPO?

 

O próprio D. Henrique orientou o tratamento aos olhos da fé e da própria religião, e fez questão de deixar claro a necessidade da intervenção dos profissionais cabíveis ao quadro de adoecimento. Não existe uma fórmula para combater doenças psíquicas, ou da alma. Essa doença é inerente ao ser, ou seja, é intrínseco, qualquer um pode adoecer ou ser acometido de uma depressão, mesmo sendo uma pessoa de fé.

 

  • POR MUITAS VEZES OS FAMILIARES E AMIGOS NÃO SABEM COMO LIDAR COM AS PESSOAS QUE SOFREM COM TAIS DOENÇAS. DE QUE FORMA ELES PODEM AJUDÁ-LAS?

 

A maneira mais eficaz, para ajudar a pessoa é amando-a, libertando-se dos preconceitos, julgamentos, e até dos distanciamentos. As pessoas encontram-se vazias de afeto, atenção, vivem num mundo tecnológico buscando solução pra tudo e não percebem que os afetos estão embotados, soterrados e esquecidos. Busquem reaver os laços familiares, o respeito, a valorização do cuidar, o resgate do carinho, do rir ou chorar juntos. Amar mais e sempre!

 

 

Socorro Lemos

Psicóloga

CRP  13/7299

 

Por: NAMIS

Open chat
Olá, irmã(o). Em que posso lhe ajudar?