Campina Grande (PB), terça-feira, 21 de outubro de 2025 – A Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, viveu na noite desta segunda-feira (20) um momento de grande emoção e gratidão a Deus. Repleta de sacerdotes, diáconos, seminaristas, fiéis, representantes das diversas comunidades por onde o Padre Luciano exerceu seu ministério, além de familiares, teve lugar a Solene Celebração Eucarística pelos 20 anos de ordenação presbiteral do Padre Luciano Guedes do Nascimento Silva, atual Vigário Geral da Diocese de Campina Grande e Cura da Catedral.
A Santa Missa foi presidida pelo Padre Luciano Guedes e assistida pelo bispo diocesano, Dom Dulcênio Fontes de Matos, que também foi o pregador da celebração. Em sua homilia, Dom Dulcênio destacou a fidelidade e o testemunho sacerdotal do padre Luciano ao longo de duas décadas de ministério, marcadas pela dedicação à Igreja e pela proximidade com o povo de Deus.
Nesta oportunidade, Gustavo Lucena, moderador-geral da Comunidade de São Pio X, fez questão de registrar à equipe de comunicação a profunda gratidão pelo ministério do Padre Luciano Guedes, ressaltando sua presença constante e fraterna em momentos importantes da vida comunitária.
“Nos alegra poder testemunhar o quanto o Padre Luciano, em quase duas décadas como Cura da Catedral, tem sido presença marcante em nossa caminhada. Esteve conosco nos aniversários de fundação da comunidade, em ocasiões de esperança e renovação, como a abertura do nosso Centro Católico de Formação Professor Antônio Lucena, e também nos momentos de dor. Não apenas no falecimento do nosso fundador, mas de praticamente todos os membros que partiram para a Casa do Pai nestes últimos anos, ele esteve presente, prestando assistência, presidindo exéquias e confortando as famílias. Além da inúmeras celebrações em nossos eventos, como o Crescer, Viver em Cristo e no Cenáculo de Fim de Ano. Sua presença constante é expressão concreta da comunhão eclesial que desejamos viver”, destacou Gustavo.
A Comunidade de São Pio X, cuja sede está inserida na circunscrição paroquial da Catedral de Campina Grande, manifesta sua alegria e eleva a Deus um hino de louvor pelos 20 anos de ordenação sacerdotal do Padre Luciano Guedes.
“Deixamos aqui a nossa mensagem de gratidão ao querido Padre Luciano, por seu testemunho, por sua acolhida e por compreender a espiritualidade e o carisma que a Comunidade de São Pio X traz para a Diocese de Campina Grande. Que o Senhor continue a fortalecê-lo e a abençoá-lo em seu fecundo ministério”, conclui a nota.
Quem é o Padre Luciano Guedes
Padre Luciano Guedes do Nascimento Silva é natural da cidade de Queimadas (PB) e nasceu em Campina Grande, no dia 8 de setembro de 1975, na maternidade do Hospital Pedro I.
Foi acolhido na Diocese de Campina Grande para sua vida e formação sacerdotal pelo então bispo diocesano Dom Luís Gonzaga Fernandes. Concluiu a sua formação no Seminário Arquidiocesano da Paraíba, em João Pessoa.
Foi ordenado sacerdote em 20 de outubro de 2005, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande, pela imposição das mãos de Dom Jaime Vieira Rocha, então bispo diocesano.
Desde sua ordenação, tem servido à Diocese de Campina Grande em diversas frentes pastorais. Atuou em várias paróquias e atualmente exerce as funções de Vigário Geral da Diocese e Cura da Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
Reconhecido por sua firmeza doutrinal e zelo pastoral, o Padre Luciano Guedes é uma presença de referência na vida eclesial da diocese, especialmente pela proximidade com os sacerdotes, seminaristas e comunidades, entre elas a Comunidade de São Pio X, que hoje se une em ação de graças pelos seus vinte anos de ministério sacerdotal.
Por: Redação do NAMIS