Anualmente, todos os membros associados da Comunidade de São Pio X realizam a obrigação estatutária de se retirarem para oração, escuta e crescimento espiritual. Assim ocorreu no final de semana, 15 e 16 de julho de 2023 quando da realização do retiro interno de espiritualidade.
Com o tema “A Conquista das Virtudes” o retiro foi conduzido baseando-se no livro do mesmo título e escrito pelo padre Francisco Fauss, e foi assessorado pelo Moderador Geral, Gustavo Lucena e pelo Formador Geral, Romero Frazão.
O formador geral, Romero Frazão destacou a importância de retiros espirituais para o crescimento da comunidade de irmãos e a santificação de todos. “Um retiro de espiritualidade promove uma renovação e nos faz descer aos porões de nossa alma e retirar os lixos e entulhos para adquirirmos virtudes para a nossa caminhada.”
Já o moderador Gustavo Lucena, destacou que o principal objetivo é o crescimento espiritual. “Não somos uma empresa, somos uma comunidade de irmãos e a nossa primeira missão é o crescimento espiritual dos irmãos. Os eventos, a evangelização e tudo o que fazemos tem que ser a consequência da vida espiritual dos membros associados. Tudo o que fazemos será estéril e vazio se nós não fomos os primeiros a vivermos.”
O assessor eclesiástico para as Novas Comunidade, padre Wesley Rangel também esteve presente e presidiu a celebração eucarística do 15º domingo do Tempo Comum destacando em sua homilia que um retiro é uma opção livre para que o coração se torne um terreno fértil. “Mas também é preciso se renovar para sermos hábeis, diligentes e disponíveis semeadores virtuosos como nos impele a temática do retiro deste ano.
Com uma programação diferenciada, em razão do estado de vida da maioria dos membros associados, o retiro teve início no sábado (15) e foi encerrado no domingo com um almoço.
Redação do NAMIS